Artigo

Reflexões acerca do processo de alfabetização na perspectiva histórico-crítica: experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, UFT - Câmpus Universitário de Miracema

The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), in the educational context, provided undergraduate students in the Pedagogy degree course at the Federal University of Tocantins - Miracema Campus, with initial access to the teaching space. A bibliographical survey was carried out b...

ver descrição completa

Autor principal: Sousa, Joana Marinho de
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2025
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/7419
id ir-11612-7419
recordtype dspace
spelling ir-11612-74192025-03-02T06:05:02Z Reflexões acerca do processo de alfabetização na perspectiva histórico-crítica: experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, UFT - Câmpus Universitário de Miracema Sousa, Joana Marinho de Lima, Layanna Giordana Bernardo PIBID; Crianças; Alfabetização; Perspectiva histórico-crítica. Ciências humanas; Educação; Pedagogia. The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), in the educational context, provided undergraduate students in the Pedagogy degree course at the Federal University of Tocantins - Miracema Campus, with initial access to the teaching space. A bibliographical survey was carried out based on Saviani (2011), Gasparin (2012), Goulart, Garcia and Corais (2019), Miranda (1987), Smolka (1987), Lorenzetti and Delizoicov (2001). It is understood that for children to be able to enter the literacy process, it is necessary for the teacher to have a perspective as a theoretical foundation, after all, pedagogical work is the theoretical-practical relationship. Initially, the children are observed so that teaching strategies can then be created that are appropriate to their context. Based on this, it is understood that one of the perspectives that formed the theoretical basis for the activities carried out at the field school was the Historical-Critical perspective, which understands the child as a whole. The activities were structured according to Gasparin's Didactics (2012), as follows: initial social practice, problematization, instrumentalization and catharsis. This made it possible to recognize children as builders of scientific knowledge. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no contexto educacional, possibilitou aos acadêmicos graduandos do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Miracema, acesso inicial ao espaço da docência. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base em Saviani (2011), Gasparin (2012), Goulart, Garcia e Corais (2019), Miranda (1987), Smolka (1987), Lorenzetti e Delizoicov (2001). Entende-se que, para as crianças poderem adentrar ao processo de alfabetização, é necessário que o professor tenha uma perspectiva como fundamentação teórica, afinal, o trabalho pedagógico é a relação teórico-prática. Inicialmente é feita a observação das crianças, para que, em seguida, sejam criadas estratégias de ensino adequadas ao contexto delas. A partir disso, entende-se que uma das perspectivas que foi a base teórica das atividades realizadas na escola campo foi a perspectiva Histórico-Crítica, que compreende a criança em sua totalidade. As atividades foram estruturadas de acordo com a Didática de Gasparin (2012), sendo: prática social inicial, problematização, instrumentalização e catarse. Isso possibilitou reconhecer as crianças como construtoras do conhecimento científico. 2025-02-28T14:08:06Z 2025-02-28T14:08:06Z 2025-02-28 Artigo SOUSA, Joana Marinho de. Reflexões acerca do processo de alfabetização na perspectiva histórico-crítica: experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, UFT - Câmpus Universitário de Miracema. 2024. 15f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025. http://hdl.handle.net/11612/7419 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema Pedagogia Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic PIBID; Crianças; Alfabetização; Perspectiva histórico-crítica.
Ciências humanas; Educação; Pedagogia.
spellingShingle PIBID; Crianças; Alfabetização; Perspectiva histórico-crítica.
Ciências humanas; Educação; Pedagogia.
Sousa, Joana Marinho de
Reflexões acerca do processo de alfabetização na perspectiva histórico-crítica: experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, UFT - Câmpus Universitário de Miracema
topic_facet PIBID; Crianças; Alfabetização; Perspectiva histórico-crítica.
Ciências humanas; Educação; Pedagogia.
description The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), in the educational context, provided undergraduate students in the Pedagogy degree course at the Federal University of Tocantins - Miracema Campus, with initial access to the teaching space. A bibliographical survey was carried out based on Saviani (2011), Gasparin (2012), Goulart, Garcia and Corais (2019), Miranda (1987), Smolka (1987), Lorenzetti and Delizoicov (2001). It is understood that for children to be able to enter the literacy process, it is necessary for the teacher to have a perspective as a theoretical foundation, after all, pedagogical work is the theoretical-practical relationship. Initially, the children are observed so that teaching strategies can then be created that are appropriate to their context. Based on this, it is understood that one of the perspectives that formed the theoretical basis for the activities carried out at the field school was the Historical-Critical perspective, which understands the child as a whole. The activities were structured according to Gasparin's Didactics (2012), as follows: initial social practice, problematization, instrumentalization and catharsis. This made it possible to recognize children as builders of scientific knowledge.
author_additional Lima, Layanna Giordana Bernardo
author_additionalStr Lima, Layanna Giordana Bernardo
format Artigo
author Sousa, Joana Marinho de
title Reflexões acerca do processo de alfabetização na perspectiva histórico-crítica: experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, UFT - Câmpus Universitário de Miracema
title_short Reflexões acerca do processo de alfabetização na perspectiva histórico-crítica: experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, UFT - Câmpus Universitário de Miracema
title_full Reflexões acerca do processo de alfabetização na perspectiva histórico-crítica: experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, UFT - Câmpus Universitário de Miracema
title_fullStr Reflexões acerca do processo de alfabetização na perspectiva histórico-crítica: experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, UFT - Câmpus Universitário de Miracema
title_full_unstemmed Reflexões acerca do processo de alfabetização na perspectiva histórico-crítica: experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, UFT - Câmpus Universitário de Miracema
title_sort reflexões acerca do processo de alfabetização na perspectiva histórico-crítica: experiência no programa institucional de bolsas de iniciação à docência, uft - câmpus universitário de miracema
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2025
url http://hdl.handle.net/11612/7419
_version_ 1829079002864680960
score 11.755432