Monografia

Abordagem histórica do curso de Pedagogia e o trabalho do pedagogo em espaço não escolar!

The present work aimed to present a study on the history of the formation of the pedagogy course in Brazil and that of the UFT/Campus de Miracema, and then to observe the need and importance of the pedagogue's work in a non-school environment, especially the case of a hospital institution. We opted...

ver descrição completa

Autor principal: Fernandes, Andrielly Borges Azevedo
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4239
id ir-11612-4239
recordtype dspace
spelling ir-11612-42392022-10-08T06:00:51Z Abordagem histórica do curso de Pedagogia e o trabalho do pedagogo em espaço não escolar! Fernandes, Andrielly Borges Azevedo Oliveira, Antonio Miranda de Pedagogia Educação não escolar Hospital Formação docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work aimed to present a study on the history of the formation of the pedagogy course in Brazil and that of the UFT/Campus de Miracema, and then to observe the need and importance of the pedagogue's work in a non-school environment, especially the case of a hospital institution. We opted for a qualitative methodological approach and bibliographic study, due to the difficulties imposed by the pandemic. Education takes place in all spaces where there are human practices. The pedagogy course has a long history of contributions in teacher training for teaching work in school institutions, but this does not mean denying the debate on the existence of education and pedagogical practices in other spaces. The work developed by the pedagogue in a hospital space must be different from what happens in the school, because the situations that the students are in are very different, so the methodologies and activities must be elaborated for each situation. It is considered important that there is a deepening of this debate in the formation of the pedagogue and, as far as possible, its articulation in the course curriculum. O presente trabalho teve como objetivo apresentar estudo sobre a história da formação do curso de pedagogia no Brasil e o da UFT/Campus de Miracema e, em seguida observar a necessidade e importância do trabalho do pedagogo em ambiente não-escolar, especialmente o caso de uma instituição hospitalar. Optamos por uma abordagem metodológica do tipo qualitativa e estudo bibliográfico, em razão das dificuldades impostas pela pandemia. A educação acontece em todos os espaços onde há práticas humanas. O curso de pedagogia tem uma longa história de contribuições na formação docente para o trabalho docente em instituições escolares, mas isso não significa negar o debate da existência de educação e de práticas pedagógicas em outros espaços. O trabalho desenvolvido pelo pedagogo em espaço hospitalar deve ser diferente do que acontece na escola, pois as situações que os alunos se encontram são bem distintas sendo assim as metodologias e atividades devem ser elaboradas para cada situação. Considera-se importante que haja aprofundamento desse debate na formação do pedagogo e, na medida do possível, sua articulação no currículo do curso. 2022-10-07T12:32:46Z 2022-10-07T12:32:46Z 2022-10-07 Monografia FERNANDES, Andrielly Borges Azevedo. Abordagem histórica do curso de Pedagogia e o trabalho do pedagogo em espaço não escolar! 2022. 63 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Miracema do Tocantins, 2022. http://hdl.handle.net/11612/4239 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema CURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Pedagogia
Educação não escolar
Hospital
Formação docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Pedagogia
Educação não escolar
Hospital
Formação docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fernandes, Andrielly Borges Azevedo
Abordagem histórica do curso de Pedagogia e o trabalho do pedagogo em espaço não escolar!
topic_facet Pedagogia
Educação não escolar
Hospital
Formação docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present work aimed to present a study on the history of the formation of the pedagogy course in Brazil and that of the UFT/Campus de Miracema, and then to observe the need and importance of the pedagogue's work in a non-school environment, especially the case of a hospital institution. We opted for a qualitative methodological approach and bibliographic study, due to the difficulties imposed by the pandemic. Education takes place in all spaces where there are human practices. The pedagogy course has a long history of contributions in teacher training for teaching work in school institutions, but this does not mean denying the debate on the existence of education and pedagogical practices in other spaces. The work developed by the pedagogue in a hospital space must be different from what happens in the school, because the situations that the students are in are very different, so the methodologies and activities must be elaborated for each situation. It is considered important that there is a deepening of this debate in the formation of the pedagogue and, as far as possible, its articulation in the course curriculum.
author_additional Oliveira, Antonio Miranda de
author_additionalStr Oliveira, Antonio Miranda de
format Monografia
author Fernandes, Andrielly Borges Azevedo
title Abordagem histórica do curso de Pedagogia e o trabalho do pedagogo em espaço não escolar!
title_short Abordagem histórica do curso de Pedagogia e o trabalho do pedagogo em espaço não escolar!
title_full Abordagem histórica do curso de Pedagogia e o trabalho do pedagogo em espaço não escolar!
title_fullStr Abordagem histórica do curso de Pedagogia e o trabalho do pedagogo em espaço não escolar!
title_full_unstemmed Abordagem histórica do curso de Pedagogia e o trabalho do pedagogo em espaço não escolar!
title_sort abordagem histórica do curso de pedagogia e o trabalho do pedagogo em espaço não escolar!
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/4239
_version_ 1787134904867225600
score 11.755432