Monografia

O ensino de probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis

Games and teaching materials have become important teaching tools in teaching at all levels, and concepts from different areas can be associated, including mathematics. Teaching through games provides the teacher with a contextualization that stimulates the process of understanding the content fo...

ver descrição completa

Autor principal: ANDRADE, Erica Cristina da Silva
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4744
id ir-11612-4744
recordtype dspace
spelling ir-11612-47442023-02-10T06:01:17Z O ensino de probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis ANDRADE, Erica Cristina da Silva CARNEIRO, Rogerio dos Santos História da Probabilidade Jogos e Materiais manipuláveis Sequência Didática Ensino de Probabilidade Probability History Games and manipulative materials Following teaching Probability Teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Games and teaching materials have become important teaching tools in teaching at all levels, and concepts from different areas can be associated, including mathematics. Teaching through games provides the teacher with a contextualization that stimulates the process of understanding the content for students. For this, this work has the problem of discovering which premises are necessary for the development and use of a didactic sequence, with the use of games, for teaching and learning probability in high school? Thus, this work aims to enable the process of teaching and learning probability in High School, through the formulation of a didactic sequence with the use of manipulative materials. Through bibliographical research, we sought to establish a historical evolution of probability and investigate the use of games and manipulative materials in the teaching of mathematics. As a result, we built a didactic sequence for math classes, in order to apply concepts such as sample space, certain event, impossible, union and intersection of events and complementary event, in addition to probability calculation. The material produced in this work can be applied to other probability contents, since the game produced can be easily readjusted to other mathematics contents Os jogos e materiais didáticos têm se tornado importantes instrumentos didáticos no ensino em todos os níveis, podendo ser associados conceitos de diversas áreas, incluindo a matemática. O ensino através de jogos possibilita ao professor uma contextualização que estimula o processo de compreensão do conteúdo para os alunos. Para isso, este trabalho tem como problemática quais a premissas necessárias para a elaboração e utilização de uma sequência didática, com o uso de jogos, para o ensino e aprendizagem de probabilidade no Ensino Médio? Desta forma, este trabalho tem o objetivo de viabilizar o processo de ensino e aprendizagem de probabilidade no Ensino Médio, através da formulação de uma sequência didática com a utilização de materiais manipuláveis. Por meio da pesquisa bibliográfica, buscou-se constituir uma evolução histórica da probabilidade e investigar o uso de jogos e materiais manipuláveis no ensino de matemática. Como resultado, construímos uma sequência didática para as aulas de matemática, com o intuito de aplicar conceitos como espaço amostral, evento certo, impossível, união e intersecção de eventos e evento complementar, além de cálculo de probabilidade. O material produzido neste trabalho pode ser aplicado nos demais conteúdos de probabilidade, visto que o jogo produzido pode ser facilmente readequado até mesmo para outros conteúdos da matemática 2023-02-09T11:55:14Z 2023-02-09T11:55:14Z 2023-02-09 Monografia ANDRADE, Erica Cristina da Silva. O ensino de probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021 http://hdl.handle.net/11612/4744 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic História da Probabilidade
Jogos e Materiais manipuláveis
Sequência Didática
Ensino de Probabilidade
Probability History
Games and manipulative materials
Following teaching
Probability Teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle História da Probabilidade
Jogos e Materiais manipuláveis
Sequência Didática
Ensino de Probabilidade
Probability History
Games and manipulative materials
Following teaching
Probability Teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
ANDRADE, Erica Cristina da Silva
O ensino de probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis
topic_facet História da Probabilidade
Jogos e Materiais manipuláveis
Sequência Didática
Ensino de Probabilidade
Probability History
Games and manipulative materials
Following teaching
Probability Teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Games and teaching materials have become important teaching tools in teaching at all levels, and concepts from different areas can be associated, including mathematics. Teaching through games provides the teacher with a contextualization that stimulates the process of understanding the content for students. For this, this work has the problem of discovering which premises are necessary for the development and use of a didactic sequence, with the use of games, for teaching and learning probability in high school? Thus, this work aims to enable the process of teaching and learning probability in High School, through the formulation of a didactic sequence with the use of manipulative materials. Through bibliographical research, we sought to establish a historical evolution of probability and investigate the use of games and manipulative materials in the teaching of mathematics. As a result, we built a didactic sequence for math classes, in order to apply concepts such as sample space, certain event, impossible, union and intersection of events and complementary event, in addition to probability calculation. The material produced in this work can be applied to other probability contents, since the game produced can be easily readjusted to other mathematics contents
author_additional CARNEIRO, Rogerio dos Santos
author_additionalStr CARNEIRO, Rogerio dos Santos
format Monografia
author ANDRADE, Erica Cristina da Silva
title O ensino de probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis
title_short O ensino de probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis
title_full O ensino de probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis
title_fullStr O ensino de probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis
title_full_unstemmed O ensino de probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis
title_sort o ensino de probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/4744
_version_ 1787134195972177920
score 11.755432