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Dissertação
Família e escola: ações institucionais sobre o acompanhamento escolar no ensino médio em uma escola estadual do Amazonas
A pesquisa debateu a relação família-escola com recorte na questão do acompanhamento escolar no ensino médio, procurou evidenciar quais as ações escolares de uma escola da Rede Estadual do Amazonas, situada no município de Manaus-AM). Desenvolveu-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educ...
Autor principal: | Queiroz, Nágila Maria Barroso de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1379849236288660, https://orcid.org/0000-0002-3969-5626 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8478 |
Resumo: |
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A pesquisa debateu a relação família-escola com recorte na questão do acompanhamento escolar no
ensino médio, procurou evidenciar quais as ações escolares de uma escola da Rede Estadual do
Amazonas, situada no município de Manaus-AM). Desenvolveu-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, vinculada à Linha Educação,
Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, com apoio financeiro da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e da Fundação de Amparo à Pesquisa do
Estado do Amazonas – FAPEAM. Dialogou com os estudos de Políticas Públicas e da Sociologia da
Educação, o estudo partiu da premissa de que uma relação dialógica entre família e escola é
imprescindível para o alcance dos objetivos da formação escolar. Partiu de evidências sobre
dificuldades no estabelecimento desta relação, sobretudo no ensino médio, buscou-se, a partir do
estudo da realidade de uma escola amazonense, discutir caminhos que pudessem viabilizar o diálogo
entre estas duas instituições sociais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, que se desenvolveu a
partir dos fundamentos do método dialético, abrangendo as fases de levantamento bibliográfico e a
análise documental de uma instituição de ensino estadual. A pesquisa apontou elementos que
elucidaram caminhos para a melhoria da relação entre a família e escola, destacou-se as
especificidades do ensino médio e as possibilidades de novas práticas que foram apontadas pela
análise dos dados da pesquisa. Assim, como resultados observou-se que o acompanhamento escolar
se configura na realidade de uma instituição da rede estadual por diferentes ações implementadas e
que estão descritas nos documentos escolares e por meio de ações que se concretizam a partir das
demandas diárias do cotidiano escolar. Esse estudo subsidiou reflexões sobre o tema investigado que
irão contribuir com o redimensionamento da relação família e escola na rede estadual do Amazonas. |