Dissertação

As representações da Cabanagem no livro didático: uso da imagética no ensino de História

The present work makes a study on the form of apprehension of the historical movement denominated "Cabanagem" in students of the Municipal School Terezinha de Jesus. For this purpose, we constitute the research in some stages. First, we carry out a study of the constitution of the memory of Caban...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Edilson Silva dos
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/1735
id ir-11612-1735
recordtype dspace
spelling ir-11612-17352020-02-20T06:01:23Z As representações da Cabanagem no livro didático: uso da imagética no ensino de História Santos, Edilson Silva dos Manieri, Dagmar Cabanagem; Representação; Livro Didático de História. Período Regencial no Brasil; Representation; Didactic Book of History. Regencial Period in Brazil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA The present work makes a study on the form of apprehension of the historical movement denominated "Cabanagem" in students of the Municipal School Terezinha de Jesus. For this purpose, we constitute the research in some stages. First, we carry out a study of the constitution of the memory of Cabanagem; in a second stage, we tried to apprehend the figure of the cabin in the didactic book of the Araribá Project, Historiar, History, Society and Citizenship, and especially the Mosaic Project of Scipione 8th year of History. In the last step, we held a workshop with the objective of collecting the data relevant to the effectiveness of the proposition chapter. As a hypothesis, one can see that Cabanagem's conception of the movement is plural, since in the course of this work the idea was constructed, that Cabanagem is a multiple and heterogeneous movement, so it would assume more than one meaning. The majority objective of the hut movement was the fight against all type of espoliação of the Amazonian man, and the desmandos of the regencial government. O presente trabalho realiza um estudo sobre a forma de apreensão do movimento histórico denominado “Cabanagem” em alunos da Escola Municipal Terezinha de Jesus. Para tal intento, constituímos a pesquisa em algumas etapas. Primeiro, realizamos um estudo da constituição da memória da Cabanagem; em uma segunda etapa, procuramos apreender a figura do cabano no livro didático das Coleções Projeto Araribá, Historiar, História Sociedade e Cidadania e principalmente o Projeto Mosaico da Editora Scipione 8° ano de História. Na última etapa, realizamos uma oficina com o objetivo de coletar os dados relevantes para a efetivação do capítulo propositivo. A título de hipótese, percebe-se que a concepção do movimento da Cabanagem é plural, uma vez que ao longo deste trabalho foi construída a ideia a qual a Cabanagem é um movimento múltiplo e heterogêneo, logo ele assumiria mais de um significado. O objetivo majoritário do movimento cabano era a luta contra todo tipo de espoliação do homem amazônico, bem como os desmandos do governo regencial. 2020-02-19T14:44:20Z 2020-02-19T14:44:20Z 2018-10-10 Dissertação SANTOS, Edilson Silva dos. As representações da Cabanagem no livro didático: uso da imagética no ensino de História. 2018.116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Araguaína, 2018. http://hdl.handle.net/11612/1735 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória Araguaína
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Cabanagem; Representação; Livro Didático de História. Período Regencial no Brasil; Representation; Didactic Book of History. Regencial Period in Brazil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
spellingShingle Cabanagem; Representação; Livro Didático de História. Período Regencial no Brasil; Representation; Didactic Book of History. Regencial Period in Brazil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Santos, Edilson Silva dos
As representações da Cabanagem no livro didático: uso da imagética no ensino de História
topic_facet Cabanagem; Representação; Livro Didático de História. Período Regencial no Brasil; Representation; Didactic Book of History. Regencial Period in Brazil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description The present work makes a study on the form of apprehension of the historical movement denominated "Cabanagem" in students of the Municipal School Terezinha de Jesus. For this purpose, we constitute the research in some stages. First, we carry out a study of the constitution of the memory of Cabanagem; in a second stage, we tried to apprehend the figure of the cabin in the didactic book of the Araribá Project, Historiar, History, Society and Citizenship, and especially the Mosaic Project of Scipione 8th year of History. In the last step, we held a workshop with the objective of collecting the data relevant to the effectiveness of the proposition chapter. As a hypothesis, one can see that Cabanagem's conception of the movement is plural, since in the course of this work the idea was constructed, that Cabanagem is a multiple and heterogeneous movement, so it would assume more than one meaning. The majority objective of the hut movement was the fight against all type of espoliação of the Amazonian man, and the desmandos of the regencial government.
author_additional Manieri, Dagmar
author_additionalStr Manieri, Dagmar
format Dissertação
author Santos, Edilson Silva dos
title As representações da Cabanagem no livro didático: uso da imagética no ensino de História
title_short As representações da Cabanagem no livro didático: uso da imagética no ensino de História
title_full As representações da Cabanagem no livro didático: uso da imagética no ensino de História
title_fullStr As representações da Cabanagem no livro didático: uso da imagética no ensino de História
title_full_unstemmed As representações da Cabanagem no livro didático: uso da imagética no ensino de História
title_sort as representações da cabanagem no livro didático: uso da imagética no ensino de história
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2020
url http://hdl.handle.net/11612/1735
_version_ 1787134987116478464
score 11.755432