Monografia

Formação de professores (as) no curso de Pedagogia campus de Miracema (TO) e as contribuições para o ensino da matemática nos anos iniciais: um estudo na turma de concluintes de 2020/1

The present work has as general objective to understand the process of formation of pedagogical teachers for the teaching of Mathematics for the initial years in the Course of Pedagogy, Campus of Miracema do Tocantins - TO, mainly in the class of graduates 2020/1. We seek to reflect on the formation...

ver descrição completa

Autor principal: Barros, Luso Pereira
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/2707
id ir-11612-2707
recordtype dspace
spelling ir-11612-27072021-05-12T06:01:42Z Formação de professores (as) no curso de Pedagogia campus de Miracema (TO) e as contribuições para o ensino da matemática nos anos iniciais: um estudo na turma de concluintes de 2020/1 Barros, Luso Pereira Andrade, Kalina Lígia Almeida de Brito Formação de professores; Ensino; Matemática; Metodologia. Formação de professores; Ensino; Matemática; Metodologia. The present work has as general objective to understand the process of formation of pedagogical teachers for the teaching of Mathematics for the initial years in the Course of Pedagogy, Campus of Miracema do Tocantins - TO, mainly in the class of graduates 2020/1. We seek to reflect on the formation of the pedagogue for teaching mathematics in the early years, to identify the difficulties in understanding the methodologies for teaching mathematics for the initial years in the Pedagogy course and to debate the relationship between theory / practice in the education of the pedagogue for the mathematics in the early years. As a methodology, we use the quantitative / qualitative approach accompanied by bibliographic research, and as a data collection instrument provided a questionnaire with 10 (ten) closed questions via online regarding what the academics thought of the subject of Mathematics. The theoretical framework was based on BNCC, Bzrezinski (2007), Andrade (2017), Lorenzato (2006), Fragoso (2001), Auerbach (1939) highlighted another brief report on the History of Pedagogy, Teacher Education that regulate the discipline of Mathematics for the initial grades, going through the mathematical literacy approached by the BNCC and an overview of the mathematical experiences taken in the Pedagogy course as the internship and the Interdisciplinary Laboratory of Pedagogical Practices. From the research we observed that academics do not identify much with Mathematics, but that they leave the course compared to the methodologies learned in this discipline and that they feel able to teach it. However, we observed through experiences during the course that the biggest problem for students is the lack of basic mathematical content. O presente trabalho tem como objetivo geral compreender o processo formação de professores pedagogos para o ensino da Matemática para os anos iniciais no Curso de Pedagogia, Campus de Miracema do Tocantins–TO, principalmente na turma de concluintes 2020/1. Buscamos refletir sobre a formação do pedagogo para o ensino de Matemática nos anos iniciais, identificar as dificuldades em compreender as metodologias para o ensino de matemática para os anos iniciais no curso de Pedagogia e debater a relação entre teoria/prática na formação do pedagogo para a matemática nos anos iniciais. Como metodologia valemo-nos da abordagem quantitativo/qualitativa acompanhada da pesquisa bibliográfica, e como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com 10 (dez) questões fechadas via online a respeito do que os acadêmicos acharam da disciplina de Matemática. O referencial teórico teve como base a BNCC, Bzrezinski (2007), Andrade (2017), Lorenzato (2006), Fragoso (2001), Auerbach (1939) dentre outros apresentando um breve relato sobre a História da Pedagogia, Formação do Professor apontando documentos que regulamentam a disciplina de Matemática para as séries iniciais, perpassando pela alfabetização matemática abordada pela BNCC e apresentando um apanhado sobre as experiências matemáticas tidas no curso de Pedagogia como o estágio e o Laboratório Interdisciplinar de Práticas Pedagógicas. Da pesquisa observamos que os acadêmicos não se identificam muito com a Matemática, mas que saem do curso satisfeitos com as metodologias apreendidas nesta disciplina e que se sentem aptos a leciona-la. Porém observamos por meio das experiências durante o curso que o problema maior dos alunos é a falta de base dos conteúdos matemáticos. 