Jornalismo como agente de construção da imagem pública: o governo de Flávio Dino nos editoriais do jornal "O Estado do Maranhão" durante o ano eleitoral de 2018

This study proposes an analysis of the constructed image of the Flávio Dino government through, specifically, the editorials of the printed newspaper O Estado do Maranhão. The observation period is the electoral race year 2018 - January 1 to December 31. The analysis comprises a space of the j...

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Autor principal: Sousa, Suzete Gaia de
Idioma: pt_BR
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/2748
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spelling ir-11612-27482021-05-28T06:02:28Z Jornalismo como agente de construção da imagem pública: o governo de Flávio Dino nos editoriais do jornal "O Estado do Maranhão" durante o ano eleitoral de 2018 Sousa, Suzete Gaia de Ghizoni, Liliam Deisy O Estado do Maranhão; Eleições; Editorial; Jornalismo Político; Jornalismo Regional; The State of Maranhão; Elections; Editorial; Political Journalism; Regional Journalism CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO This study proposes an analysis of the constructed image of the Flávio Dino government through, specifically, the editorials of the printed newspaper O Estado do Maranhão. The observation period is the electoral race year 2018 - January 1 to December 31. The analysis comprises a space of the journalistic vehicle in which there is a declared position, different from what is expected in terms of news content. For the research, the quantitative Content Analysis (AC) methodology was used to survey the texts that mention Dino, Flávio Dino, State Government, Maranhão and PCdoB. The corpus comprises 85 pieces published during the period of analysis. For data analysis, the software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) and Iramuteq were used. Among the main results of this research, we can mention the newspaper's preference for the thematic economy, which indicates an attempt by the newspaper to guide the public debate because this is a topic capable of causing dissatisfaction on State issues. It was also noticed the predominance of negative editorials and the use of the term communist, in the narrative about Flávio Dino to reinforce an anti-communist perception and opposition to Dino. Este estudo propõe uma análise da imagem construída do governo de Flávio Dino por meio, especificamente, dos editoriais do jornal impresso O Estado do Maranhão. Tem-se como período de observação o ano de corrida eleitoral de 2018 – 01 janeiro a 31 de dezembro. A análise compreende um espaço do veículo jornalístico em que há declarada tomada de posição, diferente do esperado quanto ao conteúdo noticioso. Para a pesquisa foi empregada a metodologia de Análise de Conteúdo (AC) quantitativa para levantamento dos textos que fazem menção à Dino, Flávio Dino, Governo do Estado, Maranhão e PCdoB. O corpus compreende 85 peças publicadas durante o período de análise. Para a análise de dados foi utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e o Iramuteq. Dentre os principais resultados desta pesquisa pode-se citar a preferência do jornal pela temática economia, o que indica uma tentativa do jornal de pautar o debate público por ser este um tema capaz de provocar insatisfação sobre questões do Estado. Percebeu-se também a predominância de editoriais negativos e o uso do termo comunista, na narrativa sobre Flávio Dino para reforçar uma percepção anticomunista e de oposição à Dino. 2021-05-27T19:01:01Z 2021-05-27T19:01:01Z 2021-02-22 SOUSA, Suzete Gaia de. Jornalismo como agente de construção da imagem pública: o governo de Flávio Dino nos editoriais do jornal "O Estado do Maranhão" durante o ano eleitoral de 2018. 2021. 111f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2021. http://hdl.handle.net/11612/2748 pt_BR application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
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