Dissertação

Educação ambiental na formação dos discentes de pedagogia da FACED-UFAM: perspectivas em diálogo com o ser e o fazer “ecoativo”

O ambiente e suas transformações passaram a fazer parte dos principais temas discutidos na contemporaneidade, assim como abordagens ambientalistas e associado a estas temáticas, a Educação Ambiental. Este estudo teve como objetivo geral analisar como a Educação Ambiental tem sido compreendida e inte...

ver descrição completa

Autor principal: Martins, Natália dos Reis
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/1494463294322159, https://orcid.org/0000-0003-2439-3227/print
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9436
Resumo:
O ambiente e suas transformações passaram a fazer parte dos principais temas discutidos na contemporaneidade, assim como abordagens ambientalistas e associado a estas temáticas, a Educação Ambiental. Este estudo teve como objetivo geral analisar como a Educação Ambiental tem sido compreendida e integrada na Formação dos discentes de Pedagogia, relacionando-a com os propósitos do Ser e o Fazer “EcoAtivo. Foi orientada por três objetivos específicos: 1) Identificar a concepção que os discentes possuem sobre a temática educação ambiental; 2) Identificar como a temática educação ambiental está integrada à formação pedagógica dos discentes de pedagogia; 3) Analisar a relação entre as concepções, forma de integração da educação ambiental no processo de formação dos discentes de pedagogia com os propósitos do Ser e o Fazer “EcoAtivo”. A metodologia utilizada quanto a natureza é uma pesquisa básica, paradigma interpretativo com abordagem, qualitativa. Pesquisa de campo, utilização de questionário para coleta de dados e análise de documentos. O método utilizado é hermenêutico dialético, seguindo os momentos de Habermas. A pesquisa foi realizada via Google Meet, em decorrência que as aulas neste período estavam sendo realizadas de forma remota, devido ao quadro pandêmico da COVID 19 e seguiu todas as orientações da legislação vigente. Como instrumento de coleta foi utilizado um questionário de perguntas abertas via Google Forms. Os sujeitos participantes foram os estudantes da matéria educação ambiental dos semestres 2021.2 e 2022.1 de faixa etária entre 20 e 24 anos a maioria do sexo feminino. A análise documental foi realizada consultando as leis sobre Educação Ambiental e documentos da UFAM e do curso de Pedagogia da FACED (PPCs e PEs) utilizados pelos docentes da disciplina. A análise dos dados obtidos da fala dos estudantes participantes da pesquisa articulou-se considerando as categorias emergentes em cada seção avaliada. Os resultados evidenciam que a concepção dos estudantes em educação ambiental é bastante simplista e naturalista. Em relação a forma de integração no curso de Pedagogia os estudantes não demonstraram conhecimento suficiente a respeito das leis, programas e planos pedagógicos evidenciando uma necessidade de aprendizagem e de sentido de pertencimento na FACED-UFAM. Os documentos analisados determinam que a educação ambiental seja oferecida de forma transversal. Existem recomendações para o ensino, valorização e desenvolvimentos de atitudes, porém sem metodologias específicas para o alcançá-las. A proposta de diálogo com a base filosófica do Ser e Fazer “EcoAtivo” constitui uma alternativa para melhorar a qualidade de ensino-formação de Educação Ambiental com propósito de oferecer dinamismo ao curso de Pedagogia da FACED-UFAM que consolida sua atuação através da docência, investigação e extensão.