Dissertação

Las migraciones forzadas en la literatura infantil e juvenil: Una propuesta de enseñanza para la humanización

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representação das migrações forçadas oferecidas pela literatura infantil e juvenil, especificamente nas obras De olho nas penas, (1994), de Ana Maria Machado, Otroso, (2006), de Graciela Montes, Stefano, (2014), de María Teresa Andruetto, e Sou uma Noz (...

ver descrição completa

Autor principal: Colina, María de los Ángeles Hugo
Grau: Dissertação
Idioma: Spanish / Castilian
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4344
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representação das migrações forçadas oferecidas pela literatura infantil e juvenil, especificamente nas obras De olho nas penas, (1994), de Ana Maria Machado, Otroso, (2006), de Graciela Montes, Stefano, (2014), de María Teresa Andruetto, e Sou uma Noz (2018), de Beatriz Osés, que permitem uma abordagem das perspectivas da infância em meio a situações adversas. Para isso, serão consideradas as abordagens que Antonio Cándido e Paulo Freire elaboraram em torno do conceito de humanização, assim como as reflexões de Michelle Petit, Teresa Colomer, María Teresa Andruetto, entre outros autores, cujas abordagens podem enriquecer a elaboração destas reflexões, assim como o desenho de uma Proposta de Ensino para a Humanização, dirigida a professores e outros agentes de leitura, que permita o estabelecimento de um diálogo que, enriquecido por experiências de leitura e de produção textual, possa incentivar o desenvolvimento de perspectivas sobre as migrações forçadas e estimular o processo de humanização.