Dissertação

O desenho animado e um novo processo de singularização pelo seu uso pedagógico

Esta pesquisa cartografa o processo de produção de subjetividade nas narrativas das histórias para educação ambiental criada pelos alunos/professores do curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, da Faculdade de Ciências Agrárias-FCA, realizado no Ce...

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Autor principal: Lima, Salete da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4262964559635075
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5076
Resumo:
Esta pesquisa cartografa o processo de produção de subjetividade nas narrativas das histórias para educação ambiental criada pelos alunos/professores do curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, da Faculdade de Ciências Agrárias-FCA, realizado no Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino - CEFORT, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa está centrada em triplo movimento: o primeiro de caráter teórico, focado no conceito de processo de produção de subjetividade; o segundo na aplicação do Ateliê Pedagógico utilizando-se do pressuposto teórico da “Trajetória do Herói Mitológico” para análise e criação de narrativas para educação ambiental; e terceiro a produção de uma lista de verificação para uso pedagógico de desenhos animados na educação ambiental para o primeiro ano do ensino fundamental. A metodologia foi a da cartografia, centrada na concepção guattariana de a um só tempo descrever, intervir e criar efeitos-subjetividade. O resultado alcançado foi positivo, com a construção de histórias ricas de singularizações, comprovando que a metodologia da aplicação do Ateliê favoreceu a construção de estruturas de pensamento e ação voltadas para a criatividade de novos mediadores pedagógicos.