Monografia

Os termos sustentabilidade e educação ambiental no ensino de Biologia: silêncios na BNCC e vozes dos professores

In view of the advances on the environmental theme in recent years and the current laws on the insertion of environmental education (EE) at all levels of education, the absence of this term in the common national curriculum base has raised many questions. Understanding the relevance of discussing th...

ver descrição completa

Autor principal: ROSA, Tamirys de Souza
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/6435
id ir-11612-6435
recordtype dspace
spelling ir-11612-64352024-04-01T06:14:40Z Os termos sustentabilidade e educação ambiental no ensino de Biologia: silêncios na BNCC e vozes dos professores ROSA, Tamirys de Souza BARBOSA, Alessandro Tomaz Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável Decolonialidade Environment Sustainable development Decoloniality CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS In view of the advances on the environmental theme in recent years and the current laws on the insertion of environmental education (EE) at all levels of education, the absence of this term in the common national curriculum base has raised many questions. Understanding the relevance of discussing these socio-environmental issues for the transformation of society, this research aimed to: understand the voices of teachers from four public schools in Araguaína-TO in the absence of the term EE and the definitions of sustainability in the common national curriculum base (BNCC) of High School. The methodology consisted of collecting data through an online questionnaire and then the teachers' responses were categorized and discussed based on the theoretical framework of the area of education and the teaching of science and biology. The results show voices that denounce the fragmentation of contents; the traditional EE focused only on the preservation of the environment; sustainability linked only to capitalist sustainable development; commodification of education and control of teaching activities in schools. As a means of facing these impositions, manifested in the BNCC, we defend the relevance of critical environmental education and decolonial thinking, which arise with the purpose of freedom for subjugated peoples, encouraging autonomy and criticality to question the capitalist/modern/colonial development model. Diante dos avanços sobre a temática ambiental nos últimos anos e as leis vigentes sobre a inserção da educação ambiental (EA) em todos os níveis de ensino, a ausência desse termo na base nacional comum curricular tem levantado muitos questionamentos. Entendendo a relevância da discussão dessas questões socioambientais para a transformação da sociedade, a presente pesquisa teve como objetivo: compreender as vozes docentes de quatro escolas públicas de Araguaína-TO diante da ausência do termo EA e das definições de sustentabilidade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. A metodologia consistiu na coleta de dados por meio de questionário online e, em seguida, as respostas dos professores foram categorizadas e discutidas com base no referencial teórico da área da educação e do ensino de ciências e biologia. Os resultados apresentam vozes que denunciam a fragmentação dos conteúdos; a EA tradicional voltada somente para a preservação do meio ambiente; a sustentabilidade ligada apenas ao desenvolvimento sustentável capitalista; mercantilização da educação e o controle da ação docente nas escolas. Como meio de enfrentar essas imposições, manifestadas na BNCC, defendemos a relevância da educação ambiental crítica e o pensamento decolonial, que surgem com o propósito de liberdade dos povos subjugados, incentivando a autonomia e criticidade para questionar o modelo de desenvolvimento capitalista/moderno/colonial. 2024-01-31T17:00:26Z 2024-01-31T17:00:26Z 2024-01-31 Monografia ROSA, Tamirys de Souza. Os termos sustentabilidade e educação ambiental no ensino de Biologia: silêncios na BNCC e vozes dos professores. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022. http://hdl.handle.net/11612/6435 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::BIOLOGIA Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Meio Ambiente
Desenvolvimento Sustentável
Decolonialidade
Environment
Sustainable development
Decoloniality
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Meio Ambiente
Desenvolvimento Sustentável
Decolonialidade
Environment
Sustainable development
Decoloniality
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
ROSA, Tamirys de Souza
Os termos sustentabilidade e educação ambiental no ensino de Biologia: silêncios na BNCC e vozes dos professores
topic_facet Meio Ambiente
Desenvolvimento Sustentável
Decolonialidade
Environment
Sustainable development
Decoloniality
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
description In view of the advances on the environmental theme in recent years and the current laws on the insertion of environmental education (EE) at all levels of education, the absence of this term in the common national curriculum base has raised many questions. Understanding the relevance of discussing these socio-environmental issues for the transformation of society, this research aimed to: understand the voices of teachers from four public schools in Araguaína-TO in the absence of the term EE and the definitions of sustainability in the common national curriculum base (BNCC) of High School. The methodology consisted of collecting data through an online questionnaire and then the teachers' responses were categorized and discussed based on the theoretical framework of the area of education and the teaching of science and biology. The results show voices that denounce the fragmentation of contents; the traditional EE focused only on the preservation of the environment; sustainability linked only to capitalist sustainable development; commodification of education and control of teaching activities in schools. As a means of facing these impositions, manifested in the BNCC, we defend the relevance of critical environmental education and decolonial thinking, which arise with the purpose of freedom for subjugated peoples, encouraging autonomy and criticality to question the capitalist/modern/colonial development model.
author_additional BARBOSA, Alessandro Tomaz
author_additionalStr BARBOSA, Alessandro Tomaz
format Monografia
author ROSA, Tamirys de Souza
title Os termos sustentabilidade e educação ambiental no ensino de Biologia: silêncios na BNCC e vozes dos professores
title_short Os termos sustentabilidade e educação ambiental no ensino de Biologia: silêncios na BNCC e vozes dos professores
title_full Os termos sustentabilidade e educação ambiental no ensino de Biologia: silêncios na BNCC e vozes dos professores
title_fullStr Os termos sustentabilidade e educação ambiental no ensino de Biologia: silêncios na BNCC e vozes dos professores
title_full_unstemmed Os termos sustentabilidade e educação ambiental no ensino de Biologia: silêncios na BNCC e vozes dos professores
title_sort os termos sustentabilidade e educação ambiental no ensino de biologia: silêncios na bncc e vozes dos professores
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2024
url http://hdl.handle.net/11612/6435
_version_ 1797188850504695808
score 11.755432