Monografia

Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia

The teaching and learning process is where possibilities arise for thinking about the connection between applied content, its interdisciplinarity, such as photosynthesis and mathematics and biology at school and beyond. Interdisciplinarity is a way of building education that allows both students...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Vanessa Aparecida da
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4707
id ir-11612-4707
recordtype dspace
spelling ir-11612-47072023-02-09T06:02:25Z Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia SILVA, Vanessa Aparecida da OLIVEIRA, Sinval de Interdisciplinaridade Livros didáticos Ensino de Ciências e Matemática Conteúdo didático Ensino Médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The teaching and learning process is where possibilities arise for thinking about the connection between applied content, its interdisciplinarity, such as photosynthesis and mathematics and biology at school and beyond. Interdisciplinarity is a way of building education that allows both students and teachers to build the world as it really is: without separations, interconnected and integrated, with the potential for a better use of teaching due to greater proximity between subjects. The problematizing question of this study seeks to find ways to bring both subjects mentioned through photosynthesis: How can mathematics contribute to science teaching in a reciprocal way? The objective here is to list elements that enable the work between mathematics and biology from textbooks in the field of biology. To carry out this study, the bibliographic research method was used, which is the critical survey and analysis of material and writing on the subject from material already produced, both in its processed state, such as articles and textbooks, as well as raw material such documents. In the present work, the bibliographical analysis starts from textbooks used in High School in the discipline of biology: "Being a Protagonist" and "Biology Today", which allowed the identification of concepts related to the phenomenon of photosynthesis that show themselves as possibilities for the exchange of interdisciplinary knowledge between biology and mathematics. O processo de ensino e aprendizagem é onde surgem possibilidades de se pensar a ligação entre conteúdos aplicados, sua interdisciplinaridade, como a fotossíntese e matemática e biologia na escola e também fora dela. A interdisciplinaridade é uma forma de se construir a educação que permite tanto aos alunos como aos professores uma construção de mundo como ele realmente é: sem separações, interligado e integrado, com potencialidade para um melhor aproveitamento do ensino devido a maior de aproximação entre sujeitos. A questão problematizadora desse estudo busca encontrar caminhos para aproximar ambas as matérias citadas através da fotossíntese: Como a matemática pode contribuir para o ensino de ciências de forma recíproca? O objetivo aqui é elencar elementos que possibilitem o trabalho entre matemática e biologia a partir de livros didáticos da área de biologia. Para realizar esse estudo, se lançou mão do método de pesquisa bibliográfica, que é o levantamento e análise de material de forma crítica e redação sobre o tema a partir de material já produzido, tanto em seu estado processado, como artigos e livros didáticos, quanto matéria bruta, como documentos. No presente trabalho a análise bibliográfica parte de livros didáticos utilizados no Ensino Médio na disciplina de biologia: “Ser Protagonista” e “Biologia Hoje”, que permitiu a identificação de conceitos correlacionados ao fenômeno de fotossíntese que se mostram como possibilidades de troca de conhecimento interdisciplinares entre a biologia e a matemática. 2023-02-08T15:16:54Z 2023-02-08T15:16:54Z 2023-02-08 Monografia SILVA, Vanessa Aparecida da. Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021. http://hdl.handle.net/11612/4707 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Interdisciplinaridade
Livros didáticos
Ensino de Ciências e Matemática
Conteúdo didático
Ensino Médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Interdisciplinaridade
Livros didáticos
Ensino de Ciências e Matemática
Conteúdo didático
Ensino Médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SILVA, Vanessa Aparecida da
Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia
topic_facet Interdisciplinaridade
Livros didáticos
Ensino de Ciências e Matemática
Conteúdo didático
Ensino Médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The teaching and learning process is where possibilities arise for thinking about the connection between applied content, its interdisciplinarity, such as photosynthesis and mathematics and biology at school and beyond. Interdisciplinarity is a way of building education that allows both students and teachers to build the world as it really is: without separations, interconnected and integrated, with the potential for a better use of teaching due to greater proximity between subjects. The problematizing question of this study seeks to find ways to bring both subjects mentioned through photosynthesis: How can mathematics contribute to science teaching in a reciprocal way? The objective here is to list elements that enable the work between mathematics and biology from textbooks in the field of biology. To carry out this study, the bibliographic research method was used, which is the critical survey and analysis of material and writing on the subject from material already produced, both in its processed state, such as articles and textbooks, as well as raw material such documents. In the present work, the bibliographical analysis starts from textbooks used in High School in the discipline of biology: "Being a Protagonist" and "Biology Today", which allowed the identification of concepts related to the phenomenon of photosynthesis that show themselves as possibilities for the exchange of interdisciplinary knowledge between biology and mathematics.
author_additional OLIVEIRA, Sinval de
author_additionalStr OLIVEIRA, Sinval de
format Monografia
author SILVA, Vanessa Aparecida da
title Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia
title_short Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia
title_full Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia
title_fullStr Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia
title_full_unstemmed Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia
title_sort fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre matemática e biologia
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/4707
_version_ 1787134114252455936
score 11.753735