Dissertação

Tirinhas de quadrinhos: uma linguagem lúdica para a abordagem da temática socioambiental no ensino médio

Our main goal was to understand how the use of comic strips in high school can arouse interest in scientific research, assisting in the education of critical students about research stages. To this end, students in the second year of high school at the João Carlos Batista State School, located in th...

ver descrição completa

Autor principal: BRANDÃO, Rosicleide Mota
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14032
id ir-2011-14032
recordtype dspace
spelling ir-2011-140322024-09-09T14:58:34Z Tirinhas de quadrinhos: uma linguagem lúdica para a abordagem da temática socioambiental no ensino médio BRANDÃO, Rosicleide Mota OLIVEIRA, Danielly Brito de http://lattes.cnpq.br/7599637771092910 https://orcid.org/0000-0002-7722-5844 Atividades criativas na sala de aula Histórias em quadrinhos na educação Aprendizagem focada no aluno Estratégias de aprendizagem Educação ambiental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO COMUNICAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA ENSINO DE BIOLOGIA Our main goal was to understand how the use of comic strips in high school can arouse interest in scientific research, assisting in the education of critical students about research stages. To this end, students in the second year of high school at the João Carlos Batista State School, located in the “Quarenta Horas” neighborhood, in the city of Ananindeua-PA, Brazil, participated in a field activity around the "Quarenta Horas" River, 950m away from their school. During this activity, students observed the surroundings of the river and its condition concerning the landscape, cleanliness, silting, and surrounding community, mediated by the teacher who challenged them with questions related to habitat, diversity, ecological relations, among other contents related to environmental education. The socialization of the practice would take place in a later class; however, due to the interruption of face-to-face activity at school because of the Covid-19 pandemic, as occurred remotely, as well as the construction of comic strips elaborated by students addressing the issues raised during the field activity. The investigative activity is an action close to the student's reality, leading them to reflect, discuss, and build their knowledge consciously and actively. This activity was validated using a questionnaire called "Intrinsic Motivation Inventory (IMI1)" quantifying the student's satisfaction with the activity. From this experience, a didactic sequence was elaborated, evaluated by high school and higher education professors regarding the relevance and help for their educational practice. In the end, an experience report on the activity developed was presented, comparing it with the traditional method employed by the teacher's subject before performing this assignment. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O objetivo principal deste trabalho foi compreender como o uso de tirinhas no Ensino Médio pode despertar o interesse pela investigação científica, auxiliando na formação de estudantes críticos e cientes das etapas de uma pesquisa. Para isso, os estudantes do segundo ano, do Ensino Médio, da Escola Estadual João Carlos Batista, localizada no Bairro “Quarenta Horas”, Município de Ananindeua-PA, participaram de uma atividade em campo, no entorno do Rio Quarenta Horas, 950m distante da escola. Durante essa atividade os estudantes observaram o entorno do Rio e sua condição em relação à paisagem, limpeza, assoreamento e comunidade do entorno, mediados pela professora que os instigava com perguntas relativas ao hábitat, diversidade, relações ecológicas, entre outros conteúdos relacionados à educação ambiental. A socialização da prática ocorreria em aula posterior; porém, devido à interrupção da atividade presencial na escola, em função da pandemia de Covid-19, as discussões aconteceram de forma remota, assim como a construção das tirinhas de quadrinhos elaboradas pelos(as) estudantes abordando as questões levantadas durante a atividade de campo. A atividade investigativa é uma ação próxima à realidade do estudante, levando-o a refletir, discutir e construir seu conhecimento de forma significativa e ativa. A validação dessa atividade foi realizada com os estudantes, utilizando um questionário denominado “Intrisic Motivation Inventory (IMI1)” como forma de quantificar a satisfação quanto à atividade. A partir dessa experiência foi elaborada uma sequência didática, avaliada por professores(as) do Ensino Médio e Superior quanto à pertinência e auxílio para sua prática educacional. Ao final, foi apresentado um relato de experiência sobre a atividade desenvolvida, comparando-a com o método tradicional utilizado pela professora da disciplina antes da aplicação desse trabalho. UFPA - Universidade Federal do Pará 2022-03-15T18:30:14Z 2022-03-15T18:30:14Z 2020-10 Dissertação BRANDÃO, Rosicleide Mota. Tirinhas de quadrinhos: uma linguagem lúdica para a abordagem da temática socioambiental no ensino médio. Orientadora: Danielly Brito de Oliveira. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14032. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14032 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil An error occurred on the license name. http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ An error occurred getting the license - uri. application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências Biológicas UFPA Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia bibbiologicas@ufpa.br
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Atividades criativas na sala de aula
Histórias em quadrinhos na educação
Aprendizagem focada no aluno
Estratégias de aprendizagem
Educação ambiental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
COMUNICAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA
ENSINO DE BIOLOGIA
spellingShingle Atividades criativas na sala de aula
Histórias em quadrinhos na educação
Aprendizagem focada no aluno
Estratégias de aprendizagem
Educação ambiental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
COMUNICAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA
ENSINO DE BIOLOGIA
BRANDÃO, Rosicleide Mota
Tirinhas de quadrinhos: uma linguagem lúdica para a abordagem da temática socioambiental no ensino médio
topic_facet Atividades criativas na sala de aula
Histórias em quadrinhos na educação
Aprendizagem focada no aluno
Estratégias de aprendizagem
Educação ambiental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
COMUNICAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA
ENSINO DE BIOLOGIA
description Our main goal was to understand how the use of comic strips in high school can arouse interest in scientific research, assisting in the education of critical students about research stages. To this end, students in the second year of high school at the João Carlos Batista State School, located in the “Quarenta Horas” neighborhood, in the city of Ananindeua-PA, Brazil, participated in a field activity around the "Quarenta Horas" River, 950m away from their school. During this activity, students observed the surroundings of the river and its condition concerning the landscape, cleanliness, silting, and surrounding community, mediated by the teacher who challenged them with questions related to habitat, diversity, ecological relations, among other contents related to environmental education. The socialization of the practice would take place in a later class; however, due to the interruption of face-to-face activity at school because of the Covid-19 pandemic, as occurred remotely, as well as the construction of comic strips elaborated by students addressing the issues raised during the field activity. The investigative activity is an action close to the student's reality, leading them to reflect, discuss, and build their knowledge consciously and actively. This activity was validated using a questionnaire called "Intrinsic Motivation Inventory (IMI1)" quantifying the student's satisfaction with the activity. From this experience, a didactic sequence was elaborated, evaluated by high school and higher education professors regarding the relevance and help for their educational practice. In the end, an experience report on the activity developed was presented, comparing it with the traditional method employed by the teacher's subject before performing this assignment.
author_additional OLIVEIRA, Danielly Brito de
author_additionalStr OLIVEIRA, Danielly Brito de
format Dissertação
author BRANDÃO, Rosicleide Mota
title Tirinhas de quadrinhos: uma linguagem lúdica para a abordagem da temática socioambiental no ensino médio
title_short Tirinhas de quadrinhos: uma linguagem lúdica para a abordagem da temática socioambiental no ensino médio
title_full Tirinhas de quadrinhos: uma linguagem lúdica para a abordagem da temática socioambiental no ensino médio
title_fullStr Tirinhas de quadrinhos: uma linguagem lúdica para a abordagem da temática socioambiental no ensino médio
title_full_unstemmed Tirinhas de quadrinhos: uma linguagem lúdica para a abordagem da temática socioambiental no ensino médio
title_sort tirinhas de quadrinhos: uma linguagem lúdica para a abordagem da temática socioambiental no ensino médio
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14032
_version_ 1811330096599924736
score 11.674752