/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química.
The present work brings reflections about the potential of experiment of Science Education and mainly Chemistry Teaching. To achieve this, was made a bibliographic research with the aim to collect theoretical references that could support reflections and bring elements to build arguments about th...
Autor principal: | Silva, Elineuza Andrade da |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/5221 |
id |
ir-11612-5221 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-52212023-03-25T06:02:11Z Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química. Silva, Elineuza Andrade da Dionysio, Renata Barbosa Experimentação Ensino Médio Ensino de Química Experimentation High School Chemistry Teaching. CNPQ::OUTROS The present work brings reflections about the potential of experiment of Science Education and mainly Chemistry Teaching. To achieve this, was made a bibliographic research with the aim to collect theoretical references that could support reflections and bring elements to build arguments about this practice. The research took place in a state school in Araguaína-Tocantins. And participated of the research, two teachers and three classes of first grade in high school. Right about the teacher’s work, was made an investigation about their conceptions regarding the experiment in elementary education. Besides, was carried a test before and a test after with the students afterwards the demonstration of an experimental activity to carry out an exploratory study of this activity’s impact in the students learning. With this work’s performance was realized that the experimentation is one of the ways that teaching can tread looking forward to have a larger learning. O presente trabalho vem trazer reflexões sobre as potencialidades da experimentação no Ensino de Ciências e principalmente no Ensino de Química. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de reunir referenciais teóricos que pudessem amparar reflexões e trazer elementos para construir argumentações a respeito dessa prática. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual localizada em Araguaína – Tocantins. Participaram da pesquisa, dois professores e três turmas de primeira série do Ensino Médio. Certo do papel do professor investigou-se também sobre suas concepções a respeito da experimentação na Educação Básica. Além disso, foi realizado um pré-teste e um pós-teste com os alunos após a demonstração de uma atividade experimental, realizando um estudo exploratório do impacto da atividade na aprendizagem desses sujeitos. Com a realização do trabalho percebeu-se que a experimentação é um dos caminhos que o ensino pode trilhar em prol de aprendizagens mais significativas. 2023-03-24T17:51:01Z 2023-03-24T17:51:01Z 2023-03-24 Monografia SILVA, Elineuza Andrade da. Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química. 2016. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016 http://hdl.handle.net/11612/5221 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::QUÍMICA Araguaína Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Experimentação Ensino Médio Ensino de Química Experimentation High School Chemistry Teaching. CNPQ::OUTROS |
spellingShingle |
Experimentação Ensino Médio Ensino de Química Experimentation High School Chemistry Teaching. CNPQ::OUTROS Silva, Elineuza Andrade da Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química. |
topic_facet |
Experimentação Ensino Médio Ensino de Química Experimentation High School Chemistry Teaching. CNPQ::OUTROS |
description |
The present work brings reflections about the potential of experiment of Science
Education and mainly Chemistry Teaching. To achieve this, was made a
bibliographic research with the aim to collect theoretical references that could
support reflections and bring elements to build arguments about this practice.
The research took place in a state school in Araguaína-Tocantins. And
participated of the research, two teachers and three classes of first grade in
high school. Right about the teacher’s work, was made an investigation about
their conceptions regarding the experiment in elementary education. Besides,
was carried a test before and a test after with the students afterwards the
demonstration of an experimental activity to carry out an exploratory study of
this activity’s impact in the students learning. With this work’s performance was
realized that the experimentation is one of the ways that teaching can tread
looking forward to have a larger learning. |
author_additional |
Dionysio, Renata Barbosa |
author_additionalStr |
Dionysio, Renata Barbosa |
format |
Monografia |
author |
Silva, Elineuza Andrade da |
title |
Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química. |
title_short |
Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química. |
title_full |
Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química. |
title_fullStr |
Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química. |
title_full_unstemmed |
Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química. |
title_sort |
alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química. |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/5221 |
_version_ |
1787134826894065664 |
score |
11.674752 |