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Livro
Pesquisas em educação na Amazônia: contextos formativos
É com imensa alegria que recebo o convite da professora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares e do professor Luiz Percival Leme Britto para prefaciar esta obra que reúne produção de docentes, alunos e egressos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa. T...
Autor principal: | COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa |
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Outros Autores: | BRITTO, Luiz Percival Leme |
Grau: | Livro |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Rosivan Diagramação & Artes Gráficas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1027 |
Resumo: |
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É com imensa alegria que recebo o convite da professora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares e do professor Luiz Percival Leme Britto para prefaciar esta obra que reúne produção de docentes, alunos e egressos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa.
Trata-se de uma obra rica e diversificada, reunindo, em torno de 13 capítulos, 26 autores, que se ocupam de um conjunto de questões abrangentes, candentes e multifacetadas, como é próprio dos programas de pós-graduação e de suas pesquisas, seja em função da necessidade de estudo e investigação, seja em decorrência das condições e interesses dos pesquisadores.
O leque temático abarca desde lições do e-learning para o ensino remoto emergencial à relação de um grupo de pesquisa com a pós-graduação, passando pelo movimento escola “sem” partido, a educação em tempo integral, as escolas confessionais, as relações étnico-raciais, o trabalho docente, a identidade étnico-racial, os processos de avaliação institucional, a gestão do ensino em saúde, a formação e profissionalização docente, a relação entre escolaridade e ocupação profissional, o uso de tecnologias na educação superior e a relação entre música profana e moral social.
Por meio desta obra, os autores estendem o resultado de suas pesquisas e reflexões para além dos muros da universidade, atingindo os mais diferentes públicos e espaços socioeducativos e, desse modo, articulam o tripé em que se ancora a universidade – ensino, pesquisa e extensão. Assim, o livro não só destaca uma das funções primordiais da universidade, que é a socialização do conhecimento científico produzido coletivamente, como estimula a realização de novas investigações, ampliando, consequentemente, o conhecimento já produzido e possibilitando o enfrentamento dos problemas com os quais continuamente nos deparamos. |