Monografia

Possíveis consequências da aquisição tardia da língua brasileira de sinais no desenvolvimento do acadêmico surdo

In recent years there has been an increase in debates on the education of the deaf, and one of the questions that have been put on the agenda is how this process of including them in academic life occurs. Libras by itself is a visual language used by the Deaf Community, however, most deaf people com...

ver descrição completa

Autor principal: Vale, Thaynara de Souza
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/6215
id ir-11612-6215
recordtype dspace
spelling ir-11612-62152023-12-21T06:02:21Z Possíveis consequências da aquisição tardia da língua brasileira de sinais no desenvolvimento do acadêmico surdo Vale, Thaynara de Souza Oliveira, Suelen Silva de Libras Cognitivo Desafios Desenvolvimento Pounds Cognitive Challenges Development CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS In recent years there has been an increase in debates on the education of the deaf, and one of the questions that have been put on the agenda is how this process of including them in academic life occurs. Libras by itself is a visual language used by the Deaf Community, however, most deaf people complete basic education without knowing their first language, that is, Libras. Faced with situations, and difficulty observing the high percentage of deaf people who do not know sign language, this work portrays the cognitive barriers that deaf academics may face during their academic career, and for this purpose, it is a bibliographical, quantitative research, qualitative, and field. However, an interview was conducted with a deaf student to understand the mishaps she faces in her daily routine within the university, and to give greater strength and viability to the academic's speeches, some theoretical references were placed, such as OLIVEIRA(2020), QUADROS (2004), CHOMSKY(2022), VYGOTSKY(2002)...among others. This research was divided into four topics, the first will discuss the importance of language for human development, the second is a power relationship, and development process, the third linguistic reality of the deaf community, and finally the last topic is data analysis, this part will reveal the precariousness that the deaf academic go through daily with the slow process of linguistic development, which influences the cognitive of the deaf academic. Nos últimos anos houve um acréscimo de debates sobre a educação de surdos, e umas das questões que vem sendo colocada em pauta é de como ocorre esse processo de inclusão dos mesmos na vida acadêmica. A Libras por si só, é uma língua visual utilizada pela Comunidade Surda, porém, boa parte dos surdos conclui a educação básica sem saber a sua primeira língua, ou seja, Libras. Diante das situações, dificuldade observando a alta porcentagem de pessoas surdas que não conhece a língua de sinais, esse trabalho vem retratar sobre as barreiras cognitivas que acadêmicos surdos podem enfrentar durante sua trajetória acadêmica, e por esse objetivo se trata de uma pesquisa bibliográfica, quantitativo, qualitativo e de campo. Contudo, foi realizado uma entrevista com uma discente surda para entender os percalços que a mesma enfrenta em sua rotina diária dentro da universidade, e para dar maior força e viabilidade as falas da acadêmica foram colocados alguns referenciais teóricos, como: OLIVEIRA(2020), QUADROS (2004), CHOMSKY(2022), VYGOTSKY(2002)...dentre outros. Esta pesquisa foi dividida em quatro tópicos, o primeiro vai discorrer sobre a importância da língua para o desenvolvimento humano, o segundo relação de poder, processo de desenvolvimento, terceiro realidade linguística da comunidade surda e por fim o último tópico que é a análise de dados, nesta parte será revelado a precariedade que o acadêmico surdo passa diariamente com o processo lento do desenvolvimento linguístico, que influencia no cognitivo do acadêmico surdo. 2023-12-20T13:45:33Z 2023-12-20T13:45:33Z 2023-12-20 Monografia VALE, Thaynara de Souza. Possíveis consequências da aquisição tardia da língua brasileira de sinais no desenvolvimento do acadêmico surdo. 2022. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023. http://hdl.handle.net/11612/6215 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional CURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LIBRAS Porto Nacional Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Libras
Cognitivo
Desafios
Desenvolvimento
Pounds
Cognitive
Challenges
Development
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Libras
Cognitivo
Desafios
Desenvolvimento
Pounds
Cognitive
Challenges
Development
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Vale, Thaynara de Souza
Possíveis consequências da aquisição tardia da língua brasileira de sinais no desenvolvimento do acadêmico surdo
topic_facet Libras
Cognitivo
Desafios
Desenvolvimento
Pounds
Cognitive
Challenges
Development
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description In recent years there has been an increase in debates on the education of the deaf, and one of the questions that have been put on the agenda is how this process of including them in academic life occurs. Libras by itself is a visual language used by the Deaf Community, however, most deaf people complete basic education without knowing their first language, that is, Libras. Faced with situations, and difficulty observing the high percentage of deaf people who do not know sign language, this work portrays the cognitive barriers that deaf academics may face during their academic career, and for this purpose, it is a bibliographical, quantitative research, qualitative, and field. However, an interview was conducted with a deaf student to understand the mishaps she faces in her daily routine within the university, and to give greater strength and viability to the academic's speeches, some theoretical references were placed, such as OLIVEIRA(2020), QUADROS (2004), CHOMSKY(2022), VYGOTSKY(2002)...among others. This research was divided into four topics, the first will discuss the importance of language for human development, the second is a power relationship, and development process, the third linguistic reality of the deaf community, and finally the last topic is data analysis, this part will reveal the precariousness that the deaf academic go through daily with the slow process of linguistic development, which influences the cognitive of the deaf academic.
author_additional Oliveira, Suelen Silva de
author_additionalStr Oliveira, Suelen Silva de
format Monografia
author Vale, Thaynara de Souza
title Possíveis consequências da aquisição tardia da língua brasileira de sinais no desenvolvimento do acadêmico surdo
title_short Possíveis consequências da aquisição tardia da língua brasileira de sinais no desenvolvimento do acadêmico surdo
title_full Possíveis consequências da aquisição tardia da língua brasileira de sinais no desenvolvimento do acadêmico surdo
title_fullStr Possíveis consequências da aquisição tardia da língua brasileira de sinais no desenvolvimento do acadêmico surdo
title_full_unstemmed Possíveis consequências da aquisição tardia da língua brasileira de sinais no desenvolvimento do acadêmico surdo
title_sort possíveis consequências da aquisição tardia da língua brasileira de sinais no desenvolvimento do acadêmico surdo
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/6215
_version_ 1787134933012054016
score 11.755432