Dissertação

A utilização nutricional do Açaí (Euterpe oleracea MART.) para abordar conceitos de química em uma escola pública no município de Codajás-Am

A Química é comumente vista pelos estudantes como uma disciplina cheia de cálculos e fórmulas que não está presente no cotidiano dos mesmos. Por essa razão, este trabalho teve como objetivo fazer uso de espaços não formais de ensino aliados a utilização nutricional do açaí (Euterpe oleracea Mar...

ver descrição completa

Autor principal: Ribeiro, Bernardo Jeová Costa
Outros Autores: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=C52E38A4A8AA882224031689F15543B1#, https://orcid.org/0000-0002-1226-6004
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9502
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9502
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-95022023-07-21T05:03:53Z A utilização nutricional do Açaí (Euterpe oleracea MART.) para abordar conceitos de química em uma escola pública no município de Codajás-Am Ribeiro, Bernardo Jeová Costa Lima, Renato Abreu https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=C52E38A4A8AA882224031689F15543B1# http://lattes.cnpq.br/5164284305900865 Moura, Osvanda Silva de http://lattes.cnpq.br/6645304551883488 Menezes, Jorge Almeida de http://lattes.cnpq.br/5546652961693009 https://orcid.org/0000-0002-1226-6004 Química orgânica - Estudo e ensino Açaizeiro OUTROS: CIENCIAS Amazonas Contextualização Ensino de Química A Química é comumente vista pelos estudantes como uma disciplina cheia de cálculos e fórmulas que não está presente no cotidiano dos mesmos. Por essa razão, este trabalho teve como objetivo fazer uso de espaços não formais de ensino aliados a utilização nutricional do açaí (Euterpe oleracea Mart.) para contextualizar conceitos de Química orgânica, buscando melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Para isso, foram realizadas ações pedagógicas como: aulas teóricas vinculadas a práticas de campo em espaços não formais nas aulas da Escola Estadual Indígena Professor Luiz Gonzaga de Souza Filho em Codajás-AM, abordaram temas sobre a composição nutricional do fruto do açaí, bem como a importância econômica e social dessa palmeira pra região. Posteriormente, foram realizadas aulas em espaços não formais de ensino, sendo estes uma plantação de açaí, para conhecer as etapas de plantio e colheita, em seguida foi realizada uma visita guiada na fábrica de açaí “Bellamazon”, onde foram acompanhadas as etapas de lavagem; maceração; despolpamento; pasteurização, envase, congelamento e armazenamento. Por fim, foi aplicado um questionário para os alunos com dez perguntas abertas e fechadas acerca das contribuições de se utilizar um fruto regional e o uso de ambientes fora da sala de aula para abordar conceitos de química. Os dados foram analisados e discutidos por meio da observação e da Análise Textual Discursiva (através do método de categorização). Em destaque de percepções os alunos conseguiram compreender associação da composição nutricional no ensino de Química equiparando os conteúdos em sala de aula com os conteúdos teóricos em sala de aula, podendo então afirmar que a contextualização teórica e prática auxilia no processo de ensino aprendizagem visando a percepção do aluno sobre a composição nutricional do açaí. Portanto, essa abordagem metodológica trouxe uma nova visão em relação as formas de ensinar no ambiente escolar ocorrendo uma possibilidade de mudanças e/ou associação no modelo tradicional de ensino, acarretando o desenvolvimento das práticas pedagógicas. Chemistry is commonly seen by students as a discipline full of calculations and formulas that is not present in their daily lives. For this reason, this work aimed to make use of non-formal teaching spaces combined with the nutritional use of acai (Euterpe oleracea Mart.) To contextualize concepts of organic chemistry, seeking improvement of the teaching and learning process. To this end, pedagogical actions were carried out such as: theoretical classes linked to field practices in non-formal spaces in the classes of the Professor Luiz Gonzaga de Souza Filho State School in Codajás-AM, addressed topics on the nutritional composition of acai fruit, as well as the economic importance and social palm to the region. Subsequently, classes were held in non -formal teaching spaces, these being an acai plantation, to know the planting and harvesting steps, then a guided tour was made at the “Bellamazon” acai factory, where the washing steps were followed; maceration; Falling; Pasteurization, filling, freezing and storage. Finally, a questionnaire was applied to students with ten open and closed questions about the contributions of using a regional fruit and the use of environments outside the classroom to address chemistry concepts. The data were analyzed and discussed through observation and discursive textual analysis (through the categorization method). In highlight of perceptions, students were able to understand the association of nutritional composition in the teaching of chemistry equating the contents in the classroom with the theoretical contents in the classroom, and can then say that the theoretical contextualization and practical helps in the teaching learning process aiming at perception of the student on the nutritional composition of acai. Therefore, this methodological approach brought a new view of the ways of teaching in the school environment, with a possibility of changes and/or association in the traditional teaching model, causing the development of pedagogical practices. 