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Dissertação
Cestarias e saberes do Povo Baniwa: uma contribuição das ciências ambientais ao ensino intercultural
Atuar como educador intercultural indígena requer vencer desafios, dentre os quais, a preparação e validação de materiais educacionais contextualizados e inovadores. E foi nesse sentido que propus na pesquisa elaborar uma orientação pedagógica bilingue (Baniwa e Português) para o ensino intercult...
Autor principal: | Lopes, Jaime |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7134390846054936 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8496 |
Resumo: |
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Atuar como educador intercultural indígena requer vencer desafios, dentre os quais, a
preparação e validação de materiais educacionais contextualizados e inovadores. E foi nesse
sentido que propus na pesquisa elaborar uma orientação pedagógica bilingue (Baniwa e
Português) para o ensino intercultural indígena com articulação interdisciplinar dos
componentes curriculares do segundo ano do ensino fundamental. Para atingir o objetivo
realizei pesquisa bibliográfica e documental e observações in loco para: i. sistematizar as
contribuições teóricas à Educação Escolar Indígena; ii. identificar e selecionar informações
sobre o arumã e arte Baniwa na confecção de cestarias e; iii. Identificar elementos de articulação
intercultural e interdisciplinar dos componentes curriculares do segundo ano do ensino
fundamental indígena. A pesquisa foi realizada a partir de minha experiência como educador
na Escola Municipal Indígena João de Oliveira, Comunidade Areal, estrada de Camanaus,
município de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. A Educação Escolar Indígena corresponde
ao processo de produção e transmissão de conhecimento material e imaterial entre gerações a
partir do cotidiano compartilhado na comunidade e na escola. Os saberes indígenas expressos
no trabalho, nos rituais, na história do povo e tudo o mais que represente a cultura e o saber
local podem e devem fazer parte do espaço escolar. A diversidade e riqueza do saber Baniwa
sobre a planta de arumã e a produção de cestarias a partir da fibra extraída da espécie
demonstrou ser um tema pertinente ao ensino intercultural e interdisciplinar indígena. Portanto,
educar a partir de experiências vivenciadas pelos educandos no lugar onde vivem pode
favorecer o entendimento do que acontece no dia a dia das famílias e contribuir para a
valorização, a manutenção e a revitalização dos saberes e línguas indígenas. Essa aproximação
da escola à realidade estimula os comentários, os questionamentos e as respostas assim como o
desenvolvimento das habilidades de comunicação oral e escrita dos educandos. |