Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Trabalhando o conteúdo de funções orgânicas utilizando a temática: medicamentos na escola MHVT

Constata-se com recorrência, dificuldades e desinteresse no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química no contexto educacional brasileiro da atualidade. Deste modo, esta proposta vem com o intuito de propor atividade de identificação das funções orgânicas a partir da temática medicame...

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Autor principal: BARBOSA, Maurício Ferreira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2580
Resumo:
Constata-se com recorrência, dificuldades e desinteresse no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química no contexto educacional brasileiro da atualidade. Deste modo, esta proposta vem com o intuito de propor atividade de identificação das funções orgânicas a partir da temática medicamentos, de maneira inovadora e contextualizada, direcionadas a professores e alunos objetivando o alcance de aprendizagem significativa, dando sentido ao estudo químico contextualizado e tornando o aprendizado de funções orgânicas prazeroso. A metodologia escolhida foi estudo de caso abordagem qualiquantitativa, ancorada em revisão bibliográfica de autores que tratam da temática do ensino e aprendizagem de Química Orgânica; o uso de práticas inovadoras e contextualizadas, assim como autores que trabalham os fármacos. O levantamento inicial de coleta dos dados foi captado em repositórios de dados acadêmicos. O objeto de estudo foi três turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Helena Valente Tavares, na qual foram aplicadas atividades em grupos colaborativos sobre as funções orgânicas nos medicamentos, questionários e entrevistas. Os objetivos desta proposta foram atingidos, pois se inferiu que foi observado avanço, não só no interesse pela disciplina Química e funções orgânicas, como também, no aprendizado dos alunos nas turmas em referência. Verificou-se, ainda, que os alunos podem reagir prazerosamente se estimulados, se colocados em frente a problemas que os desafiem na resolução dos mesmos. Cabendo ressaltar a importância do papel do professor para o alcance do processo de ensino e aprendizagem, no qual deve se colocar como mediador desse processo levando o alunado ao protagonismo de sua própria aprendizagem.