Relatório de Pesquisa

O Tempo e o Espaço do Brincar na Educação Infantil: um estudo em uma escola do município de Parintins/AM

O presente trabalho pretende caracterizar, definir e questionar igualmente o tempo e o espaço reservado por uma instituição ensino de Educação Infantil para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao brincar, explicitando a forma como o fazem. Temos notado que criar condições para o brincar est...

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Autor principal: Andreza Damasceno Silva da Silva
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3234
Resumo:
O presente trabalho pretende caracterizar, definir e questionar igualmente o tempo e o espaço reservado por uma instituição ensino de Educação Infantil para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao brincar, explicitando a forma como o fazem. Temos notado que criar condições para o brincar está sendo transferido, cada dia mais, do núcleo familiar para a esfera institucional mais ampla como creches, escolas e centros de lazer. No entanto, como a criança aprende a brincar muito cedo, ela precisa de alguém, de um outro significativo, disponível para brincar com ela. Mas será que o brincar é entendido e valorizado, principalmente pelas pessoas que cuidam e educam as crianças? Em que medida essas pessoas dão espaço, oferecendo tempo e oportunidades para o brincar? Procuramos entender estas questões que constituem o núcleo central desta pesquisa e que tem como objetivo geral compreender como se organiza o tempo e o espaço do brincar em uma instituição de Educação Infantil localizada no município de Parintins.