/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Práticas motivadoras para a aprendizagem da mecânica para estudantes do ensino médio, contextualizadas no ensino das ciências ambientais
De uma maneira geral, as Ciências estão interligadas desde as suas origens, uma vez que as ciências naturais se originam da Filosofia Natural e esta da Filosofia. Dentro desse contexto, o surgimento do novo campo interdisciplinar das Ciências Ambientais, nos remete à reflexão sobre a interligação...
Autor principal: | Vieira, Antonio Jadson Gomes |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8121743530832502 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8482 |
Resumo: |
---|
De uma maneira geral, as Ciências estão interligadas desde as suas origens, uma vez que
as ciências naturais se originam da Filosofia Natural e esta da Filosofia. Dentro desse
contexto, o surgimento do novo campo interdisciplinar das Ciências Ambientais, nos
remete à reflexão sobre a interligação que existe entre as partes, fazendo-nos lembrar que
como espécie somos uma parte de um todo. Assim, buscou-se contextualizar o Ensino de
Física, mais especificamente da Mecânica, no Ensino das Ciências Ambientais. Este
trabalho teve por objetivo elaborar roteiros pedagógicos baseados no emprego de
materiais didáticos de baixo custo para o ensino de física em uma perspectiva
interdisciplinar, contextualizando-se seus conceitos nos saberes ambientais, de modo a
propiciar o entendimento dos fenômenos associados à cultura, utilizando-se a prática
como ferramenta motivadora para o aprendizado das Ciências Ambientais. A pesquisa
caracterizou-se como de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva analítica
baseada em pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. A pesquisa-ação foi
conduzida durante o desenvolvimento de experimentos em que o professor/pesquisador
representou uma situação real a ser investigada, propondo uma atividade participativa e
colaborativa para ser aplicada para alunos do 1° ano dos cursos técnicos em Agropecuária,
Informática e Administração Integrados ao Ensino Médio do IFAM/CSGC. Como
resultado chegou-se a duas propostas de prática contextualizada e na produção de Manual
dos Experimentos. Os fenômenos explorados foram os de queda livre e de lançamento de
projéteis, utilizando-se como elemento integrador elementos da realidade cultural e
ambiental dos discentes: a queda de frutos de espécies nativas contextualizou o primeiro
experimento. No segundo, foi trazido o lançamento de dardos impulsionados pelo sopro
da zarabatana, um utensílio milenar e tradicional de povos indígenas em todo o planeta,
inclusive entre as etnias da região do Alto Rio Negro, onde localiza-se o município de
São Gabriel da Cachoeira. Pretende-se que o manual produzido se torne um instrumento
de auxílio no ensino da mecânica, que auxilie professores da região amazônica em suas
aulas de modo a facilitar a compreensão da Cinemática Escalar de estudantes da disciplina
de Física do Ensino Médio, podendo ser reproduzido, aperfeiçoado ou servir de base para
futuras práticas em sala de aula. |