/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil
This study aimed to present a reflection on the challenges of teaching practice during the inclusion of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education. Therefore, bibliographical research was adopted in the constitution of this work. As presented, autism is a neurodevelo...
Autor principal: | Santos, Laydiane Cristina Belo dos |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/7217 |
id |
ir-11612-7217 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-72172024-11-30T06:03:34Z Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil Santos, Laydiane Cristina Belo dos Ipolito, Juliana Chioca Autismo Formação docente Ensino e aprendizagem Educação especial Inclusão escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study aimed to present a reflection on the challenges of teaching practice during the inclusion of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education. Therefore, bibliographical research was adopted in the constitution of this work. As presented, autism is a neurodevelopmental disorder with characteristics mainly related to difficulties in social interaction and oral communication, with stereotypes and repetitive movements. In the school environment, the autistic child requires a lot of attention from teachers, who need to be professionally trained to make the school a place of integration. This study contributed to this pedagogical reflection, in the understanding that the school must always seek to promote the inclusion of all, through good teacher training and the participation of the autistic child's family, in addition to understanding that by attending a regular school, the child already has the possibility of joining society. O presente estudo objetivou apresentar uma reflexão acerca dos desafios da prática docente no processo de inclusão da criança com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. Para tanto, foi adotado como metodologia de constituição deste trabalho a pesquisa bibliográfica. Conforme apresentado, o autismo é um distúrbio neurológico com características relacionadas principalmente com as dificuldades de interação social e comunicação oral, e com estereotipias e movimentos repetitivos. No ambiente escolar a criança autista requer muita atenção dos professores, que precisam estar profissionalmente capacitados para tornar a escola um lugar de integração. Este estudo contribuiu para esta reflexão pedagógica, no entendimento de que a escola deve sempre buscar promover a inclusão de todos, através de uma boa formação docente e da participação da família da criança autista, além de entender que ao frequentar uma escola regular, a criança já tem a possibilidade de ser incluída em sociedade. 2024-11-29T18:16:56Z 2024-11-29T18:16:56Z 2024-11-29 Monografia SANTOS, Laydiane Cristina Belo dos. Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil. 2022. 40f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024. http://hdl.handle.net/11612/7217 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema CURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Miracema Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Autismo Formação docente Ensino e aprendizagem Educação especial Inclusão escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Autismo Formação docente Ensino e aprendizagem Educação especial Inclusão escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Santos, Laydiane Cristina Belo dos Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil |
topic_facet |
Autismo Formação docente Ensino e aprendizagem Educação especial Inclusão escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This study aimed to present a reflection on the challenges of teaching practice during the inclusion of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education. Therefore, bibliographical research was adopted in the constitution of this work. As presented, autism is a neurodevelopmental disorder with characteristics mainly related to difficulties in social interaction and oral communication, with stereotypes and repetitive movements. In the school environment, the autistic child requires a lot of attention from teachers, who need to be professionally trained to make the school a place of integration. This study contributed to this pedagogical reflection, in the understanding that the school must always seek to promote the inclusion of all, through good teacher training and the participation of the autistic child's family, in addition to understanding that by attending a regular school, the child already has the possibility of joining society. |
author_additional |
Ipolito, Juliana Chioca |
author_additionalStr |
Ipolito, Juliana Chioca |
format |
Monografia |
author |
Santos, Laydiane Cristina Belo dos |
title |
Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil |
title_short |
Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil |
title_full |
Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil |
title_fullStr |
Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil |
title_sort |
inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2024 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/7217 |
_version_ |
1818750848584384512 |
score |
11.755432 |