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Outro
Aprendendo química com o Igarapé do Quarenta
O objetivo deste trabalho é trazer sugestões de atividades para sala de aula trabalhando conceitos e práticas relacionadas ao conteúdo de Equilíbrio Químico, parâmetros físico-químicos, através do Igarapé do Quarenta, na cidade de Manaus. A abordagem de um espaço da cidade vem para contextualizar...
Autor principal: | Oliveira, Márcia Rebeca Silva de |
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Outros Autores: | Chaves, Edson Valente |
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1452 |
Resumo: |
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O objetivo deste trabalho é trazer sugestões de atividades para sala de aula trabalhando conceitos e práticas relacionadas ao conteúdo de Equilíbrio Químico, parâmetros físico-químicos, através do Igarapé do Quarenta, na cidade de Manaus. A abordagem de um espaço da cidade vem para
contextualizar a região, trazer proximidade com a realidade dos alunos e mostrar que é possível alcançar a interdisciplinaridade, bem como melhorar o processo de ensino-aprendizagem através de metodologias ativas de ensino focadas na Amazônia. Desde modo, foi trabalhado o desenvolvimento de um guia didático fundamentado na metodologia sala de aula invertida, uma metodologia ativa de aprendizagem, com aporte de roteiros de aprendizagem para o ensino de Equilíbrio Químico nas escolas Públicas e Privadas de Manaus. O trabalho visa favorecer a compreensão dos conceitos estudados em sala de aula e a visualização deles com os alunos no centro do processo, de
forma ativa, almejando uma melhoria no processo ensino-aprendizagem. A abordagem metodológica foi a pesquisa-ação, visto seu caráter participativo e sua capacidade de transformação do meio em que é aplicado, com uso de entrevistas e questionários como instrumento de coleta de dados para
diagnóstico prévio e avaliação das aulas e dos roteiros de aprendizagem. O diagnóstico trouxe a reflexão sobre a melhoria do processo de ensino aprendizagem, com adoção de metodologias que favoreçam a compreensão dos alunos, análise que dialoga com o propósito da pesquisa de trabalhar
metodologias ativas na sala de aula. Na aplicação do produto, realizado em escola da rede pública de ensino do Amazonas, verificou-se engajamento dos alunos no uso dos roteiros, com dedicação na execução das tarefas e resultados positivos nas avaliações aplicadas, bem como aprovação dos
professores no uso da metodologia sala de aula invertida e no guia didático, que considerando-o uma contribuição para a elaboração de roteiros referente a outros conteúdos, trabalhando e adaptando de acordo com a realidade de cada escola, favorecendo a construção do pensamento crítico e conexão com o cotidiano dos alunos. |