Dissertação

A problematização como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Público de Manaus

Várias são as teorias educacionais existentes quando nos referimos ao processo de ensino e aprendizagem de ciências/química, assim escolheu-se trabalhar a partir do ponto de vista Freiriano e Vygotskiano pela perspectiva de trazer o individuo a participação sobre seu processo de aprendizagem e desse...

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Autor principal: Silva, Renan Santos da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8667375056295539
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6702
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-67022018-10-18T05:03:48Z A problematização como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Público de Manaus Silva, Renan Santos da Souza, Katiuscia dos Santos de http://lattes.cnpq.br/8667375056295539 http://lattes.cnpq.br/5474421431483167 Antunes, Ettore Paredes Vasconcelos, Elizandra Rêgo de Ensino de Química Educação Problematizadora Zona de Desenvolvimento Proximal CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA Várias são as teorias educacionais existentes quando nos referimos ao processo de ensino e aprendizagem de ciências/química, assim escolheu-se trabalhar a partir do ponto de vista Freiriano e Vygotskiano pela perspectiva de trazer o individuo a participação sobre seu processo de aprendizagem e desse modo desenvolver atividades que saíssem dos caminhos tradicionalistas da educação e que trouxessem consigo uma forma diferente de percepção do conhecimento químico, voltando-se para as questões problema vividas pela sociedade. Assim, objetivou-se conhecer e analisar até que ponto a problematização, organizada em momentos pedagógicos agiria como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos em uma turma do Ensino Médio Público de Manaus, tendo a pesquisa ação como metodologia, e a experimentação, problematização e discussões temáticas como estratégias de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciaram inicialmente dificuldades nos conhecimentos científicos básicos para compreensão dos fenômenos, e a constante utilização do macroscópico para a explicação do microscópico. Foi possível perceber a formação de uma consciência transitiva, saindo da ingenuidade e caminhando para a criticidade, e por fim evidenciou-se que a metodologia problematizadora contribuiu facilitando a aprendizagem dos conceitos científicos, atuando na zona de desenvolvimento proximal e permitindo a associação do conteúdo com os fenômenos, contribuindo também para postura do estudante como ser social. Several educational theories exist when we refer to the process of teaching and learning science / chemistry, so we chose to work from the Freiriano and Vygotskiano theories on account the perspective of the individual to participate in their learning process and thereby to develop activities that went beyond the traditionalist paths of education and that brought with them a different form of perception of chemical knowledge, turning to the problem issues lived by society. Thus, the objective was to know and analyze the extent to which the problematization, organized in pedagogical moments, would act as a facilitator of the learning of chemical concepts in a group of Public High School in Manaus, with action research as methodology, and experimentation, problematization and discussions themes such as teaching-learning strategies. The results obtained evidenced initially difficulties in the basic scientific knowledge to understand the phenomena, and the constant use of the macroscopic for the explanation of the microscopic. It was possible to perceive the formation of a transitive consciousness, leaving naivety and moving towards criticality, and finally it was evidenced that the problematizing methodology contributed by facilitating the learning of the scientific concepts, acting in the zone of proximal development and allowing the association of the content with the phenomena, also contributing to the posture of the student as a social being. 2018-10-17T15:21:24Z 2018-03-22 Dissertação SILVA, Renan Santos da. A problematização como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Público de Manaus. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6702 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Química
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