Monografia

O consumidor indígena Apinajé: um estudo sobre as relações sociais de consumo entre indígenas e não indígenas em Tocantinópolis - TO

This work aims to understand the different forms of interaction of the Apinajé indigenous people in the urban area of Tocantinópolis, taking into account the historically established conflicts between indigenous and non-indigenous people in this region. The interactions between these social group...

ver descrição completa

Autor principal: Sousa, Ilana Morais de
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4126
id ir-11612-4126
recordtype dspace
spelling ir-11612-41262022-08-31T06:01:54Z O consumidor indígena Apinajé: um estudo sobre as relações sociais de consumo entre indígenas e não indígenas em Tocantinópolis - TO Sousa, Ilana Morais de Conceição, Wellington da Silva Consumidor Apinajé Fricção interétnica Estigma Consumer Apinajé Interethnic friction Stigma CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA This work aims to understand the different forms of interaction of the Apinajé indigenous people in the urban area of Tocantinópolis, taking into account the historically established conflicts between indigenous and non-indigenous people in this region. The interactions between these social groups have always been interspersed with a series of tensions (DAMATTA, 1976 apud GONÇALVES, 1981), causing what Oliveira (1978) identified as “Interethnic friction”. The Apinajé Indians are present in the urban area of Tocantinópolis for a number of reasons, but one of their main demands is the city's commerce, where they acquire, mainly through the resources of the Bolsa Família Program, food and other utensils. But, when it comes to consumer relations, does stigma (GOFFMAN, 1982) and its resulting prejudices continue to mediate interactions? The maxim “The customer is always right” also works when the supplier's perception of the consumer is loaded with negative social representations? In addition to physical and verbal aggressions that may be victims, the Apinajé complain about the poor service they receive when in Tocantinópolis they request some service in commercial establishments. Our research sought to observe and analyze the social relations of consumption between indigenous and traders in Tocantinópolis – TO, in addition to seeking to understand what is the role of PROCON in relation to the rights of indigenous consumers. The main research techniques used were participant observation and interviews. O referente trabalho tem como objetivo compreender as diferentes formas de interação dos indígenas Apinajé na área urbana de Tocantinópolis, levando em consideração os conflitos historicamente estabelecidos entre indígenas e não indígenas nessa região. As interações entre esses grupos sociais sempre foram entremeadas por uma série de tensões (DAMATTA, 1976 apud GONÇALVES, 1981), provocando aquilo que Oliveira (1978) identificou como “Fricção interétnica”. Os indígenas Apinajé se fazem presentes na área urbana de Tocantinópolis por uma série de motivos, mas que uma de suas demandas principais é o comércio da cidade, onde adquirem, principalmente pelos recursos do Programa Bolsa Família, alimentos e demais utensílios. Mas, quando se trata das relações de consumo o estigma (GOFFMAN, 1982) e seus decorrentes preconceitos continuam mediando as interações? A máxima “O freguês tem sempre razão” também funciona quando a percepção do fornecedor sobre o consumidor é carregada de representações sociais negativas? Além das agressões físicas e verbais que possam ser vítimas, os Apinajé queixam-se do mal atendimento que recebem quando em Tocantinópolis solicitam algum serviço nos estabelecimentos comerciais. A nossa pesquisa procurou observar e analisar as relações sociais de consumo entre indígenas e comerciantes em Tocantinópolis – TO, além de procurar entender qual é o papel do PROCON frente aos direitos dos consumidores indígenas. As principais técnicas de pesquisa utilizadas foram à observação participante e entrevistas. 2022-08-30T15:51:13Z 2022-08-30T15:51:13Z 2021-04-06 Monografia Sousa, Ilana Morais de. O consumidor indígena Apinajé: um estudo sobre as relações sociais de consumo entre indígenas e não indígenas em Tocantinópolis - TO. 2021. 61f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Norte do Tocantins, Curso de Ciências Sociais, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/4126 pt_BR Acesso Livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::CIÊNCIAS SOCIAIS Tocantinópolis Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Consumidor
Apinajé
Fricção interétnica
Estigma
Consumer
Apinajé
Interethnic friction
Stigma
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
spellingShingle Consumidor
Apinajé
Fricção interétnica
Estigma
Consumer
Apinajé
Interethnic friction
Stigma
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Sousa, Ilana Morais de
O consumidor indígena Apinajé: um estudo sobre as relações sociais de consumo entre indígenas e não indígenas em Tocantinópolis - TO
topic_facet Consumidor
Apinajé
Fricção interétnica
Estigma
Consumer
Apinajé
Interethnic friction
Stigma
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
description This work aims to understand the different forms of interaction of the Apinajé indigenous people in the urban area of Tocantinópolis, taking into account the historically established conflicts between indigenous and non-indigenous people in this region. The interactions between these social groups have always been interspersed with a series of tensions (DAMATTA, 1976 apud GONÇALVES, 1981), causing what Oliveira (1978) identified as “Interethnic friction”. The Apinajé Indians are present in the urban area of Tocantinópolis for a number of reasons, but one of their main demands is the city's commerce, where they acquire, mainly through the resources of the Bolsa Família Program, food and other utensils. But, when it comes to consumer relations, does stigma (GOFFMAN, 1982) and its resulting prejudices continue to mediate interactions? The maxim “The customer is always right” also works when the supplier's perception of the consumer is loaded with negative social representations? In addition to physical and verbal aggressions that may be victims, the Apinajé complain about the poor service they receive when in Tocantinópolis they request some service in commercial establishments. Our research sought to observe and analyze the social relations of consumption between indigenous and traders in Tocantinópolis – TO, in addition to seeking to understand what is the role of PROCON in relation to the rights of indigenous consumers. The main research techniques used were participant observation and interviews.
author_additional Conceição, Wellington da Silva
author_additionalStr Conceição, Wellington da Silva
format Monografia
author Sousa, Ilana Morais de
title O consumidor indígena Apinajé: um estudo sobre as relações sociais de consumo entre indígenas e não indígenas em Tocantinópolis - TO
title_short O consumidor indígena Apinajé: um estudo sobre as relações sociais de consumo entre indígenas e não indígenas em Tocantinópolis - TO
title_full O consumidor indígena Apinajé: um estudo sobre as relações sociais de consumo entre indígenas e não indígenas em Tocantinópolis - TO
title_fullStr O consumidor indígena Apinajé: um estudo sobre as relações sociais de consumo entre indígenas e não indígenas em Tocantinópolis - TO
title_full_unstemmed O consumidor indígena Apinajé: um estudo sobre as relações sociais de consumo entre indígenas e não indígenas em Tocantinópolis - TO
title_sort o consumidor indígena apinajé: um estudo sobre as relações sociais de consumo entre indígenas e não indígenas em tocantinópolis - to
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/4126
_version_ 1787134193439866880
score 11.653393