/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Educação-Cartografia: Elaboração de Pistas para uma Experimentação Transdutiva do Processo de Alfabetização e de Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
The objective of this study was to find, in the philosophical writings of Gilles Deleuze, Félix Guattari and Gilbert Simondon, ways to experience cartography as a pedagogical practice for a transductive experimentation in the literacy and literacy process. For its materialization, in addition to car...
Autor principal: | COSTA, Priscila Venâncio |
---|---|
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/6696 |
id |
ir-11612-6696 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-66962024-04-14T06:02:21Z Educação-Cartografia: Elaboração de Pistas para uma Experimentação Transdutiva do Processo de Alfabetização e de Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental COSTA, Priscila Venâncio OLIVEIRA, . Luiz Roberto Peel Furtado de Alfabetização Letramento Cartografia Transdução Literacy literacy Cartography Transduction CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES The objective of this study was to find, in the philosophical writings of Gilles Deleuze, Félix Guattari and Gilbert Simondon, ways to experience cartography as a pedagogical practice for a transductive experimentation in the literacy and literacy process. For its materialization, in addition to carrying out collective studies between academics and professors from the Federal University of Norte do Tocantins and basic education teachers, a field research was also carried out at the Municipal School Maria da Conceição Costa Luz, located in Araguaína-TO. The methodology adopted was social cartography, derived from the writings of Gilles Deleuze and Félix Guattari, and the main theoretical support used for the methodological foundation was the book Clues to the method of cartography: research-intervention and production of subjectivity, a compilation of articles and studies organized by Eduardo Passos, Virgínia Kastrup and Liliana da Escóssia. The proposal suggests ways to rethink literacy and literacy from a deterritorialized perspective (before) practices and discourses aimed at a representative conception of written language, especially those mobilized through the classic logics of reasoning: deduction and induction. The study culminated in the elaboration of theoretical clues that point not to a defined method applicable to linguistic teachings, but to the need to perceive the virtuality of transductive epistemology and allow it as a possibility through the practices of writting. O objetivo desse estudo foi encontrar, nos escritos filosóficos de Gilles Deleuze, de Félix Guattari e de Gilbert Simondon, caminhos para vivenciar a cartografia como prática pedagógica para uma experimentação transdutiva nos processos de alfabetização e letramento. Para sua materialização, além da realização de estudos coletivos entre acadêmicos e professores da Universidade Federal do Norte do Tocantins e professores da educação básica, também foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Municipal Maria da Conceição Costa Luz, situada em AraguaínaTO. A metodologia adotada foi a cartografia social, oriunda dos escritos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, sendo que o principal suporte teórico utilizado para fundamentação metodológica foi o livro Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade, um compilado de artigos e estudos organizados por Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. A proposta sugere caminhos para repensar a alfabetização e o letramento sob uma ótica desterritorializada(ante) das práticas e discursos voltados para uma concepção representativa da língua escrita, especialmente daqueles mobilizados por intermédio das lógicas clássicas de raciocínio: dedução e indução. O estudo culminou na elaboração de pistas teóricas que apontam não para um método definido e aplicável às ensinanças linguísticas, mas para a necessidade de perceber a virtualidade da epistemologia transdutiva e permiti-la como possibilidade através das práticas de escrileituras. 2024-04-13T15:34:41Z 2024-04-13T15:34:41Z 2023 COSTA, Priscila Venâncio. Educação-Cartografia: Elaboração de Pistas para uma Experimentação Transdutiva do Processo de Alfabetização e de Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2023. 267f. Tese - Curso de Pós-Graduação (Doutorado) em Letras Ensino de Língua e Literatura – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023 http://hdl.handle.net/11612/6696 pt_BR application/pdf |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Alfabetização Letramento Cartografia Transdução Literacy literacy Cartography Transduction CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Alfabetização Letramento Cartografia Transdução Literacy literacy Cartography Transduction CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES COSTA, Priscila Venâncio Educação-Cartografia: Elaboração de Pistas para uma Experimentação Transdutiva do Processo de Alfabetização e de Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
topic_facet |
Alfabetização Letramento Cartografia Transdução Literacy literacy Cartography Transduction CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
The objective of this study was to find, in the philosophical writings of Gilles Deleuze, Félix Guattari and Gilbert Simondon, ways to experience cartography as a pedagogical practice for a transductive experimentation in the literacy and literacy process. For its materialization, in addition to carrying out collective studies between academics and professors from the Federal University of Norte do Tocantins and basic education teachers, a field research was also carried out at the Municipal School Maria da
Conceição Costa Luz, located in Araguaína-TO. The methodology adopted was social cartography, derived from the writings of Gilles Deleuze and Félix Guattari, and the main theoretical support used for the methodological foundation was the book Clues to the method of cartography: research-intervention and production of subjectivity, a compilation of articles and studies organized by Eduardo Passos, Virgínia Kastrup and Liliana da Escóssia. The proposal suggests ways to rethink literacy and literacy from
a deterritorialized perspective (before) practices and discourses aimed at a representative conception of written language, especially those mobilized through the classic logics of reasoning: deduction and induction. The study culminated in the elaboration of theoretical clues that point not to a defined method applicable to linguistic teachings, but to the need to perceive the virtuality of transductive epistemology and allow it as a possibility through the practices of writting. |
author_additional |
OLIVEIRA, . Luiz Roberto Peel Furtado de |
author_additionalStr |
OLIVEIRA, . Luiz Roberto Peel Furtado de |
author |
COSTA, Priscila Venâncio |
title |
Educação-Cartografia: Elaboração de Pistas para uma Experimentação Transdutiva do Processo de Alfabetização e de Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_short |
Educação-Cartografia: Elaboração de Pistas para uma Experimentação Transdutiva do Processo de Alfabetização e de Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Educação-Cartografia: Elaboração de Pistas para uma Experimentação Transdutiva do Processo de Alfabetização e de Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Educação-Cartografia: Elaboração de Pistas para uma Experimentação Transdutiva do Processo de Alfabetização e de Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Educação-Cartografia: Elaboração de Pistas para uma Experimentação Transdutiva do Processo de Alfabetização e de Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
educação-cartografia: elaboração de pistas para uma experimentação transdutiva do processo de alfabetização e de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental |
publishDate |
2024 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/6696 |
_version_ |
1797188862308515840 |
score |
11.755432 |