Trabalho de Conclusão de Curso

O ensino de Química através da metodologia dos temas geradores e o uso de recursos didáticos: uma abordagem sobre drogas

The present work uses the methodology of the generating themes and a proposal to use some didactic resources to work on a generating theme that emerged through a thematic investigation. According to one of the greatest educators in history, Paulo Freire had the vision of an education that free...

ver descrição completa

Autor principal: Pelheta, Cássio Daniel Medeiros
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1517
id oai:localhost:4321-1517
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-15172024-09-23T22:43:16Z O ensino de Química através da metodologia dos temas geradores e o uso de recursos didáticos: uma abordagem sobre drogas Pelheta, Cássio Daniel Medeiros Costa, Kátia Maria Guimarães http://lattes.cnpq.br/4801914492093251 Costa, Kátia Maria Guimarães http://lattes.cnpq.br/4801914492093251 Mendonça, Rogete Batista e Silva http://lattes.cnpq.br/5623350701700106 Melo, Ana Cláudia Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/5944321508964046 Ensino de Química Investigação temática Temas geradores Recursos didáticos para ensino de Química CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The present work uses the methodology of the generating themes and a proposal to use some didactic resources to work on a generating theme that emerged through a thematic investigation. According to one of the greatest educators in history, Paulo Freire had the vision of an education that frees individuals through “critical, transformative and differential awareness, which emerges from education as a practice of freedom, the construction of the meaning of education for Paulo Freire it is based on dialogicity and problematization of the reality experienced and the social contradictions experienced by the students and these are portrayed through the generative themes. If you get a generating theme, according to him, it occurs through a thematic investigation. Delizoicov (1990) systematized thematic investigation in five stages: 1st - preliminary reality survey, 2nd - analysis of situations and choice of codifications, 3rd - thematic investigation circle, 4th - Thematic reduction and 5th - development of the program in the classroom . In this perspective, the focus of this work was to evaluate how the use of generating themes could contribute to the teaching-learning process of students in high school. The construction of the data had been obtained through interviews and questionnaires applied to the classes. The results of the first two stages proposed by Freire (2020) and systematized by Delizoicov (1990) emerged on the following themes: drugs, health, work and education. In the 3rd stage, these issues were discussed with students in order to choose the most significant one, which was "Drugs". From this generative theme, it was selected how such contents of the “drugs” theme would be worked on (4th stage, thematic reduction). Based on the steps, the generator theme emerged through presentations by the group of participating students, through several different didactic resources between two high school classes in a public school in the city of Manaus, AM, Brazil. The data of this research were collected through the initial questionnaires and a report of final experience, proposed to the groups and analyzed through the content analysis of Bardin (1994). The results generated from this work show that the use of the methodology of the generating themes, favors the teaching of Chemistry, as well as a more critical and citizen education of students. O presente trabalho utiliza da metodologia dos temas geradores e de uma proposta de utilização de alguns recursos didáticos para se trabalhar um tema gerador emergido através de uma investigação temática. Segundo um dos maiores educadores da história, Paulo Freire tinha a visão de uma educação que liberta os indivíduos por meio da “consciência crítica, transformadora e diferencial, que emerge da educação como uma prática de liberdade, a construção do sentido de educação para Paulo Freire se pauta na dialogicidade e problematização da realidade vivida e das contradições sociais vivenciadas pelos estudantes e estas, são retratadas através dos temas geradores. Se obter um tema gerador, segundo ele, ocorre por meio de uma investigação temática. Delizoicov (1990) sistematizou a investigação temática em cinco etapas: 1ª - levantamento preliminar da realidade, 2ª - análise das situações e escolha das codificações, 3ª - círculo de investigação temática, 4ª - Redução temática e 5ª - desenvolvimento do programa em sala de aula. Nesta perspectiva, o foco deste trabalho foi avaliar como a utilização dos temas geradores poderia contribuir no processo de ensino aprendizagem de alunos no ensino médio. A construção dos dados fora obtida através de entrevistas e questionários aplicados as turmas. Os resultados das duas primeiras etapas propostas por Freire (2020) e sistematizado por Delizoicov (1990) emergiram os seguintes temas: drogas, saúde, trabalho e educação. Na 3ª etapa, foi problematizado estes assuntos com os alunos com o objetivo de escolher o mais significativo, que