Dissertação

Representação social de ciência de estudantes do ensino fundamental da rede municipal de Belém

This work tells a descriptive research accomplished among students of the fundamental teaching of the municipal teach net of Belém, with the objectives of identifying the social representation of Science that those students possess, besides to understand the contents and to identify the tendencies o...

ver descrição completa

Autor principal: CASTRO, Sinaida Maria Vasconcelos de
Grau: Dissertação
Idioma: Portuguese
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1821
id ir-2011-1821
recordtype dspace
spelling ir-2011-18212019-05-23T13:25:42Z Representação social de ciência de estudantes do ensino fundamental da rede municipal de Belém Representation of social science for students of elementary school in the municipal network of Belém CASTRO, Sinaida Maria Vasconcelos de MAGALHÃES, Luiz Marconi Fortes http://lattes.cnpq.br/6032076996211936 Ciência Ensino fundamental Belém - PA Escola pública Alfabetização científica Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work tells a descriptive research accomplished among students of the fundamental teaching of the municipal teach net of Belém, with the objectives of identifying the social representation of Science that those students possess, besides to understand the contents and to identify the tendencies of central nucleus revealed in those representations. The research had as subjects 124 students of a school of the municipal net of Belém, which 65 of them were studying third cycle and 59 the fourth cycle of the fundamental teaching. among the 124, 52 are male and 72 are female, distributed among the age groups from 10 to 17 years old. Such representations are discussed having as theoretical-methodological references the theory of Serge Moscovici's social representations, and their complemental theories, as the Theory of Jean-Claude Abric's Central Nucleus. The data collected through questionnaires, composed by an opened subject and one of free evocation was analyzed being used the technique of content analysis and of Vergès, respectively. The analysis of the data revealed us the restricted vinculation of the Science to the discipline school Sciences and some of their contents, as human body and environment, among others. Those results let us to conclude that such representations are strongly linked the approach adopted by the teaching of Sciences, still predominantly prescriptive and propedeutic. As conclusion we evidence the necessity of the Science teachers formation, in the expectation of making possible the implementation of teaching proposals that you/they intend to break, with traditional model, as Scientific Literacy and Science, Technology and Society (CTS), in that way contributing for the formation to active citizens' in a critical and creative way formation in our society. Este trabalho relata uma pesquisa descritiva quanti-qualitativa realizada entre estudantes do ensino fundamental da rede municipal de Belém, com os objetivos de identificar a representação social de Ciência desses alunos, além de compreender os conteúdos e identificar as tendências de núcleo central reveladas nessas representações. A pesquisa teve como sujeitos 124 estudantes de uma escola da rede municipal de Belém, dos quais 65 encontravam-se cursando 3o ciclo e 59 o 4o ciclo do ensino fundamental. Dos 124, 52 são do sexo masculino e 72 são do sexo feminino, distribuídos entre as faixas etárias de 10 a 17 anos. Tais representações são discutidas tendo como referências teórico-metodológicas a teoria das representações sociais de Serge Moscovici, e suas teorias complementares, como a Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric. Os dados coletados através de questionários, compostos por uma questão aberta e uma de evocação livre foram analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo e de Vergès, respectivamente. A análise dos dados nos revelou a vinculação restrita da Ciência à disciplina escolar Ciências e a alguns de seus conteúdos, como corpo humano e meio ambiente, entre outros. Esses resultados nos fazem concluir que tais representações estão fortemente vinculadas à abordagem adotada pelo ensino de Ciências, ainda predominantemente prescritivo e propedêutico. Com essa conclusão evidencia-se a necessidade de incentivo à formação dos professores de Ciências, na expectativa de se viabilizar a implementação de propostas de ensino que pretendam romper, com esse modelo tradicional, como Alfabetização Científica e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), dessa forma contribuindo para formação de cidadãos atuantes de maneira crítica e criativa em nossa sociedade. 2011-03-23T21:19:32Z 2011-03-23T21:19:32Z 2004-04-04 Dissertação CASTRO, Sinaida Maria Vasconcelos de. Representação social de ciência de estudantes do ensino fundamental da rede municipal de Belém. 2004. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1821 pt Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language Portuguese
topic Ciência
Ensino fundamental
Belém - PA
Escola pública
Alfabetização científica
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ciência
Ensino fundamental
Belém - PA
Escola pública
Alfabetização científica
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CASTRO, Sinaida Maria Vasconcelos de
Representação social de ciência de estudantes do ensino fundamental da rede municipal de Belém
topic_facet Ciência
Ensino fundamental
Belém - PA
Escola pública
Alfabetização científica
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work tells a descriptive research accomplished among students of the fundamental teaching of the municipal teach net of Belém, with the objectives of identifying the social representation of Science that those students possess, besides to understand the contents and to identify the tendencies of central nucleus revealed in those representations. The research had as subjects 124 students of a school of the municipal net of Belém, which 65 of them were studying third cycle and 59 the fourth cycle of the fundamental teaching. among the 124, 52 are male and 72 are female, distributed among the age groups from 10 to 17 years old. Such representations are discussed having as theoretical-methodological references the theory of Serge Moscovici's social representations, and their complemental theories, as the Theory of Jean-Claude Abric's Central Nucleus. The data collected through questionnaires, composed by an opened subject and one of free evocation was analyzed being used the technique of content analysis and of Vergès, respectively. The analysis of the data revealed us the restricted vinculation of the Science to the discipline school Sciences and some of their contents, as human body and environment, among others. Those results let us to conclude that such representations are strongly linked the approach adopted by the teaching of Sciences, still predominantly prescriptive and propedeutic. As conclusion we evidence the necessity of the Science teachers formation, in the expectation of making possible the implementation of teaching proposals that you/they intend to break, with traditional model, as Scientific Literacy and Science, Technology and Society (CTS), in that way contributing for the formation to active citizens' in a critical and creative way formation in our society.
author_additional MAGALHÃES, Luiz Marconi Fortes
author_additionalStr MAGALHÃES, Luiz Marconi Fortes
format Dissertação
author CASTRO, Sinaida Maria Vasconcelos de
title Representação social de ciência de estudantes do ensino fundamental da rede municipal de Belém
title_short Representação social de ciência de estudantes do ensino fundamental da rede municipal de Belém
title_full Representação social de ciência de estudantes do ensino fundamental da rede municipal de Belém
title_fullStr Representação social de ciência de estudantes do ensino fundamental da rede municipal de Belém
title_full_unstemmed Representação social de ciência de estudantes do ensino fundamental da rede municipal de Belém
title_sort representação social de ciência de estudantes do ensino fundamental da rede municipal de belém
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1821
_version_ 1787147964241674240
score 11.674752