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Dissertação
Prática docente na Educação Ambiental nas escolas públicas de Humaitá - AM
A preocupação mundial com os efeitos advindos da questão ambiental gerou sucessivas conferências para discutir os problemas que afetam o planeta. Com isso, temos a Educação Ambiental sendo um meio pedagógico para trabalhar temas vinculados a questão ambiental, tendo a possibilidade de ser desenvo...
Autor principal: | Castelo Branco, Márcia Trigueiro |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1477331854415623 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8501 |
Resumo: |
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A preocupação mundial com os efeitos advindos da questão ambiental gerou sucessivas
conferências para discutir os problemas que afetam o planeta. Com isso, temos a Educação
Ambiental sendo um meio pedagógico para trabalhar temas vinculados a questão ambiental,
tendo a possibilidade de ser desenvolvida em múltiplos espaços, incluindo o ambiente escolar.
Considerando que na atualidade essa ação é necessária em decorrência do agravamento que
ocorre em todas as regiões do Brasil, especificamente na Região Amazônica, com o crescimento
dos índices de queimadas, desmatamento, aumento das áreas para agricultura e pecuária,
invasões de terras indígenas, entre outros, colocando em risco todos os ecossistemas que estão
presentes na região, pois sofrem interferência de todos os aspectos ambientalmente degradantes.
Desta forma, o objetivo geral desta dissertação foi identificar as práticas pedagógicas da
educação ambiental em disciplinas regulares das séries finais do Ensino Fundamental II (6o ao
9o ano) nas escolas da zona urbana do município de Humaitá-AM. Participaram da mesma treze
servidores de duas escolas estaduais, sendo dez professores, duas pedagogas e um gestor. A
pesquisa é qualitativa, e utilizou os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica e
documental. O instrumento para a coleta de dados foi o questionário virtual semiestruturado
por meio do google forms e para a leitura dos dados foi empregada análise de conteúdo. Os
resultados obtidos demostram que os participantes docentes se desdobram para inserir
atividades de educação ambiental na sua prática; apareceram situações em que as informações
ainda estão fragmentadas até para eles, gerando algumas confusões de quem deveria realizar as
atividades. Relataram que para desenvolver as atividades passam por várias dificuldades, como
falta de interesse do discente e dos responsáveis para estimular o discente a participação.
Verificou-se que ainda predomina a macrotendência conservacionista da Educação Ambiental.
Assim, a fragmentação do tema no ambiente escolar prejudica uma compreensão mais crítica
acerca da temática socioambiental. É importante conhecer as limitações que existem na
realização de atividades no ambiente escolar, objetivando visualizar as possibilidades de
mudança para uma educação ambiental crítica. Deve ser valorizado momentos de troca de
experiências, estabelecer diálogos entre os vários atores que afetam e são afetados pelos danos
ambientais, como por exemplo o destino dos resíduos sólidos que é tão trabalhado no ambiente
escolar, mas é de difícil resolução. Na educação brasileira é preciso romper paradigmas e pensar
o processo educacional como dever de todos. A educação não se faz somente com a figura do
professor e do discente, como muitos evidenciam, por trás de uma escola existe um considerado
número de servidores em outras funções que corroboram para o desenvolvimento do processo
educacional, bem como a comunidade externa. É preciso chamar esses profissionais e
indivíduos para atuarem em parceira com os professores na elaboração de projetos e estratégias
para proporcionar uma educação ambiental crítica. |