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Dissertação
Os significados construídos pelas crianças da educação infantil ribeirinha de Manaus.
Esta pesquisa intitulada Os significados construídos pelas crianças da educação infantil ribeirinha de Manaus teve por objetivo principal compreender os significados construídos pelas crianças pequenas nos processos educativos que caracterizam suas experiências na educação infantil de uma escola...
Autor principal: | Oliveira, Ana Paula Lima Carvalho de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9179096720942593 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6515 |
Resumo: |
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Esta pesquisa intitulada Os significados construídos pelas crianças da educação
infantil ribeirinha de Manaus teve por objetivo principal compreender os significados
construídos pelas crianças pequenas nos processos educativos que caracterizam
suas experiências na educação infantil de uma escola pública municipal ribeirinha de
Manaus. Para o alcance desse objetivo foi necessário conhecer o contexto
sociocultural da comunidade onde as crianças pequenas vivem, identificar as
experiências escolares oportunizadas a elas na escola ribeirinha, e investigar os
instrumentos que permeiam o universo das crianças em relação as suas
experiências escolares. A metodologia, de abordagem qualitativa, se constituiu em
análise documental, observação participante e entrevista semiestruturada com as
crianças pequenas da educação infantil. A escola onde a pesquisa foi realizada é
localizada na Comunidade Nova Esperança, Igarapé do Tiú, Rio Tarumã Açú, na
zona rural ribeirinha de Manaus, e é o local onde a vida coletiva favorece as
interações das crianças em grupo e em atividade sob a orientação do professor,
sendo um ambiente que recebe influências das condições socioculturais
constantemente. Uma vez compreendido que essas situações contribuem para o
seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, é possível atribuir significados
no seu espaço na escola e ressignificações da interação no processo educativo. A
Teoria Histórico-Cultural, fundamentação teórica desta pesquisa, nos traz a
compreensão do processo de desenvolvimento humano sob as condições de vida e
educação do indivíduo, e não como resultado apenas dos fatores biológicos. Com
essa visão, essa teoria busca a emancipação do sujeito, por meio da educação
desenvolvente, onda cada indivíduo é protagonista do seu processo de
aprendizagem e desenvolvimento. Para Vigotski, o conhecimento se dá numa
relação dialética entre o sujeito mediada por signos e instrumentos. Os signos são
construídos socialmente pela cultura e orientados internamente. Já os instrumentos
servem como via condutora da influência humana sobre o objeto da atividade. Ao
apropriar-se dos signos, a criança expressa sua linguagem e organiza seus
pensamentos. Sendo assim, de acordo com os resultados desta pesquisa, para a
educação infantil ribeirinha, considerar que cada criança tem um contexto na zona
rural ribeirinha, é compreender que as infâncias são compostas por experiências
diferentes e demandam outras experiências geradas a partir das dinâmicas culturais
específicas. Dentro da Teoria Histórico-Cultural isso quer dizer que é impossível
pensar numa descrição generalizada nas formas de educar. O universo infantil na
escola e as relações sociais que envolvem as crianças pequenas na área ribeirinha
– região amazônica – podem ser considerados um demonstrativo para se constituir
em tema para novas investigações científicas. |