Monografia

Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil

This study aimed to present a reflection on the challenges of teaching practice during the inclusion of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education. Therefore, bibliographical research was adopted in the constitution of this work. As presented, autism is a neurodevelo...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Laydiane Cristina Belo dos
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/7217
id ir-11612-7217
recordtype dspace
spelling ir-11612-72172024-11-30T06:03:34Z Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil Santos, Laydiane Cristina Belo dos Ipolito, Juliana Chioca Autismo Formação docente Ensino e aprendizagem Educação especial Inclusão escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study aimed to present a reflection on the challenges of teaching practice during the inclusion of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education. Therefore, bibliographical research was adopted in the constitution of this work. As presented, autism is a neurodevelopmental disorder with characteristics mainly related to difficulties in social interaction and oral communication, with stereotypes and repetitive movements. In the school environment, the autistic child requires a lot of attention from teachers, who need to be professionally trained to make the school a place of integration. This study contributed to this pedagogical reflection, in the understanding that the school must always seek to promote the inclusion of all, through good teacher training and the participation of the autistic child's family, in addition to understanding that by attending a regular school, the child already has the possibility of joining society. O presente estudo objetivou apresentar uma reflexão acerca dos desafios da prática docente no processo de inclusão da criança com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. Para tanto, foi adotado como metodologia de constituição deste trabalho a pesquisa bibliográfica. Conforme apresentado, o autismo é um distúrbio neurológico com características relacionadas principalmente com as dificuldades de interação social e comunicação oral, e com estereotipias e movimentos repetitivos. No ambiente escolar a criança autista requer muita atenção dos professores, que precisam estar profissionalmente capacitados para tornar a escola um lugar de integração. Este estudo contribuiu para esta reflexão pedagógica, no entendimento de que a escola deve sempre buscar promover a inclusão de todos, através de uma boa formação docente e da participação da família da criança autista, além de entender que ao frequentar uma escola regular, a criança já tem a possibilidade de ser incluída em sociedade. 2024-11-29T18:16:56Z 2024-11-29T18:16:56Z 2024-11-29 Monografia SANTOS, Laydiane Cristina Belo dos. Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil. 2022. 40f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024. http://hdl.handle.net/11612/7217 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema CURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Autismo
Formação docente
Ensino e aprendizagem
Educação especial
Inclusão escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Autismo
Formação docente
Ensino e aprendizagem
Educação especial
Inclusão escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Santos, Laydiane Cristina Belo dos
Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil
topic_facet Autismo
Formação docente
Ensino e aprendizagem
Educação especial
Inclusão escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study aimed to present a reflection on the challenges of teaching practice during the inclusion of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education. Therefore, bibliographical research was adopted in the constitution of this work. As presented, autism is a neurodevelopmental disorder with characteristics mainly related to difficulties in social interaction and oral communication, with stereotypes and repetitive movements. In the school environment, the autistic child requires a lot of attention from teachers, who need to be professionally trained to make the school a place of integration. This study contributed to this pedagogical reflection, in the understanding that the school must always seek to promote the inclusion of all, through good teacher training and the participation of the autistic child's family, in addition to understanding that by attending a regular school, the child already has the possibility of joining society.
author_additional Ipolito, Juliana Chioca
author_additionalStr Ipolito, Juliana Chioca
format Monografia
author Santos, Laydiane Cristina Belo dos
title Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil
title_short Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil
title_full Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil
title_fullStr Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil
title_full_unstemmed Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil
title_sort inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2024
url http://hdl.handle.net/11612/7217
_version_ 1818750848584384512
score 11.755432