/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Poranduba: uma experiência docente pela sabedoria das plantas medicinais nos rios da Amazônia
This is a qualitative study, transformed into an (auto)biographical account, based on my experiences as a teacher of 5th grade students in a riverside school in the municipal public network of Ponta de Pedras, Pará, Brazil. The aim was to show the teaching and learning experiences of a teacher an...
Autor principal: | Santos, Dioemili Sá dos |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16452 |
id |
ir-2011-16452 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-164522024-09-18T22:35:11Z Poranduba: uma experiência docente pela sabedoria das plantas medicinais nos rios da Amazônia Santos, Dioemili Sá dos Raposo, Elinete Oliveira http://lattes.cnpq.br/6737474841439654 https://orcid.org/0000-0001-8995-0296 Etnobotânica Alfabetização científica Plantas medicinais (Auto)formação docente Produto educacional Ethnobotany Scientific literacy Medicinal plants acher (self)education Educational product CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS This is a qualitative study, transformed into an (auto)biographical account, based on my experiences as a teacher of 5th grade students in a riverside school in the municipal public network of Ponta de Pedras, Pará, Brazil. The aim was to show the teaching and learning experiences of a teacher and her students in the process of developing a Didactic Sequence (DS) based on ethnobotany in 5th grade science classes. The research was conducted using my training diary and the students' diaries, with records of class activities, semi-structured interviews, photographic records and others. I used Textual Discourse Analysis (TDA) as a methodology for analyzing the empirical material and, after a process of immersion, I systematized two thematic axes of analysis: i) TEA FOR WHAT? An approach with medicinal plants in the early years in a riverside school in the Amazon, and ii) ETNOBOTANICS THROUGH THE GARDENS OF DECOLONIALITY: sowing seeds for (re)thinking teacher training in science.. The results and discussions were presented in two articles, which allow for discussions and reflections on the roles of the teacher and student in these processes, especially regarding the use of ethnobotany in the classroom. It is possible to consider that the teaching proposal has premises for a Decolonial Approach in science teaching, provides meaningful learning, Intercultural Scientific Literacy with valorization traditional knowledge and contributing to citizen education. As a result of this study, I have made available a book in digital format (ebook), called BEYOND TEA: ethnobotany through medicinal plants, which introduces teachers and students to new ways and simple possibilities of teaching and learning botany, culture and science education. These innovative experiences in science teaching are easy to apply and replicate in everyday school life, and can be reframed by teachers according to the needs of each class. Esta é uma pesquisa qualitativa, transformada em um relato (auto)biográfico, baseandose em minhas experiências como professora de alunos do 5º ano do ensino fundamental em uma escola ribeirinha da rede pública municipal de Ponta de Pedras, Pará, Brasil. Objetivou-se protagonizar as experiencias de ensino e de aprendizagens de uma professora e seus alunos no processo de desenvolvimento de uma Sequência Didática - SD de base etnobotânica nas aulas de Ciências no 5º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi conduzida utilizando meu diário de formação e os diários dos estudantes, com registros de atividades das aulas, entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos e outros. Utilizei a Análise Textual Discursiva (ATD) como metodologia de análise do material empírico e, após um processo de imersão, sistematizei dois eixos temáticos de análise: i) CHÁ PARA QUÊ? Uma abordagem com plantas medicinais nos anos iniciais em uma escola ribeirinha da Amazônia, e ii) A ETNOBOTÂNICA PELOS JARDINS DA DECOLONIALIDADE: lançando sementes para (re)pensar a formação docente em ciências. Os resultados e discussões foram apresentados em dois artigos, que permitem discussões e reflexões a respeito dos papéis do/a professor/a e do/a aluno/a nesses processos, em especial quanto ao uso da etnobotânica na sala de aula. É possível considerar que a proposta docente possui premissas para uma Abordagem Decolonial no ensino de Ciências, propicia aprendizagem significativa, Alfabetização Científica Intercultural com valorização do conhecimento tradicional e contribui para uma Educação Cidadã. Como fruto deste estudo, disponibilizei um livro