Dissertação

Contribuições do digital para a formação do leitor literário: interações na leitura de “A hora da estrela”

This paper discusses, in an interdisciplinary perspective that brings together studies of literary literacy, digital literacy and creative writing, teaching strategies with a look at literary reader training in the school context. It consists of ongoing research in progress that aims to investiga...

ver descrição completa

Autor principal: Freitas, Márcia Regina Silva
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/1730
id ir-11612-1730
recordtype dspace
spelling ir-11612-17302020-02-20T06:01:15Z Contribuições do digital para a formação do leitor literário: interações na leitura de “A hora da estrela” Freitas, Márcia Regina Silva Silva, Luiza Helena Oliveira da Letramento literário; Letramento digital e escrita criativa; Regimes de interação; literary literacy; digital literacy and creative writing; interaction methods CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES This paper discusses, in an interdisciplinary perspective that brings together studies of literary literacy, digital literacy and creative writing, teaching strategies with a look at literary reader training in the school context. It consists of ongoing research in progress that aims to investigate the production of meaning in reading workshops and creative writing, through the mediation of digital interactivity. The collection and analysis of data is performed from the application of a Didactic Unit (UD), and class in the development process with third year students of a high school center in Araguaína-TO. UD Practical activities are being applied, centered on shared reading of the novel The Hour of the Star, by Clarice Lispector. As a final result of the sequence of activities, we intend to create a fanpage for posts of production and as a record of student interaction. For the analysis of the data generated, mobilized beyond the perspective of literacy and creative writing sociosemiotic, specifically considering the interaction of methods proposed by Landowski (2001.2014): programming, manipulation, adjustment and assent. In this sense, the analysis will be guided to the understanding of the meanings that are built in the process experience, considering the production of meaning from the interaction between subjects (teacher and students) in school and in the virtual environment. In view of the benefits resulting from digital inclusion in the educational context, research beckons issues related to new ways of teaching and learning based on the student's profile in contemporaneity. Este trabalho discute, sob uma perspectiva interdisciplinar que reúne estudos do letramento literário, do letramento digital e da escrita criativa, estratégias didáticas com vistas à formação de leitor literário no contexto escolar. Consiste em uma pesquisa-ação em andamento que objetiva investigar a produção de sentido em oficinas de leitura e escrita criativa, por mediação da interatividade digital. A coleta e análise dos dados é realizada a partir da aplicação de uma Unidade Didática (UD), e, processo de desenvolvimento em turma com os alunos do terceiro ano de um Centro de Ensino Médio em Araguaína-TO. Nessa UD, estão sendo aplicadas atividades práticas em torno da leitura compartilhada do romance ˝A hora da estrela˝, de Clarice Lispector. Como resultado final da sequência de atividades, propomo-nos criar uma fanpage para postagens das produções e registro da interação dos alunos. Para a análise dos dados gerados, mobilizamos, além da perspectiva do letramento e da escrita criativa, a sociossemiótica, mais especificamente considerando os regimes de interação propostos por LANDOWSKI (2001,2014): programação, manipulação, ajustamento e assentimento. Nesse sentido, as análises orientar-se-ão para a compreensão dos sentidos que se constroem na experiência em processo, considerando a produção de sentidos a partir da interação entre os sujeitos (professora e alunos) na escola e no ambiente virtual. Tendo em vista as contribuições decorrentes da inclusão digital no âmbito pedagógico, a investigação acena para questões relacionadas às novas formas de ensinar e aprender em função do perfil do aluno na contemporaneidade. 2020-02-19T13:54:11Z 2020-02-19T13:54:11Z 2016-11-30 Dissertação FREITAS, Márcia Regina Silva. Contribuições do digital para a formação do leitor literário: interações na leitura de “A hora da estrela”.2016.157f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Araguaína, 2016. http://hdl.handle.net/11612/1730 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Pós-Graduação em Letras - ProfLetras Araguaína
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Letramento literário; Letramento digital e escrita criativa; Regimes de interação; literary literacy; digital literacy and creative writing; interaction methods
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Letramento literário; Letramento digital e escrita criativa; Regimes de interação; literary literacy; digital literacy and creative writing; interaction methods
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Freitas, Márcia Regina Silva
Contribuições do digital para a formação do leitor literário: interações na leitura de “A hora da estrela”
topic_facet Letramento literário; Letramento digital e escrita criativa; Regimes de interação; literary literacy; digital literacy and creative writing; interaction methods
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This paper discusses, in an interdisciplinary perspective that brings together studies of literary literacy, digital literacy and creative writing, teaching strategies with a look at literary reader training in the school context. It consists of ongoing research in progress that aims to investigate the production of meaning in reading workshops and creative writing, through the mediation of digital interactivity. The collection and analysis of data is performed from the application of a Didactic Unit (UD), and class in the development process with third year students of a high school center in Araguaína-TO. UD Practical activities are being applied, centered on shared reading of the novel The Hour of the Star, by Clarice Lispector. As a final result of the sequence of activities, we intend to create a fanpage for posts of production and as a record of student interaction. For the analysis of the data generated, mobilized beyond the perspective of literacy and creative writing sociosemiotic, specifically considering the interaction of methods proposed by Landowski (2001.2014): programming, manipulation, adjustment and assent. In this sense, the analysis will be guided to the understanding of the meanings that are built in the process experience, considering the production of meaning from the interaction between subjects (teacher and students) in school and in the virtual environment. In view of the benefits resulting from digital inclusion in the educational context, research beckons issues related to new ways of teaching and learning based on the student's profile in contemporaneity.
author_additional Silva, Luiza Helena Oliveira da
author_additionalStr Silva, Luiza Helena Oliveira da
format Dissertação
author Freitas, Márcia Regina Silva
title Contribuições do digital para a formação do leitor literário: interações na leitura de “A hora da estrela”
title_short Contribuições do digital para a formação do leitor literário: interações na leitura de “A hora da estrela”
title_full Contribuições do digital para a formação do leitor literário: interações na leitura de “A hora da estrela”
title_fullStr Contribuições do digital para a formação do leitor literário: interações na leitura de “A hora da estrela”
title_full_unstemmed Contribuições do digital para a formação do leitor literário: interações na leitura de “A hora da estrela”
title_sort contribuições do digital para a formação do leitor literário: interações na leitura de “a hora da estrela”
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2020
url http://hdl.handle.net/11612/1730
_version_ 1787134206873174016
score 11.653393