Monografia

A avaliação da aprendizagem e a BNCC: possíveis articulações na construção de habilidades e competências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem

The main objective of the present paper is to present assessment in basic education as a pedagogical resource at service of the construction of the teaching and learning process and it complementarily aimed to deepen the discussion on evaluation instruments that become formative, either for teachers...

ver descrição completa

Autor principal: Carmo, Gabriela Fernanda do
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/2644
id ir-11612-2644
recordtype dspace
spelling ir-11612-26442021-04-14T06:01:30Z A avaliação da aprendizagem e a BNCC: possíveis articulações na construção de habilidades e competências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem Carmo, Gabriela Fernanda do Stach-Haertel, Brigitte Ursula BNCC; Avaliação; Ensino; Aprendizagem. BNCC; Avaliação; Ensino; Aprendizagem. The main objective of the present paper is to present assessment in basic education as a pedagogical resource at service of the construction of the teaching and learning process and it complementarily aimed to deepen the discussion on evaluation instruments that become formative, either for teachers or students. For this purpose, the BNCC was covered (in Portuguese, Base Nacional Comum Curricular – Common Curricular National Base, a normative document which defines the organic and progressive essential learning goals that students are to develop as they advance through school). This document proposes a different approach towards assessment of student performance, students who will develop their knowledge through the reach of competences and skills. The paper presents different concepts of assessment, and they lead us to reflect on how to use this tool for the effective construction of learning, making the dialogue between teacher and student in the different evaluative dimensions essential. It made the importance of reflection by the teachers in their pedagogical practices quite clear, as well as student participation in recognizing their progress and difficulties. The methodology used was bibliographic research, which gave theoretical support to the concepts presented throughout this discussion. It is evident that the assessment should take place throughout the teaching and learning process, far beyond the specific tests that prove the knowledge acquired, contributing positively to the academic trajectory of the students and the self-reflective teacher. O presente trabalho tem como objetivo central apresentar a avaliação da educação básica enquanto recurso pedagógico a serviço da construção do processo de ensino e aprendizagem e objetivou complementarmente aprofundar a discussão sobre instrumentos avaliativos que se façam formativos seja de professores ou de alunos. Para isto, foi abordada a BNCC, documento que propõe um olhar diferenciado para a avaliação dos estudantes, os quais desenvolverão o seu conhecimento por meio do alcance de competências e habilidades. Apresentam-se diferentes conceitos de avaliação, os quais nos levam a reflexão de como utilizar esta ferramenta para a construção efetiva da aprendizagem, tornando imprescindível o diálogo entre professor e aluno nas diferentes dimensões avaliativas demonstrando a importância da reflexão do professor em sua prática pedagógica e da participação do aluno no reconhecimento de seus avanços e dificuldades. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a qual deu suporte teórico aos conceitos apresentados ao longo da presente discussão. Evidencia-se que a avaliação deveria ocorrer durante todo o processo de ensino e aprendizagem, para muito além dos exames pontuais comprobatórios do conhecimento adquirido, contribuindo positivamente na trajetória acadêmica dos estudantes e do professor autorreflexivo. 2021-04-13T13:55:58Z 2021-04-13T13:55:58Z 2021-04-13 Monografia CARMO, Gabriela Fernanda do. A avaliação da aprendizagem e a BNCC: possíveis articulações na construção de habilidades e competências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem. 2020. 39 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2020. http://hdl.handle.net/11612/2644 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema Pedagogia Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic BNCC; Avaliação; Ensino; Aprendizagem.
BNCC; Avaliação; Ensino; Aprendizagem.
spellingShingle BNCC; Avaliação; Ensino; Aprendizagem.
BNCC; Avaliação; Ensino; Aprendizagem.
Carmo, Gabriela Fernanda do
A avaliação da aprendizagem e a BNCC: possíveis articulações na construção de habilidades e competências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem
topic_facet BNCC; Avaliação; Ensino; Aprendizagem.
BNCC; Avaliação; Ensino; Aprendizagem.
description The main objective of the present paper is to present assessment in basic education as a pedagogical resource at service of the construction of the teaching and learning process and it complementarily aimed to deepen the discussion on evaluation instruments that become formative, either for teachers or students. For this purpose, the BNCC was covered (in Portuguese, Base Nacional Comum Curricular – Common Curricular National Base, a normative document which defines the organic and progressive essential learning goals that students are to develop as they advance through school). This document proposes a different approach towards assessment of student performance, students who will develop their knowledge through the reach of competences and skills. The paper presents different concepts of assessment, and they lead us to reflect on how to use this tool for the effective construction of learning, making the dialogue between teacher and student in the different evaluative dimensions essential. It made the importance of reflection by the teachers in their pedagogical practices quite clear, as well as student participation in recognizing their progress and difficulties. The methodology used was bibliographic research, which gave theoretical support to the concepts presented throughout this discussion. It is evident that the assessment should take place throughout the teaching and learning process, far beyond the specific tests that prove the knowledge acquired, contributing positively to the academic trajectory of the students and the self-reflective teacher.
author_additional Stach-Haertel, Brigitte Ursula
author_additionalStr Stach-Haertel, Brigitte Ursula
format Monografia
author Carmo, Gabriela Fernanda do
title A avaliação da aprendizagem e a BNCC: possíveis articulações na construção de habilidades e competências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem
title_short A avaliação da aprendizagem e a BNCC: possíveis articulações na construção de habilidades e competências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem
title_full A avaliação da aprendizagem e a BNCC: possíveis articulações na construção de habilidades e competências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr A avaliação da aprendizagem e a BNCC: possíveis articulações na construção de habilidades e competências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed A avaliação da aprendizagem e a BNCC: possíveis articulações na construção de habilidades e competências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem
title_sort avaliação da aprendizagem e a bncc: possíveis articulações na construção de habilidades e competências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url http://hdl.handle.net/11612/2644
_version_ 1787134765993820160
score 11.755432