2023-07-20T17:58:55Z 2023-02-09 Dissertação RIBEIRO, Bernardo Jeová Costa. A utilização nutricional do Açaí (Euterpe oleracea MART.) para abordar conceitos de química em uma escola pública no município de Codajás-Am. 2023. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9502 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Química orgânica - Estudo e ensino
Açaizeiro
OUTROS: CIENCIAS
Amazonas
Contextualização
Ensino de Química
spellingShingle Química orgânica - Estudo e ensino
Açaizeiro
OUTROS: CIENCIAS
Amazonas
Contextualização
Ensino de Química
Ribeiro, Bernardo Jeová Costa
A utilização nutricional do Açaí (Euterpe oleracea MART.) para abordar conceitos de química em uma escola pública no município de Codajás-Am
topic_facet Química orgânica - Estudo e ensino
Açaizeiro
OUTROS: CIENCIAS
Amazonas
Contextualização
Ensino de Química
description A Química é comumente vista pelos estudantes como uma disciplina cheia de cálculos e fórmulas que não está presente no cotidiano dos mesmos. Por essa razão, este trabalho teve como objetivo fazer uso de espaços não formais de ensino aliados a utilização nutricional do açaí (Euterpe oleracea Mart.) para contextualizar conceitos de Química orgânica, buscando melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Para isso, foram realizadas ações pedagógicas como: aulas teóricas vinculadas a práticas de campo em espaços não formais nas aulas da Escola Estadual Indígena Professor Luiz Gonzaga de Souza Filho em Codajás-AM, abordaram temas sobre a composição nutricional do fruto do açaí, bem como a importância econômica e social dessa palmeira pra região. Posteriormente, foram realizadas aulas em espaços não formais de ensino, sendo estes uma plantação de açaí, para conhecer as etapas de plantio e colheita, em seguida foi realizada uma visita guiada na fábrica de açaí “Bellamazon”, onde foram acompanhadas as etapas de lavagem; maceração; despolpamento; pasteurização, envase, congelamento e armazenamento. Por fim, foi aplicado um questionário para os alunos com dez perguntas abertas e fechadas acerca das contribuições de se utilizar um fruto regional e o uso de ambientes fora da sala de aula para abordar conceitos de química. Os dados foram analisados e discutidos por meio da observação e da Análise Textual Discursiva (através do método de categorização). Em destaque de percepções os alunos conseguiram compreender associação da composição nutricional no ensino de Química equiparando os conteúdos em sala de aula com os conteúdos teóricos em sala de aula, podendo então afirmar que a contextualização teórica e prática auxilia no processo de ensino aprendizagem visando a percepção do aluno sobre a composição nutricional do açaí. Portanto, essa abordagem metodológica trouxe uma nova visão em relação as formas de ensinar no ambiente escolar ocorrendo uma possibilidade de mudanças e/ou associação no modelo tradicional de ensino, acarretando o desenvolvimento das práticas pedagógicas.
author_additional Lima, Renato Abreu
author_additionalStr Lima, Renato Abreu
format Dissertação
author Ribeiro, Bernardo Jeová Costa
author2 https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=C52E38A4A8AA882224031689F15543B1#
https://orcid.org/0000-0002-1226-6004
author2Str https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=C52E38A4A8AA882224031689F15543B1#
https://orcid.org/0000-0002-1226-6004
title A utilização nutricional do Açaí (Euterpe oleracea MART.) para abordar conceitos de química em uma escola pública no município de Codajás-Am
title_short A utilização nutricional do Açaí (Euterpe oleracea MART.) para abordar conceitos de química em uma escola pública no município de Codajás-Am
title_full A utilização nutricional do Açaí (Euterpe oleracea MART.) para abordar conceitos de química em uma escola pública no município de Codajás-Am
title_fullStr A utilização nutricional do Açaí (Euterpe oleracea MART.) para abordar conceitos de química em uma escola pública no município de Codajás-Am
title_full_unstemmed A utilização nutricional do Açaí (Euterpe oleracea MART.) para abordar conceitos de química em uma escola pública no município de Codajás-Am
title_sort utilização nutricional do açaí (euterpe oleracea mart.) para abordar conceitos de química em uma escola pública no município de codajás-am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9502
_version_ 1781302751654838272
score 11.674752