em formato digital (e-book), denominado de PARA ALÉM DOS CHÁS: a etnobotânica através das plantas medicinais, que apresenta aos/às professores/as e alunos/as novas formas e possibilidades simples de ensinar e aprender botânica, cultura e educação científica. Essas experiências inovadoras no ensino de Ciências são fáceis de serem aplicadas e replicadas no cotidiano escolar, podendo ser ressignificadas pelos docentes conforme as necessidades de cada turma. PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA DE PEDRAS-PA 2024-09-18T22:34:19Z 2024-09-18T22:34:19Z 2024-02-02 Dissertação SANTOS, Dioemili Sá dos. Poranduba: uma experiência docente pela sabedoria das plantas medicinais nos rios da Amazônia. Orientadora: Profa. Dra. Elinete Oliveira Raposo. 2024. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16452. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16452 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Etnobotânica Alfabetização científica Plantas medicinais (Auto)formação docente Produto educacional Ethnobotany Scientific literacy Medicinal plants acher (self)education Educational product CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
spellingShingle |
Etnobotânica Alfabetização científica Plantas medicinais (Auto)formação docente Produto educacional Ethnobotany Scientific literacy Medicinal plants acher (self)education Educational product CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS Santos, Dioemili Sá dos Poranduba: uma experiência docente pela sabedoria das plantas medicinais nos rios da Amazônia |
topic_facet |
Etnobotânica Alfabetização científica Plantas medicinais (Auto)formação docente Produto educacional Ethnobotany Scientific literacy Medicinal plants acher (self)education Educational product CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
description |
This is a qualitative study, transformed into an (auto)biographical account, based on my
experiences as a teacher of 5th grade students in a riverside school in the municipal public
network of Ponta de Pedras, Pará, Brazil. The aim was to show the teaching and learning
experiences of a teacher and her students in the process of developing a Didactic Sequence (DS)
based on ethnobotany in 5th grade science classes. The research was conducted using my
training diary and the students' diaries, with records of class activities, semi-structured
interviews, photographic records and others. I used Textual Discourse Analysis (TDA) as a
methodology for analyzing the empirical material and, after a process of immersion, I
systematized two thematic axes of analysis: i) TEA FOR WHAT? An approach with medicinal
plants in the early years in a riverside school in the Amazon, and ii) ETNOBOTANICS THROUGH
THE GARDENS OF DECOLONIALITY: sowing seeds for (re)thinking teacher training in science.. The
results and discussions were presented in two articles, which allow for discussions and
reflections on the roles of the teacher and student in these processes, especially regarding the
use of ethnobotany in the classroom. It is possible to consider that the teaching proposal has
premises for a Decolonial Approach in science teaching, provides meaningful learning,
Intercultural Scientific Literacy with valorization traditional knowledge and contributing to
citizen education. As a result of this study, I have made available a book in digital format (ebook), called BEYOND TEA: ethnobotany through medicinal plants, which introduces teachers
and students to new ways and simple possibilities of teaching and learning botany, culture and
science education. These innovative experiences in science teaching are easy to apply and
replicate in everyday school life, and can be reframed by teachers according to the needs of each
class. |
author_additional |
Raposo, Elinete Oliveira |
author_additionalStr |
Raposo, Elinete Oliveira |
format |
Dissertação |
author |
Santos, Dioemili Sá dos |
title |
Poranduba: uma experiência docente pela sabedoria das plantas medicinais nos rios da Amazônia |
title_short |
Poranduba: uma experiência docente pela sabedoria das plantas medicinais nos rios da Amazônia |
title_full |
Poranduba: uma experiência docente pela sabedoria das plantas medicinais nos rios da Amazônia |
title_fullStr |
Poranduba: uma experiência docente pela sabedoria das plantas medicinais nos rios da Amazônia |
title_full_unstemmed |
Poranduba: uma experiência docente pela sabedoria das plantas medicinais nos rios da Amazônia |
title_sort |
poranduba: uma experiência docente pela sabedoria das plantas medicinais nos rios da amazônia |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16452 |
_version_ |
1811330202867859456 |
score |
11.674752 |