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Outro
Proposta para o ensino de supercondutividade no ensino médio
A necessidade de mudança no ensino de Física aumentou com o avanço da tecnologia. Os alunos se faziam cada vez mais participativos e questionadores de aplicações atuais de diversas áreas da Física. Ficava mais clara a importância do ensino de tópicos da Física Contemporânea, como a Supercondutivi...
Autor principal: | Barbosa, Nara Gracy Travessa |
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Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/641 |
Resumo: |
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A necessidade de mudança no ensino de Física aumentou com o avanço da tecnologia.
Os alunos se faziam cada vez mais participativos e questionadores de aplicações
atuais de diversas áreas da Física. Ficava mais clara a importância do ensino de tópicos da
Física Contemporânea, como a Supercondutividade, para o Ensino Médio de uma forma
diferente, onde o aluno pudesse aprender de forma criativa e mais autônoma. Acreditamos
que para reverter essa situação era importante pensar na aprendizagem desse
conteúdo como o enfrentamento de um problema e busca por sua resposta.
Esta proposta para ensino de Supercondutividade no Ensino Médio é composta por
seis blocos de conteúdo, com carga horária total de 13 horas, a saber: Contexto histórico;
Corrente e resistividade elétrica; Resistividade nula e efeito Meissner; Supercondutor x
condutor perfeito; Teoria BCS; Tipos de supercondutores.
Para o desenvolvimento dos conteúdos propostos em cada bloco, é oferecido aos
professores um material de apoio que contempla, além das referências utilizadas para a
sua construção, duas orientações: I) texto de apoio para o professor; II) plano de trabalho
para o desenvolvimento do conteúdo. Além disso, por fim, apresentamos considerações
sobre a proposta.
A proposta é tratar a supercondutividade a partir de seu contexto histórico, seguindo
de conceitos físicos necessários para sua compreensão. Na sequência, serão apresentadas
as principais propriedades da Supercondutividade – resistividade nula e efeito
Meissner – e tratados os aspectos gerais do material quando atinge o seu estado supercondutor.
Por fim, serão abordados o comportamento do campo magnético no condutor
perfeito e no supercondutor, bem como a teoria BCS e os tipos de supercondutores.
A proposta da inserção da Supercondutividade fundamentada pela metodologia da
Aprendizagem Baseada em Problemas é direcionada ao 3º ano do Ensino Médio por necessitar
de conhecimentos prévios referentes a alguns conteúdos específicos desta série,
tais como corrente elétrica, campo magnético e outros. Além disso, a maturidade dos alunos
facilita a compreensão da contextualização da temática e de suas atuais aplicações
descobertas com a contribuição dos avanços tecnológicos.
Esperamos que esta pesquisa colabore para que seja pensada a necessidade de inserir
a temática Supercondutividade no Ensino Médio, e que esta ocorra por meio de um
ensino que promova uma aprendizagem significativa para o aluno, possivelmente, com a
utilização da ABP. |