Dissertação

Ensino de história e imprensa ilustrada: uso de charges como fonte histórica para a modalidade EJA em Ananás, TO

This work articulates the use of Revista Illustrada magazine in the teaching of the history at elementary school. Such articulation unfolds in the design of a didactic sequence aimed at students of EJA, an adult education modality. The work materializes a research that mobilized varied authors inter...

ver descrição completa

Autor principal: BARBOSA, Augusto César Ferreira
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2024
Assuntos:
EJA
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/6483
id ir-11612-6483
recordtype dspace
spelling ir-11612-64832024-04-01T06:18:16Z Ensino de história e imprensa ilustrada: uso de charges como fonte histórica para a modalidade EJA em Ananás, TO BARBOSA, Augusto César Ferreira VAS, Braz Batista Ensino de História ProfHistória, Revista Ilustrada EJA History teaching Profhistória illustrated magazines adult education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS This work articulates the use of Revista Illustrada magazine in the teaching of the history at elementary school. Such articulation unfolds in the design of a didactic sequence aimed at students of EJA, an adult education modality. The work materializes a research that mobilized varied authors interested the intersection of history teaching with didactics, besides relying upon specialized bibliography on historical analysis of printed sources. As the press is an important socio-cultural element that allows contact with contexts of past times, the research highlights the need to work with cartoon as historical evidence, given the richness of details, reflections and analyses useful to be used in classroom. Based on the research, a didactic sequence was designed, performed, and presented as model of a practice to complement activities elaborated by teachers in classroom. Este trabalho articula o uso do periódico Revista Illustrada (1876–1898) no ensino da disciplina de História. Tal articulação se desdobra na elaboração de uma sequência didática direcionada a estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos. O trabalho materializa uma pesquisa que mobilizou autores variados que discutem a intersecção do ensino de História com didática e recorreu a uma bibliografia especializada na leitura crítica das fontes impressas. Como a imprensa é um importante elemento sociocultural que possibilita contato com contextos de época, a pesquisa salienta a necessidade de trabalhar com a charge como documentação dada a riqueza de detalhes, reflexões e análises que permite fazer em sala de aula. Com base na pesquisa, foi desenvolvida, executada e apresentada para ser replicada na prática uma sequência didática complementar a atividades elaboradas pelos docentes na prática de sua disciplina em sala de aula. 2024-02-02T19:14:32Z 2024-02-02T19:14:32Z 2021-09-29 Dissertação BARBOSA, Augusto César Ferreira. Ensino de história e imprensa ilustrada: uso de charges como fonte histórica para a modalidade EJA em Ananás, TO. 2021. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021. http://hdl.handle.net/11612/6483 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória Araguaína
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Ensino de História
ProfHistória, Revista Ilustrada
EJA
History teaching
Profhistória illustrated magazines
adult education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Ensino de História
ProfHistória, Revista Ilustrada
EJA
History teaching
Profhistória illustrated magazines
adult education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
BARBOSA, Augusto César Ferreira
Ensino de história e imprensa ilustrada: uso de charges como fonte histórica para a modalidade EJA em Ananás, TO
topic_facet Ensino de História
ProfHistória, Revista Ilustrada
EJA
History teaching
Profhistória illustrated magazines
adult education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This work articulates the use of Revista Illustrada magazine in the teaching of the history at elementary school. Such articulation unfolds in the design of a didactic sequence aimed at students of EJA, an adult education modality. The work materializes a research that mobilized varied authors interested the intersection of history teaching with didactics, besides relying upon specialized bibliography on historical analysis of printed sources. As the press is an important socio-cultural element that allows contact with contexts of past times, the research highlights the need to work with cartoon as historical evidence, given the richness of details, reflections and analyses useful to be used in classroom. Based on the research, a didactic sequence was designed, performed, and presented as model of a practice to complement activities elaborated by teachers in classroom.
author_additional VAS, Braz Batista
author_additionalStr VAS, Braz Batista
format Dissertação
author BARBOSA, Augusto César Ferreira
title Ensino de história e imprensa ilustrada: uso de charges como fonte histórica para a modalidade EJA em Ananás, TO
title_short Ensino de história e imprensa ilustrada: uso de charges como fonte histórica para a modalidade EJA em Ananás, TO
title_full Ensino de história e imprensa ilustrada: uso de charges como fonte histórica para a modalidade EJA em Ananás, TO
title_fullStr Ensino de história e imprensa ilustrada: uso de charges como fonte histórica para a modalidade EJA em Ananás, TO
title_full_unstemmed Ensino de história e imprensa ilustrada: uso de charges como fonte histórica para a modalidade EJA em Ananás, TO
title_sort ensino de história e imprensa ilustrada: uso de charges como fonte histórica para a modalidade eja em ananás, to
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2024
url http://hdl.handle.net/11612/6483
_version_ 1797188833543979008
score 11.755432