/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia
The teaching and learning process is where possibilities arise for thinking about the connection between applied content, its interdisciplinarity, such as photosynthesis and mathematics and biology at school and beyond. Interdisciplinarity is a way of building education that allows both students...
Autor principal: | SILVA, Vanessa Aparecida da |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4707 |
id |
ir-11612-4707 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-47072023-02-09T06:02:25Z Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia SILVA, Vanessa Aparecida da OLIVEIRA, Sinval de Interdisciplinaridade Livros didáticos Ensino de Ciências e Matemática Conteúdo didático Ensino Médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The teaching and learning process is where possibilities arise for thinking about the connection between applied content, its interdisciplinarity, such as photosynthesis and mathematics and biology at school and beyond. Interdisciplinarity is a way of building education that allows both students and teachers to build the world as it really is: without separations, interconnected and integrated, with the potential for a better use of teaching due to greater proximity between subjects. The problematizing question of this study seeks to find ways to bring both subjects mentioned through photosynthesis: How can mathematics contribute to science teaching in a reciprocal way? The objective here is to list elements that enable the work between mathematics and biology from textbooks in the field of biology. To carry out this study, the bibliographic research method was used, which is the critical survey and analysis of material and writing on the subject from material already produced, both in its processed state, such as articles and textbooks, as well as raw material such documents. In the present work, the bibliographical analysis starts from textbooks used in High School in the discipline of biology: "Being a Protagonist" and "Biology Today", which allowed the identification of concepts related to the phenomenon of photosynthesis that show themselves as possibilities for the exchange of interdisciplinary knowledge between biology and mathematics. O processo de ensino e aprendizagem é onde surgem possibilidades de se pensar a ligação entre conteúdos aplicados, sua interdisciplinaridade, como a fotossíntese e matemática e biologia na escola e também fora dela. A interdisciplinaridade é uma forma de se construir a educação que permite tanto aos alunos como aos professores uma construção de mundo como ele realmente é: sem separações, interligado e integrado, com potencialidade para um melhor aproveitamento do ensino devido a maior de aproximação entre sujeitos. A questão problematizadora desse estudo busca encontrar caminhos para aproximar ambas as matérias citadas através da fotossíntese: Como a matemática pode contribuir para o ensino de ciências de forma recíproca? O objetivo aqui é elencar elementos que possibilitem o trabalho entre matemática e biologia a partir de livros didáticos da área de biologia. Para realizar esse estudo, se lançou mão do método de pesquisa bibliográfica, que é o levantamento e análise de material de forma crítica e redação sobre o tema a partir de material já produzido, tanto em seu estado processado, como artigos e livros didáticos, quanto matéria bruta, como documentos. No presente trabalho a análise bibliográfica parte de livros didáticos utilizados no Ensino Médio na disciplina de biologia: “Ser Protagonista” e “Biologia Hoje”, que permitiu a identificação de conceitos correlacionados ao fenômeno de fotossíntese que se mostram como possibilidades de troca de conhecimento interdisciplinares entre a biologia e a matemática. 2023-02-08T15:16:54Z 2023-02-08T15:16:54Z 2023-02-08 Monografia SILVA, Vanessa Aparecida da. Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021. http://hdl.handle.net/11612/4707 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Araguaína Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Interdisciplinaridade Livros didáticos Ensino de Ciências e Matemática Conteúdo didático Ensino Médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade Livros didáticos Ensino de Ciências e Matemática Conteúdo didático Ensino Médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA SILVA, Vanessa Aparecida da Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia |
topic_facet |
Interdisciplinaridade Livros didáticos Ensino de Ciências e Matemática Conteúdo didático Ensino Médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The teaching and learning process is where possibilities arise for thinking about the
connection between applied content, its interdisciplinarity, such as photosynthesis and
mathematics and biology at school and beyond. Interdisciplinarity is a way of building
education that allows both students and teachers to build the world as it really is:
without separations, interconnected and integrated, with the potential for a better use
of teaching due to greater proximity between subjects. The problematizing question of
this study seeks to find ways to bring both subjects mentioned through photosynthesis:
How can mathematics contribute to science teaching in a reciprocal way? The
objective here is to list elements that enable the work between mathematics and
biology from textbooks in the field of biology. To carry out this study, the bibliographic
research method was used, which is the critical survey and analysis of material and
writing on the subject from material already produced, both in its processed state, such
as articles and textbooks, as well as raw material such documents. In the present work,
the bibliographical analysis starts from textbooks used in High School in the discipline
of biology: "Being a Protagonist" and "Biology Today", which allowed the identification
of concepts related to the phenomenon of photosynthesis that show themselves as
possibilities for the exchange of interdisciplinary knowledge between biology and
mathematics. |
author_additional |
OLIVEIRA, Sinval de |
author_additionalStr |
OLIVEIRA, Sinval de |
format |
Monografia |
author |
SILVA, Vanessa Aparecida da |
title |
Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia |
title_short |
Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia |
title_full |
Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia |
title_fullStr |
Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia |
title_full_unstemmed |
Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia |
title_sort |
fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre matemática e biologia |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4707 |
_version_ |
1787134114252455936 |
score |
11.753735 |