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Dissertação
A influência educativa nos processos de construção da identidade de gerontobailarinas da universidade da 3ª idade adulta PIFPS-U3IA-FEF-UFAMT
O presente estudo teve como objetivo geral estudar a influência educativa nos processos de construção da identidade de Gerontobailarinas do Gerontocoreographic Fame do PIFPS -U3IA da Universidade Federal do Amazonas. Específicos: Descrever a real influência da dança gerontológica nos processos de c...
Autor principal: | Mota, Nazaré Marques |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2993900208966281 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3197 |
Resumo: |
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O presente estudo teve como objetivo geral estudar a influência educativa nos processos de construção da identidade de Gerontobailarinas do Gerontocoreographic Fame do PIFPS -U3IA da Universidade Federal do Amazonas. Específicos: Descrever a real influência da dança
gerontológica nos processos de construção da identidade de gerontobailarinas na meia idade e idosas, engajadas há dez anos no grupo de dança Gerontocoreographic Fame do PIFPS -U3IA (Programa Idoso Feliz Participa Sempre Universidade na 3ª. Idade Adulta) da UFAM; Identificar a influência educativa dos ensaios e das apresentações na construção da identidade de gerontobailarina há dez anos do Gerontocoreographic Fame da UFAM. Foi uma pesquisa
de campo, exp-post-facto, pelas condições únicas, um estudo de caso, com análise de conteúdo seguindo a metodologia de Bardin (1991), composta de 3 entrevistas. A primeira entrevista abordou sobre os ensaios, a segunda sobre as apresentações e a terceira sobre ser
gerontobailarina, outra fase abrangeu uma questão para um familiar de cada sujeito e mais uma questão direcionada a 6 assistentes das apresentações. Os sujeitos foram 6
gerontobailarinas componentes do grupo de dança Gerontocoreographic Fame com 10 anos de
permanência nesta atividade, desde sua fundação em 1997 a 2007, 6 familiares e 6 assistentes. As gerontobailarinas estão assim distribuídas: duas entre 50 a 60 anos, duas de 60 a 70 anos e duas maiores de 70 anos. Resultados: Os ensaios forma considerados fundamentais para o
aprendizado de novas coreografias que são complexas e depois são memorizadas; As apresentações dão nervoso, mas também realização e felicidade; O público fica admirado,
entusiasmado e espantado com as idosas; Na situação de grupo nos ensaios e apresentaçõ es há um grande senso de colaboração, segurança e responsabilidade; Atinente ao ser bailarina, há motivação no desafio, na oportunidade; O sentido de permanência reside no gosto pela dança,
de ter se tornado uma artista e até como válvula de escape, o sent ido da vida; Nenhuma das pesquisadas havia pensado em ser bailarina durante sua existência; Ser bailarina nesta fase da vida é um sonho, um orgulho, um compromisso de ser artista; A condução da professora é altamente favorável no plano pedagógico e atinge os domínios afetivo, cognitivo e
psicomotor; O grupo tem influenciado a vida de cada uma das pesquisadas em Viver unida, Melhorar auto estima, popularidade, desembaraço, aprender a lidar com as pessoas,
desenvergonhar, sair mais de casa, aprender a dançar usar roupas diferentes do que usava, mostrar mais o corpo. De tudo isto concluímos que há marcantes influências educativas nos processos de Construção da Identidade de Gerontobailarinas da Universidade na 3ª Idade Adulta PIFPS-U3IA-FEF-UFAM. |