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Dissertação
Las migraciones forzadas en la literatura infantil e juvenil: Una propuesta de enseñanza para la humanización
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representação das migrações forçadas oferecidas pela literatura infantil e juvenil, especificamente nas obras De olho nas penas, (1994), de Ana Maria Machado, Otroso, (2006), de Graciela Montes, Stefano, (2014), de María Teresa Andruetto, e Sou uma Noz (...
Autor principal: | Colina, María de los Ángeles Hugo |
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Grau: | Dissertação |
Idioma: | Spanish / Castilian |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4344 |
Resumo: |
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Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representação das migrações forçadas oferecidas
pela literatura infantil e juvenil, especificamente nas obras De olho nas penas, (1994), de Ana
Maria Machado, Otroso, (2006), de Graciela Montes, Stefano, (2014), de María Teresa
Andruetto, e Sou uma Noz (2018), de Beatriz Osés, que permitem uma abordagem das
perspectivas da infância em meio a situações adversas. Para isso, serão consideradas as
abordagens que Antonio Cándido e Paulo Freire elaboraram em torno do conceito de
humanização, assim como as reflexões de Michelle Petit, Teresa Colomer, María Teresa
Andruetto, entre outros autores, cujas abordagens podem enriquecer a elaboração destas
reflexões, assim como o desenho de uma Proposta de Ensino para a Humanização, dirigida a
professores e outros agentes de leitura, que permita o estabelecimento de um diálogo que,
enriquecido por experiências de leitura e de produção textual, possa incentivar o
desenvolvimento de perspectivas sobre as migrações forçadas e estimular o processo de
humanização. |