/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
AS DIFICULDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISLEXIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
When teachingmathtostudentswithdyslexia in elementaryschool, teacherscan face manychallenges. In viewofthis, thisresearchhasas itsmainobjectivetoidentify, throughthereadingofstudiesfocusedonthistheme, what are thedifficultiesthattheteacherencounters in theprocessofteachingmathematicstostudentswi...
Autor principal: | SILVA, Soliane Alves da |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/7358 |
id |
ir-11612-7358 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-73582025-01-22T06:03:02Z AS DIFICULDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISLEXIA NO ENSINO FUNDAMENTAL SILVA, Soliane Alves da BRITO, Claudenice Cardoso AS DIFICULDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISLEXIA NO ENSINO FUNDAMENTAL CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA When teachingmathtostudentswithdyslexia in elementaryschool, teacherscan face manychallenges. In viewofthis, thisresearchhasas itsmainobjectivetoidentify, throughthereadingofstudiesfocusedonthistheme, what are thedifficultiesthattheteacherencounters in theprocessofteachingmathematicstostudentswithdyslexia. In addition, linkedtothisobjective, thisresearchseekstoanswerthefollowingquestions: Howhasteachercontinuingeducationaddressedthespecificissueofdyslexia, andthushelpingteacherstoovercomethedifficultyofteachingMathematicstostudentswith dyslexia in teaching fundamental? What are thedifficultiesthattheteacher faces whenteachingMathematicstostudentswithdyslexia in elementaryschool? What are thedifficultiespointed out in theresearchthatthemathematicsteacher faces whenteachingmathematicalcontenttodyslexicstudents? For this, weusedresearchwith a qualitative approach, whosemethodologyadoptedisbibliographicalresearch. WeadopttheprinciplesoftheHistorical-Cultural Theoryof Vygotsky andothers. Thus, attheendofthisresearch, it canbenotedthatthedifficultiesfacedbyteacherswhenteachingmathematicstodyslexicstu dents are duetothelackofspecificguidanceonhowto approach theteachingofmathematicstostudentswithdyslexia. In addition, thereis a lackofcontinuingeducation for teacherswithregardtoteachingmathematicsaimedatdyslexicstudents. Ao ensinar matemática para alunos com dislexia no ensino fundamental, os professores podem enfrentar diversos desafios. Em vista disso, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar, por meio da leitura de estudos voltados para essa temática, quais são as dificuldades que o professor encontra no processo de ensino da matemática para alunos com dislexia. Além disso, vinculado a esse objetivo, essa pesquisa busca responder aos seguintes questionamentos: Como a formação continuada do professor tem abordado a questão específica sobre a dislexia, e assim auxiliar os professores a superar a dificuldade do ensino da Matemática para alunos com dislexia no ensino fundamental? Quais são as dificuldades que o professor enfrenta para ensinar Matemática para alunos com dislexia no ensino fundamental? Quais são as dificuldades apontadas nas pesquisas, que o professor de matemática enfrenta para ensinar os conteúdos matemáticos para alunos disléxicos? Para isso, utilizamos a pesquisa com abordagem qualitativa, cuja metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica. Adotamos os princípios da Teoria Histórico-Cultural de Vygotski e outros. Dessa forma, ao fim desta pesquisa, pode-se notar que as dificuldades enfrentadas pelos professores ao ensinar matemática para alunos disléxicos se dão pela falta de uma orientação específica sobre como abordar o ensino de matemática para alunos com dislexia. Além disso, constata-se a ausência de formação continuada para os professores no que diz respeito ao ensino de matemática voltado para alunos disléxicos. 2025-01-21T12:33:03Z 2025-01-21T12:33:03Z 2023-06-20 Monografia SILVA, Soliane Alves da. AS DIFICULDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISLEXIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023.43f. Monografia ( Curso de Licenciatura de Encino de Ciências em Matemática) Universidade Federal do Tocantins - UFT, Araguaína. 2023. http://hdl.handle.net/11612/7358 pt_BR LIVRE application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Araguaína Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
AS DIFICULDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISLEXIA NO ENSINO FUNDAMENTAL CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
spellingShingle |
AS DIFICULDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISLEXIA NO ENSINO FUNDAMENTAL CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA SILVA, Soliane Alves da AS DIFICULDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISLEXIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
topic_facet |
AS DIFICULDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISLEXIA NO ENSINO FUNDAMENTAL CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
description |
When teachingmathtostudentswithdyslexia in elementaryschool, teacherscan face
manychallenges. In viewofthis, thisresearchhasas itsmainobjectivetoidentify,
throughthereadingofstudiesfocusedonthistheme, what are
thedifficultiesthattheteacherencounters in
theprocessofteachingmathematicstostudentswithdyslexia. In addition,
linkedtothisobjective, thisresearchseekstoanswerthefollowingquestions:
Howhasteachercontinuingeducationaddressedthespecificissueofdyslexia,
andthushelpingteacherstoovercomethedifficultyofteachingMathematicstostudentswith
dyslexia in teaching fundamental? What are thedifficultiesthattheteacher faces
whenteachingMathematicstostudentswithdyslexia in elementaryschool? What are
thedifficultiespointed out in theresearchthatthemathematicsteacher faces
whenteachingmathematicalcontenttodyslexicstudents? For this, weusedresearchwith
a qualitative approach, whosemethodologyadoptedisbibliographicalresearch.
WeadopttheprinciplesoftheHistorical-Cultural Theoryof Vygotsky andothers. Thus,
attheendofthisresearch, it
canbenotedthatthedifficultiesfacedbyteacherswhenteachingmathematicstodyslexicstu
dents are duetothelackofspecificguidanceonhowto approach
theteachingofmathematicstostudentswithdyslexia. In addition, thereis a
lackofcontinuingeducation for
teacherswithregardtoteachingmathematicsaimedatdyslexicstudents. |
author_additional |
BRITO, Claudenice Cardoso |
author_additionalStr |
BRITO, Claudenice Cardoso |
format |
Monografia |
author |
SILVA, Soliane Alves da |
title |
AS DIFICULDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISLEXIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_short |
AS DIFICULDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISLEXIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
AS DIFICULDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISLEXIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
AS DIFICULDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISLEXIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
AS DIFICULDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISLEXIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
as dificuldades no ensino da matemÁtica para alunos com dislexia no ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2025 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/7358 |
_version_ |
1829078983847706624 |
score |
11.755432 |