Monografia

Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química.

The present work brings reflections about the potential of experiment of Science Education and mainly Chemistry Teaching. To achieve this, was made a bibliographic research with the aim to collect theoretical references that could support reflections and bring elements to build arguments about th...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Elineuza Andrade da
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5221
id ir-11612-5221
recordtype dspace
spelling ir-11612-52212023-03-25T06:02:11Z Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química. Silva, Elineuza Andrade da Dionysio, Renata Barbosa Experimentação Ensino Médio Ensino de Química Experimentation High School Chemistry Teaching. CNPQ::OUTROS The present work brings reflections about the potential of experiment of Science Education and mainly Chemistry Teaching. To achieve this, was made a bibliographic research with the aim to collect theoretical references that could support reflections and bring elements to build arguments about this practice. The research took place in a state school in Araguaína-Tocantins. And participated of the research, two teachers and three classes of first grade in high school. Right about the teacher’s work, was made an investigation about their conceptions regarding the experiment in elementary education. Besides, was carried a test before and a test after with the students afterwards the demonstration of an experimental activity to carry out an exploratory study of this activity’s impact in the students learning. With this work’s performance was realized that the experimentation is one of the ways that teaching can tread looking forward to have a larger learning. O presente trabalho vem trazer reflexões sobre as potencialidades da experimentação no Ensino de Ciências e principalmente no Ensino de Química. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de reunir referenciais teóricos que pudessem amparar reflexões e trazer elementos para construir argumentações a respeito dessa prática. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual localizada em Araguaína – Tocantins. Participaram da pesquisa, dois professores e três turmas de primeira série do Ensino Médio. Certo do papel do professor investigou-se também sobre suas concepções a respeito da experimentação na Educação Básica. Além disso, foi realizado um pré-teste e um pós-teste com os alunos após a demonstração de uma atividade experimental, realizando um estudo exploratório do impacto da atividade na aprendizagem desses sujeitos. Com a realização do trabalho percebeu-se que a experimentação é um dos caminhos que o ensino pode trilhar em prol de aprendizagens mais significativas. 2023-03-24T17:51:01Z 2023-03-24T17:51:01Z 2023-03-24 Monografia SILVA, Elineuza Andrade da. Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química. 2016. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016 http://hdl.handle.net/11612/5221 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::QUÍMICA Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Experimentação
Ensino Médio
Ensino de Química
Experimentation
High School
Chemistry Teaching.
CNPQ::OUTROS
spellingShingle Experimentação
Ensino Médio
Ensino de Química
Experimentation
High School
Chemistry Teaching.
CNPQ::OUTROS
Silva, Elineuza Andrade da
Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química.
topic_facet Experimentação
Ensino Médio
Ensino de Química
Experimentation
High School
Chemistry Teaching.
CNPQ::OUTROS
description The present work brings reflections about the potential of experiment of Science Education and mainly Chemistry Teaching. To achieve this, was made a bibliographic research with the aim to collect theoretical references that could support reflections and bring elements to build arguments about this practice. The research took place in a state school in Araguaína-Tocantins. And participated of the research, two teachers and three classes of first grade in high school. Right about the teacher’s work, was made an investigation about their conceptions regarding the experiment in elementary education. Besides, was carried a test before and a test after with the students afterwards the demonstration of an experimental activity to carry out an exploratory study of this activity’s impact in the students learning. With this work’s performance was realized that the experimentation is one of the ways that teaching can tread looking forward to have a larger learning.
author_additional Dionysio, Renata Barbosa
author_additionalStr Dionysio, Renata Barbosa
format Monografia
author Silva, Elineuza Andrade da
title Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química.
title_short Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química.
title_full Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química.
title_fullStr Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química.
title_full_unstemmed Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química.
title_sort alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5221
_version_ 1787134826894065664
score 11.674752