Dissertação

Interdisciplinaridade na formação inicial de Professores de Química: perspectivas e desafios para a prática educativa

A Interdisciplinaridade visa superação do conhecimento fragmentado, promovendo assim uma compreensão mais totalizante da realidade. Na legislação educacional, considerando formação de professores, a Interdisciplinaridade configura como um dos princípios formativos que deve ser considerado nas prátic...

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Autor principal: Xavier, Luciana Rage
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0205078704895799, https://orcid.org/0000-0003-3196-1827
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7886
Resumo:
A Interdisciplinaridade visa superação do conhecimento fragmentado, promovendo assim uma compreensão mais totalizante da realidade. Na legislação educacional, considerando formação de professores, a Interdisciplinaridade configura como um dos princípios formativos que deve ser considerado nas práticas de ensino, na perspectiva de promover a articulação entre as diferentes áreas dos saberes, superando a fragmentação do conhecimento e possibilitando maior significado e vivências da realidade social e cultural. Do exposto, esta pesquisa tem por objetivo analisar indícios de conhecimentos mobilizados nos cursos de Licenciatura em Química que contribuam no desenvolvimento de atividades didáticas interdisciplinares. Assim, adotou-se a abordagem Qualitativa de Pesquisa como forma de compreender de que maneira, a interdisciplinaridade configura na formação inicial de Professores de Química. Na coleta de dados foi realizada a análise documental dos Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Química, com 4 docentes do curso foi realizada uma entrevista semiestruturada, e com os licenciandos, primeiramente, aplicação de um questionário inicial com 63 licenciandos, segundo, a implementação de uma oficina pedagógica com 10 licenciandos e por fim uma entrevista grupo focal. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Notamos que os PPCs do curso apresentam aspectos relacionados a interdisciplinaridade, como articulação e integração de conhecimentos, os docentes apresentam concepções de interdisciplinaridade desde uma concepção mais geral como por exemplo a abordagem por temas, até uma concepção mais aproximada da literatura que é a integração entre conhecimentos. As dificuldades relatadas pelos docentes têm relação com a falta de conhecimento do licenciando, dificuldades relativas com ao próprio docente formador e com prática docente inadequada. Em relação aos licenciandos, observou-se que apresentaram concepções que se aproximam dos ideários descritos na literatura, e conhecimentos equivocados sobre características de um trabalho interdisciplinar. Em relação ao curso, os licenciandos consideram que os conteúdos das disciplinas de Ensino de Química, procuram fazer relações com a aprendizagem da química e a atuação do professor. Em relação a oficina pedagógica, essa possibilitou conhecimentos sobre interdisciplinaridade e oportunizou ações que poderão contribuir em futuras práticas interdisciplinares no Ensino Básico. Esse estudo na formação inicial de professores de Química possibilitou discussões sobre o tema da interdisciplinaridade na graduação, levantando reflexões sobre a disciplinarização e superação do conhecimento fragmentado, abertura ao diálogo e integração com outros saberes.