Monografia

“Então vamos aprender a brigar, tio?”: os jogos de oposição como possibilidade pedagógica no ensino das lutas na escola.

The present work aimed to understand the point of view of children from the 4th year of elementary school in a public full-time school in the city of Porto Franco - MA, about the struggles, from their cultural productions and pedagogical interventions with definition games. The class listed for t...

ver descrição completa

Autor principal: Neves, Kelvin Jhonn dos Santos
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/3240
id ir-11612-3240
recordtype dspace
spelling ir-11612-32402021-10-29T06:01:04Z “Então vamos aprender a brigar, tio?”: os jogos de oposição como possibilidade pedagógica no ensino das lutas na escola. Neves, Kelvin Jhonn dos Santos Farias, Mayrhon José Abrantes Violência. Jogos de oposição Educação física escolar Violence Distinction games School physical education. CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA The present work aimed to understand the point of view of children from the 4th year of elementary school in a public full-time school in the city of Porto Franco - MA, about the struggles, from their cultural productions and pedagogical interventions with definition games. The class listed for the study was composed of 27 children, 15 boys and 12 girls, aged between 9 and 10 years. That said, we carried out a field research, of an interventional nature, divided into two stages: in the first, a round of conversation took place and the application of thematic drawings with the children, as a way to map introductory understandings these subjects have in relation to the struggles; the second, corresponded to a block of 6 (six) techniques with the content fights, through games of choice, held between the months of September and October of the year 2019, at the school. A qualitative analysis of field records in common perceives that children's initial understanding of struggles, to a large extent, was made up of an association with violent behaviors, apprehended in daily life, inside and outside the school, with strong media appeal. It is concluded, from the interventions, that the distortion in the representation of the fights and the association with the violence theme, previously presented by the children, was re-signified with the games accordingly. O presente trabalho teve como objetivo compreender o ponto de vista de crianças do 4o ano do ensino fundamental de uma escola pública de tempo integral da cidade de Porto Franco – MA, acerca das lutas, a partir de suas produções culturais e de intervenções pedagógicas com os jogos de oposição. A turma sugerida para o estudo foi composta por 27 crianças, sendo 15 meninos e 12 meninas, com faixa etária entre 9 e 10 anos. Isto posto, realizamos uma pesquisa de campo, de caráter interventivo, dividida em duas etapas: na primeira, realizamos uma roda de conversa e sugerimos a elaboração de desenhos temáticos, como forma de mapear compreensões introdutórias desses sujeitos em relação as lutas; a segunda, correspondeu a um bloco de 6 (seis) intervenções com o conteúdo lutas, por meio de jogos de oposição, realizados entre os meses setembro e outubro do ano de 2019, na escola. A análise qualitativa dos registros de campo nos permitiu perceber que a compreensão inicial das crianças acerca das lutas, em larga medida, era composta por uma associação com condutas violentas, apreendidas no cotidiano, dentro e fora da escola, com forte apelo midiático. Conclui-se, a partir das intervenções, que a distorção na representação das lutas e a associação com a temática violência, antes apresentada pelas crianças, foi ressignificada com os jogos de oposição. 2021-10-28T11:30:08Z 2021-10-28T11:30:08Z 2021-04-22 Monografia Neves, Kelvin Jhonn dos Santos. “Então vamos aprender a brigar, tio?”: os jogos de oposição como possibilidade pedagógica no ensino das lutas na escola. 2021. 33 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Educação Física, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/3240 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO FÍSICA Tocantinópolis Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Violência.
Jogos de oposição
Educação física escolar
Violence
Distinction games
School physical education.
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Violência.
Jogos de oposição
Educação física escolar
Violence
Distinction games
School physical education.
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Neves, Kelvin Jhonn dos Santos
“Então vamos aprender a brigar, tio?”: os jogos de oposição como possibilidade pedagógica no ensino das lutas na escola.
topic_facet Violência.
Jogos de oposição
Educação física escolar
Violence
Distinction games
School physical education.
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description The present work aimed to understand the point of view of children from the 4th year of elementary school in a public full-time school in the city of Porto Franco - MA, about the struggles, from their cultural productions and pedagogical interventions with definition games. The class listed for the study was composed of 27 children, 15 boys and 12 girls, aged between 9 and 10 years. That said, we carried out a field research, of an interventional nature, divided into two stages: in the first, a round of conversation took place and the application of thematic drawings with the children, as a way to map introductory understandings these subjects have in relation to the struggles; the second, corresponded to a block of 6 (six) techniques with the content fights, through games of choice, held between the months of September and October of the year 2019, at the school. A qualitative analysis of field records in common perceives that children's initial understanding of struggles, to a large extent, was made up of an association with violent behaviors, apprehended in daily life, inside and outside the school, with strong media appeal. It is concluded, from the interventions, that the distortion in the representation of the fights and the association with the violence theme, previously presented by the children, was re-signified with the games accordingly.
author_additional Farias, Mayrhon José Abrantes
author_additionalStr Farias, Mayrhon José Abrantes
format Monografia
author Neves, Kelvin Jhonn dos Santos
title “Então vamos aprender a brigar, tio?”: os jogos de oposição como possibilidade pedagógica no ensino das lutas na escola.
title_short “Então vamos aprender a brigar, tio?”: os jogos de oposição como possibilidade pedagógica no ensino das lutas na escola.
title_full “Então vamos aprender a brigar, tio?”: os jogos de oposição como possibilidade pedagógica no ensino das lutas na escola.
title_fullStr “Então vamos aprender a brigar, tio?”: os jogos de oposição como possibilidade pedagógica no ensino das lutas na escola.
title_full_unstemmed “Então vamos aprender a brigar, tio?”: os jogos de oposição como possibilidade pedagógica no ensino das lutas na escola.
title_sort “então vamos aprender a brigar, tio?”: os jogos de oposição como possibilidade pedagógica no ensino das lutas na escola.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url http://hdl.handle.net/11612/3240
_version_ 1787134740526006272
score 11.755432