2021-05-11T12:29:52Z 2021-05-11T12:29:52Z 2021-05-11 Monografia BARROS, Luso Pereira. Formação de professores (as) no curso de Pedagogia campus de Miracema (TO) e as contribuições para o ensino da matemática nos anos iniciais: um estudo na turma de concluintes de 2020/1. 2020. 51 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2020. http://hdl.handle.net/11612/2707 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema Pedagogia Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Formação de professores; Ensino; Matemática; Metodologia.
Formação de professores; Ensino; Matemática; Metodologia.
spellingShingle Formação de professores; Ensino; Matemática; Metodologia.
Formação de professores; Ensino; Matemática; Metodologia.
Barros, Luso Pereira
Formação de professores (as) no curso de Pedagogia campus de Miracema (TO) e as contribuições para o ensino da matemática nos anos iniciais: um estudo na turma de concluintes de 2020/1
topic_facet Formação de professores; Ensino; Matemática; Metodologia.
Formação de professores; Ensino; Matemática; Metodologia.
description The present work has as general objective to understand the process of formation of pedagogical teachers for the teaching of Mathematics for the initial years in the Course of Pedagogy, Campus of Miracema do Tocantins - TO, mainly in the class of graduates 2020/1. We seek to reflect on the formation of the pedagogue for teaching mathematics in the early years, to identify the difficulties in understanding the methodologies for teaching mathematics for the initial years in the Pedagogy course and to debate the relationship between theory / practice in the education of the pedagogue for the mathematics in the early years. As a methodology, we use the quantitative / qualitative approach accompanied by bibliographic research, and as a data collection instrument provided a questionnaire with 10 (ten) closed questions via online regarding what the academics thought of the subject of Mathematics. The theoretical framework was based on BNCC, Bzrezinski (2007), Andrade (2017), Lorenzato (2006), Fragoso (2001), Auerbach (1939) highlighted another brief report on the History of Pedagogy, Teacher Education that regulate the discipline of Mathematics for the initial grades, going through the mathematical literacy approached by the BNCC and an overview of the mathematical experiences taken in the Pedagogy course as the internship and the Interdisciplinary Laboratory of Pedagogical Practices. From the research we observed that academics do not identify much with Mathematics, but that they leave the course compared to the methodologies learned in this discipline and that they feel able to teach it. However, we observed through experiences during the course that the biggest problem for students is the lack of basic mathematical content.
author_additional Andrade, Kalina Lígia Almeida de Brito
author_additionalStr Andrade, Kalina Lígia Almeida de Brito
format Monografia
author Barros, Luso Pereira
title Formação de professores (as) no curso de Pedagogia campus de Miracema (TO) e as contribuições para o ensino da matemática nos anos iniciais: um estudo na turma de concluintes de 2020/1
title_short Formação de professores (as) no curso de Pedagogia campus de Miracema (TO) e as contribuições para o ensino da matemática nos anos iniciais: um estudo na turma de concluintes de 2020/1
title_full Formação de professores (as) no curso de Pedagogia campus de Miracema (TO) e as contribuições para o ensino da matemática nos anos iniciais: um estudo na turma de concluintes de 2020/1
title_fullStr Formação de professores (as) no curso de Pedagogia campus de Miracema (TO) e as contribuições para o ensino da matemática nos anos iniciais: um estudo na turma de concluintes de 2020/1
title_full_unstemmed Formação de professores (as) no curso de Pedagogia campus de Miracema (TO) e as contribuições para o ensino da matemática nos anos iniciais: um estudo na turma de concluintes de 2020/1
title_sort formação de professores (as) no curso de pedagogia campus de miracema (to) e as contribuições para o ensino da matemática nos anos iniciais: um estudo na turma de concluintes de 2020/1
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url http://hdl.handle.net/11612/2707
_version_ 1787134843059961856
score 11.653393