Artigo

Uso de modelos moleculares na aprendizagem de hidrocarbonetos: uma possibilidade para aplicação em aulas de Química

Hydrocarbons are one of the contents studied in Organic Chemistry in High School. This content enables the use of molecular models in your approach, which are three-dimensional representations (physical or virtual), which allow a better structural understanding of the molecules of a chemical c...

ver descrição completa

Autor principal: Nascimento, Sara Negreiros
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7406
id oai:localhost:prefix-7406
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-74062024-02-14T17:29:24Z Uso de modelos moleculares na aprendizagem de hidrocarbonetos: uma possibilidade para aplicação em aulas de Química Nascimento, Sara Negreiros Menezes, Jean Michel dos Santos http://lattes.cnpq.br/881404393663111 Dias, Thayná Cristina Dias http://lattes.cnpq.br/2125324086179354 Carmo, Dominique Fernandes de Moura do http://lattes.cnpq.br/5335872795706515 0000-0003-2769-1887 https://orcid.org/0000-0002-7501-0671 https://orcid.org/0000-0002-4937-2521 Ensino médio Geometria molecular Esterioquímica CIENCIAS BIOLOGICAS Química orgânica - Estudo e ensino (Ensino médio) Hydrocarbons are one of the contents studied in Organic Chemistry in High School. This content enables the use of molecular models in your approach, which are three-dimensional representations (physical or virtual), which allow a better structural understanding of the molecules of a chemical compound. Thus, the objective of this work was to evaluate the learning developed by third year high school students, from a public school in the municipality of Itacoatiara in Amazonas, through the use of molecular models in the Hydrocarbons approach. The research began in July 2023 and was divided into three moments: in the first moment there were 3 (three) meetings with students, in the second moment we sought to analyze the data collected and finally, organize the text of the article to a better understanding of the study. The results indicate that students had difficulties in understanding the study of hydrocarbons, especially with regard to the nomenclature of structures. The data shows that after the dialogued expository class and contact with physical molecular models, the groups had an easier time understanding the content, as everyone got the structural and molecular formula of the hydrocarbon correct during the applied activity. This work did not intend to exhaust the topic in question, on the contrary, it presented a general overview of important aspects related to the teaching of organic chemistry, specifically about hydrocarbons and their possible approaches in High School. Os Hidrocarbonetos são um dos conteúdos estudados em Química Orgânica no Ensino Médio. Este conteúdo possibilita o uso de modelos moleculares na sua abordagem, que são representações tridimensionais (físicas ou virtuais), que permitem uma melhor compreensão estrutural das moléculas de um composto químico. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar as aprendizagens desenvolvidas por alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Itacoatiara no Amazonas, pelo uso de modelos moleculares na abordagem de Hidrocarbonetos. A pesquisa foi iniciada em julho de 2023 e dividida em três momentos: no primeiro momento houve a realização de 3 (três) encontros com os estudantes, no segundo momento buscou-se analisar os dados coletados e por último, organizar o texto do artigo para um melhor entendimento do estudo. Os resultados apontam que os alunos possuíam dificuldades na compreensão do estudo dos hidrocarbonetos, principalmente no que diz respeito a nomenclatura das estruturas. Os dados evidenciam que após a aula expositiva dialogada e com o contato com os modelos moleculares físicos os grupos tiveram mais facilidade na compreensão do conteúdo, pois todos acertaram a fórmula estrutural e molecular do hidrocarboneto durante a atividade aplicada. Este trabalho não teve a pretensão de esgotar o tema em questão, pelo contrário, apresentou-se um panorama geral de aspectos importantes relacionados ao ensino da química orgânica, especificamente sobre os hidrocarbonetos e suas possíveis abordagens no Ensino Médio. 5 UM TECNICO PARA NOS AUXILIAR NO ENVIO Sim EM ENCONTRAR A PAGINA E CONSEGUIR REALIZAR O DEPÓSITO 2024-02-14T17:28:16Z 2024-02-14T17:28:16Z 2023-11-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7406 por https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Itacoatiara (AM) Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Ensino médio
Geometria molecular
Esterioquímica
CIENCIAS BIOLOGICAS
Química orgânica - Estudo e ensino (Ensino médio)
spellingShingle Ensino médio
Geometria molecular
Esterioquímica
CIENCIAS BIOLOGICAS
Química orgânica - Estudo e ensino (Ensino médio)
Nascimento, Sara Negreiros
Uso de modelos moleculares na aprendizagem de hidrocarbonetos: uma possibilidade para aplicação em aulas de Química
topic_facet Ensino médio
Geometria molecular
Esterioquímica
CIENCIAS BIOLOGICAS
Química orgânica - Estudo e ensino (Ensino médio)
description Hydrocarbons are one of the contents studied in Organic Chemistry in High School. This content enables the use of molecular models in your approach, which are three-dimensional representations (physical or virtual), which allow a better structural understanding of the molecules of a chemical compound. Thus, the objective of this work was to evaluate the learning developed by third year high school students, from a public school in the municipality of Itacoatiara in Amazonas, through the use of molecular models in the Hydrocarbons approach. The research began in July 2023 and was divided into three moments: in the first moment there were 3 (three) meetings with students, in the second moment we sought to analyze the data collected and finally, organize the text of the article to a better understanding of the study. The results indicate that students had difficulties in understanding the study of hydrocarbons, especially with regard to the nomenclature of structures. The data shows that after the dialogued expository class and contact with physical molecular models, the groups had an easier time understanding the content, as everyone got the structural and molecular formula of the hydrocarbon correct during the applied activity. This work did not intend to exhaust the topic in question, on the contrary, it presented a general overview of important aspects related to the teaching of organic chemistry, specifically about hydrocarbons and their possible approaches in High School.
author_additional Menezes, Jean Michel dos Santos
author_additionalStr Menezes, Jean Michel dos Santos
format Artigo
author Nascimento, Sara Negreiros
title Uso de modelos moleculares na aprendizagem de hidrocarbonetos: uma possibilidade para aplicação em aulas de Química
title_short Uso de modelos moleculares na aprendizagem de hidrocarbonetos: uma possibilidade para aplicação em aulas de Química
title_full Uso de modelos moleculares na aprendizagem de hidrocarbonetos: uma possibilidade para aplicação em aulas de Química
title_fullStr Uso de modelos moleculares na aprendizagem de hidrocarbonetos: uma possibilidade para aplicação em aulas de Química
title_full_unstemmed Uso de modelos moleculares na aprendizagem de hidrocarbonetos: uma possibilidade para aplicação em aulas de Química
title_sort uso de modelos moleculares na aprendizagem de hidrocarbonetos: uma possibilidade para aplicação em aulas de química
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7406
_version_ 1797733316342841344
score 11.674752