Monografia

Transtorno do espectro autista: um olhar acerca das práticas docentes nas aulas de educação física em Tocantinópolis.

Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder where communication difficulties, social interaction, repetitive and stereotyped behavior patterns occur together with restricted interests. Studies show that teachers who work with physical education at school feel limited and ins...

ver descrição completa

Autor principal: Pimentel, Kamilah Borges
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Assuntos:
PE
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/2309
id ir-11612-2309
recordtype dspace
spelling ir-11612-23092021-03-02T06:01:26Z Transtorno do espectro autista: um olhar acerca das práticas docentes nas aulas de educação física em Tocantinópolis. Pimentel, Kamilah Borges Antunez, Bruno Fernandes Transtorno do Espectro Autista Inclusão Educação Física Professor Autistic Spectrum Disorder Inclusion PE Teacher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder where communication difficulties, social interaction, repetitive and stereotyped behavior patterns occur together with restricted interests. Studies show that teachers who work with physical education at school feel limited and insecure in including students with and without disabilities in the same class. The present work aimed to identify the teaching practices and difficulties in physical education classes that present students diagnosed with ASD in the public school system in the city of Tocantinópolis-TO. In methodological terms, this research is characterized as observational, transversal, descriptive and with a qualitative and quantitative approach, using a form with open and closed questions applied through structured interviews with teachers from municipal and state schools. The results showed that a large part of the teachers did not have adequate preparation or training to work with the said audience of students, although not all had difficulties, and those who did not use any methodology to include them because they do not know how to intervene. It is concluded that most of the teachers emphasized the importance of the family group and caregivers of the students for their inclusion in the classes and that the flaws in the training and qualification are present during and after the graduation independent of the course, making the teaching practice difficult in what it says respect to Physical Education classes that teachers must include students with ASD. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento onde ocorre dificuldades de comunicação, interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados juntamente com interesses restritos.Estudos comprovam que professores que trabalham com a educação física escolar sentem-se limitados e inseguros em incluir na mesma turma alunos com e sem deficiência. O presente trabalho teve como objetivo identificar as práticas e dificuldades docentes nas aulas de educação física que apresentam alunos com diagnóstico de TEA na rede pública de ensino da cidade de Tocantinópolis-TO. Em termos metodológicos esta pesquisa é caracterizada comoobservacional do tipo transversal, descritiva e de abordagem qualitativa e quantitativa,utilizou-se um formulário com questões abertas e fechadas aplicado por meio de entrevista estruturada com professores das escolas municipais e estaduais.Os resultados demonstraram que grande parte dos professores não tiveram preparação ou formação adequada para trabalhar com o referido público de alunos, apesar disso nem todos tiveram dificuldades, e os que tiveram não utilizam nenhuma metodologia para incluí-los por não saber como intervir. Conclui-se que maior parte dos professores enfatizaram a importância do grupo familiar e cuidadores dos alunos para a inclusão dos mesmos nas aulas e que as falhas na formação e qualificação estão presentes durante e após a graduação independente do curso, dificultando a prática docente no que diz respeito às aulas de Educação Física que os professores devem incluir alunos com TEA. 2021-03-01T15:32:07Z 2021-03-01T15:32:07Z 2020-12-07 Monografia Pimentel, Kamilah Borges. Transtorno do espectro autista: um olhar acerca das práticas docentes nas aulas de educação física em Tocantinópolis. 2020. 42 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Educação Física - Campus Universitário de Tocantinópolis TO. http://hdl.handle.net/11612/2309 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO FÍSICA Tocantinópolis Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Transtorno do Espectro Autista
Inclusão
Educação Física
Professor
Autistic Spectrum Disorder
Inclusion
PE
Teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
spellingShingle Transtorno do Espectro Autista
Inclusão
Educação Física
Professor
Autistic Spectrum Disorder
Inclusion
PE
Teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Pimentel, Kamilah Borges
Transtorno do espectro autista: um olhar acerca das práticas docentes nas aulas de educação física em Tocantinópolis.
topic_facet Transtorno do Espectro Autista
Inclusão
Educação Física
Professor
Autistic Spectrum Disorder
Inclusion
PE
Teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
description Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder where communication difficulties, social interaction, repetitive and stereotyped behavior patterns occur together with restricted interests. Studies show that teachers who work with physical education at school feel limited and insecure in including students with and without disabilities in the same class. The present work aimed to identify the teaching practices and difficulties in physical education classes that present students diagnosed with ASD in the public school system in the city of Tocantinópolis-TO. In methodological terms, this research is characterized as observational, transversal, descriptive and with a qualitative and quantitative approach, using a form with open and closed questions applied through structured interviews with teachers from municipal and state schools. The results showed that a large part of the teachers did not have adequate preparation or training to work with the said audience of students, although not all had difficulties, and those who did not use any methodology to include them because they do not know how to intervene. It is concluded that most of the teachers emphasized the importance of the family group and caregivers of the students for their inclusion in the classes and that the flaws in the training and qualification are present during and after the graduation independent of the course, making the teaching practice difficult in what it says respect to Physical Education classes that teachers must include students with ASD.
author_additional Antunez, Bruno Fernandes
author_additionalStr Antunez, Bruno Fernandes
format Monografia
author Pimentel, Kamilah Borges
title Transtorno do espectro autista: um olhar acerca das práticas docentes nas aulas de educação física em Tocantinópolis.
title_short Transtorno do espectro autista: um olhar acerca das práticas docentes nas aulas de educação física em Tocantinópolis.
title_full Transtorno do espectro autista: um olhar acerca das práticas docentes nas aulas de educação física em Tocantinópolis.
title_fullStr Transtorno do espectro autista: um olhar acerca das práticas docentes nas aulas de educação física em Tocantinópolis.
title_full_unstemmed Transtorno do espectro autista: um olhar acerca das práticas docentes nas aulas de educação física em Tocantinópolis.
title_sort transtorno do espectro autista: um olhar acerca das práticas docentes nas aulas de educação física em tocantinópolis.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url http://hdl.handle.net/11612/2309
_version_ 1787134839943593984
score 11.653393