Monografia

A ICONOGRAFIA DA PAISAGEM NO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO-URBANÍSTICO DE BRASÍLIA: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DOS CANDANGOS NA PINTURA DE DI CAVALCANTI (1960) E NA ESCULTURA DE BRUNO GIORGI (1957)

A presente pesquisa busca estabelecer uma aproximação da Ciência, Arte e Geografia a partir da perspectiva da iconografia da paisagem, trazendo um entendimento sobre como se sistematizam e quais as funções dos espaços de representação amparados sob a teoria de Giuliana Andreotti e Dennis Cosgrove...

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Autor principal: RODRIGUES, Pedro Henrique Eustáquio
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2025
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/7369
Resumo:
A presente pesquisa busca estabelecer uma aproximação da Ciência, Arte e Geografia a partir da perspectiva da iconografia da paisagem, trazendo um entendimento sobre como se sistematizam e quais as funções dos espaços de representação amparados sob a teoria de Giuliana Andreotti e Dennis Cosgrove. Ao pensar a problemática de pesquisa busca-se investigar os aspectos iconográficos da paisagem da cidade de Brasília - DF sobretudo no que diz respeito a seus construtores, os Candangos e seus respectivos espaços de representação dentro da produção do espaço na cidade, neste sentido este trabalho apresenta uma análise qualitativa sobre as perspectivas de manifestações do espaço presentes na pintura, escultura e arquitetura que se materializam no espaço em obras presentes na Praça dos Três Poderes e no Palácio do Congresso Nacional demonstrando como ocorre a integração dessas obras e como as mesmas constroem narrativas sobre a urbanodiversidade de Brasília.