Artigo

Educação do campo: contexto e desafios das salas de aulas multisseriadas no município de Miracema do Tocantins

This course completion work has the general objective of understanding urban graffiti art as an object of culture and a form of contemporary artistic language, and the object is in the visual representations of urban graffiti art present in the city of Palmas, Tocantins. Throughout the development o...

ver descrição completa

Autor principal: Nascimento, Maycon Gleydson Alves dos
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/6812
id ir-11612-6812
recordtype dspace
spelling ir-11612-68122024-06-29T06:07:07Z Educação do campo: contexto e desafios das salas de aulas multisseriadas no município de Miracema do Tocantins Nascimento, Maycon Gleydson Alves dos Lima, Layanna Giordana B. Educação do campo; Escola do campo; Salas multisseriadas. Educação do campo; Escola do campo; Salas multisseriadas; Educação rural. This course completion work has the general objective of understanding urban graffiti art as an object of culture and a form of contemporary artistic language, and the object is in the visual representations of urban graffiti art present in the city of Palmas, Tocantins. Throughout the development of this article we seek to answer the following question: How does the manifestation of urban graffiti art occur in the city of Palmas/TO. We also highlight the considerations made about the history of graffiti as part of the hip-hop culture that emerged in the mid-1970s, but currently being a relevant form of expression of urban art. The work was carried out based on bibliographical research, with readings in books, articles, theses and dissertations on specialized sites that present the referred theme, also presenting the production of graffiti in public spaces in Palmas, capital of the state of Tocantins. It is concluded that graffiti urban art, unlike pichação, creates environments for reflection and communication, with social recognition around the life of the population. Este trabalho de conclusão de Curso tem como objetivo geral compreender a arte urbana grafite como objeto da cultura e forma de linguagem artística contemporânea, e o objeto de estudo se insere nas representações visuais da arte urbana grafite presentes na cidade de Palmas, Tocantins. Ao longo do desenvolvimento do presente artigo buscamos responder o seguinte questionamento: qual a relação entre as manifestações da arte urbana grafite e a história cultural e artística na cidade de Palmas/TO? Destacamos também as considerações realizadas sobre a história do grafite como parte da cultura hip-hop surgida em meados dos anos de 1970, mas atualmente sendo uma forma de expressão relevante da arte urbana. O trabalho foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas, com leituras em livros, artigos, teses e dissertações em sites especializados que apresentam a referida temática, sendo apresentada ainda a produção do grafite nos espaços públicos de Palmas, capital do estado do Tocantins. Conclui-se que a arte urbana grafite, diferindo da pichação cria ambientes de reflexão e comunicação, com reconhecimento social em torno da vida da população. 2024-06-28T20:51:41Z 2024-06-28T20:51:41Z 2024-06-28 Artigo NASCIMENTO, Maycon Gleydson Alves do. Educação do campo: contexto e desafios das salas de aulas multisseriadas no município de Miracema do Tocantins. 2023. 37f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024. http://hdl.handle.net/11612/6812 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema Pedagogia Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Educação do campo; Escola do campo; Salas multisseriadas.
Educação do campo; Escola do campo; Salas multisseriadas; Educação rural.
spellingShingle Educação do campo; Escola do campo; Salas multisseriadas.
Educação do campo; Escola do campo; Salas multisseriadas; Educação rural.
Nascimento, Maycon Gleydson Alves dos
Educação do campo: contexto e desafios das salas de aulas multisseriadas no município de Miracema do Tocantins
topic_facet Educação do campo; Escola do campo; Salas multisseriadas.
Educação do campo; Escola do campo; Salas multisseriadas; Educação rural.
description This course completion work has the general objective of understanding urban graffiti art as an object of culture and a form of contemporary artistic language, and the object is in the visual representations of urban graffiti art present in the city of Palmas, Tocantins. Throughout the development of this article we seek to answer the following question: How does the manifestation of urban graffiti art occur in the city of Palmas/TO. We also highlight the considerations made about the history of graffiti as part of the hip-hop culture that emerged in the mid-1970s, but currently being a relevant form of expression of urban art. The work was carried out based on bibliographical research, with readings in books, articles, theses and dissertations on specialized sites that present the referred theme, also presenting the production of graffiti in public spaces in Palmas, capital of the state of Tocantins. It is concluded that graffiti urban art, unlike pichação, creates environments for reflection and communication, with social recognition around the life of the population.
author_additional Lima, Layanna Giordana B.
author_additionalStr Lima, Layanna Giordana B.
format Artigo
author Nascimento, Maycon Gleydson Alves dos
title Educação do campo: contexto e desafios das salas de aulas multisseriadas no município de Miracema do Tocantins
title_short Educação do campo: contexto e desafios das salas de aulas multisseriadas no município de Miracema do Tocantins
title_full Educação do campo: contexto e desafios das salas de aulas multisseriadas no município de Miracema do Tocantins
title_fullStr Educação do campo: contexto e desafios das salas de aulas multisseriadas no município de Miracema do Tocantins
title_full_unstemmed Educação do campo: contexto e desafios das salas de aulas multisseriadas no município de Miracema do Tocantins
title_sort educação do campo: contexto e desafios das salas de aulas multisseriadas no município de miracema do tocantins
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2024
url http://hdl.handle.net/11612/6812
_version_ 1806611271525597184
score 11.755432