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Dissertação
Escrita: desafios para a política na educação infantil
A educação infantil no Brasil é marcada pelas fortes tensões já existentes desde as promessas herdadas do passado, através das mudanças legais trazidas pela redemocratização do país Constituição, LDB, ECA, Constituições Estaduais, Leis Orgânicas Municipais e por dificuldades enfrentadas no plan...
Autor principal: | Williams, Elizabeth Matilda Oliveira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9527308050594292 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3158 |
Resumo: |
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A educação infantil no Brasil é marcada pelas fortes tensões já existentes desde as promessas herdadas do passado, através das mudanças legais trazidas pela redemocratização do país Constituição, LDB, ECA, Constituições Estaduais, Leis
Orgânicas Municipais e por dificuldades enfrentadas no planejamento e na execução das políticas educacionais de educação infantil no Brasil. Há anos que professores e fonoaudiólogos têm se mobilizado em torno das dificuldades na
aquisição da escrita no decorrer da alfabetização. A partir do exposto, justifica-se a necessidade de compreendermos o processo de domínio da escrita, analisando a política de educação infantil no Brasil. A pesquisa tem como objetivo geral
compreender a política educacional para a educação infantil no Brasil e como objetivos específicos entender os fatores e conseqüências que interferem na aquisição da linguagem escrita na educação infantil e analisar os caminhos que possam auxiliar o Sistema Educacional na produção gráfica da educação infantil,
para que futuramente as crianças dessa etapa não apresentem dificuldades no processo de apropriação do padrão culto gramatical da escrita. Embora reconhecendo não só a existência, mas também a importância de outras
epistemologias, elegemos o método histórico-crítico, como a concepção teórica que melhor responde as questões do nosso objeto de estudo a ser desenvolvido na primeira fase do ensino fundamental em uma Escola da Rede Municipal na cidade
de Manaus, verificando as dificuldades na trajetória da escrita, as quais são variadas. Por fim conclui-se que esteve muito clara a carência de políticas públicas para o ensino da educação infantil e a grande importância da fonoaudiologia, tanto
na equipe pedagógica, quanto no planejamento pedagógico |