foi "Drogas". A partir deste tema gerador, foi selecionado como tais conteúdos da temática “drogas” seriam trabalhados (4ª etapa, redução temática). Com base nas etapas, foi aplicado o tema gerador emergido através de apresentações do grupo de alunos participantes, através de vários recursos didáticos diferentes entre duas turmas de 2° ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Manaus, AM, Brasil. Os dados desta pesquisa foram coletados através dos questionários iniciais e um relato de experiência final, proposto aos grupos e analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1994). Os resultados gerados deste trabalho, mostram que a utilização da metodologia dos temas geradores, favorece o ensino de Química, assim como uma formação mais crítica e cidadã dos estudantes. 2024-09-23T22:43:16Z 2024-09-23 2024-09-23T22:43:16Z 2021-02-26 Trabalho de Conclusão de Curso PALHETA, Cássio Daniel Medeiros. O ensino de Química através da metodologia dos temas geradores e o uso de recursos didáticos: uma abordagem sobre drogas. 2021. 85 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1517 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Ensino de Química
Investigação temática
Temas geradores
Recursos didáticos para ensino de Química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Ensino de Química
Investigação temática
Temas geradores
Recursos didáticos para ensino de Química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Pelheta, Cássio Daniel Medeiros
O ensino de Química através da metodologia dos temas geradores e o uso de recursos didáticos: uma abordagem sobre drogas
topic_facet Ensino de Química
Investigação temática
Temas geradores
Recursos didáticos para ensino de Química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The present work uses the methodology of the generating themes and a proposal to use some didactic resources to work on a generating theme that emerged through a thematic investigation. According to one of the greatest educators in history, Paulo Freire had the vision of an education that frees individuals through “critical, transformative and differential awareness, which emerges from education as a practice of freedom, the construction of the meaning of education for Paulo Freire it is based on dialogicity and problematization of the reality experienced and the social contradictions experienced by the students and these are portrayed through the generative themes. If you get a generating theme, according to him, it occurs through a thematic investigation. Delizoicov (1990) systematized thematic investigation in five stages: 1st - preliminary reality survey, 2nd - analysis of situations and choice of codifications, 3rd - thematic investigation circle, 4th - Thematic reduction and 5th - development of the program in the classroom . In this perspective, the focus of this work was to evaluate how the use of generating themes could contribute to the teaching-learning process of students in high school. The construction of the data had been obtained through interviews and questionnaires applied to the classes. The results of the first two stages proposed by Freire (2020) and systematized by Delizoicov (1990) emerged on the following themes: drugs, health, work and education. In the 3rd stage, these issues were discussed with students in order to choose the most significant one, which was "Drugs". From this generative theme, it was selected how such contents of the “drugs” theme would be worked on (4th stage, thematic reduction). Based on the steps, the generator theme emerged through presentations by the group of participating students, through several different didactic resources between two high school classes in a public school in the city of Manaus, AM, Brazil. The data of this research were collected through the initial questionnaires and a report of final experience, proposed to the groups and analyzed through the content analysis of Bardin (1994). The results generated from this work show that the use of the methodology of the generating themes, favors the teaching of Chemistry, as well as a more critical and citizen education of students.
author_additional Costa, Kátia Maria Guimarães
author_additionalStr Costa, Kátia Maria Guimarães
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Pelheta, Cássio Daniel Medeiros
title O ensino de Química através da metodologia dos temas geradores e o uso de recursos didáticos: uma abordagem sobre drogas
title_short O ensino de Química através da metodologia dos temas geradores e o uso de recursos didáticos: uma abordagem sobre drogas
title_full O ensino de Química através da metodologia dos temas geradores e o uso de recursos didáticos: uma abordagem sobre drogas
title_fullStr O ensino de Química através da metodologia dos temas geradores e o uso de recursos didáticos: uma abordagem sobre drogas
title_full_unstemmed O ensino de Química através da metodologia dos temas geradores e o uso de recursos didáticos: uma abordagem sobre drogas
title_sort o ensino de química através da metodologia dos temas geradores e o uso de recursos didáticos: uma abordagem sobre drogas
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1517
_version_ 1811330651364786176
score 11.674752