TCC

Modelagem matemática: o ensino de probabilidade por meio do ilusionismo

Mathematics is notably one of the subjects with the highest level of rejection by students, and there are several factors that contribute to this problem. These factors range from lack of aptitude in the area, to socioeconomic problems of the students, lack of structure of the place of study, tra...

ver descrição completa

Autor principal: MENEZES, Adriano Araquem Baia
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1304
id ir-123456789-1304
recordtype dspace
spelling ir-123456789-13042024-01-29T22:18:33Z Modelagem matemática: o ensino de probabilidade por meio do ilusionismo MENEZES, Adriano Araquem Baia TANAKA FILHO, Mário http://lattes.cnpq.br/5710278151289710 Ensino de Matemática Truques de mágica Modelagem Matemática Probabilidade Engenharia Didática CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Mathematics is notably one of the subjects with the highest level of rejection by students, and there are several factors that contribute to this problem. These factors range from lack of aptitude in the area, to socioeconomic problems of the students, lack of structure of the place of study, traditionalist classes, etc. It is known, therefore, that a single pedagogical strategy cannot counteract all this complexity in the teaching process; however, the trends in Mathematics Teaching and the Ludic Resources applied to Teaching aim to reduce the gap between mathematical concepts and the students. Thus, the objective of this work is to propose, apply, and validate a Didactic Sequence (DS), associating Magic Tricks as a ludic resource and the investigative teaching processes of Mathematical Modeling. As a research methodology and data analysis, we propose the use of Didactic Engineering and its four phases, which are: 1 - preliminary analysis, 2- design and a priori analysis, 3- application of a didactic sequence and 4- a posteriori analysis and evaluation. As a result of this study, we have a Didactic Sequence using magic tricks aimed at teaching Probability, this subject being chosen due to its easy relationship with Magic Tricks. When applying the DS, we had a great participation from the students and were able to develop most of the proposed concepts in the activities, having as one of our biggest problems the application time that we used (80 minutes). A matemática é notavelmente uma das disciplinas com maior nível de rejeição por parte dos alunos, existindo diversos fatores que contribuem para essa problemática. Tais fatores perpassam desde a falta de aptidão na área, e se prolongam até problemas do âmbito socioeconômico dos estudantes, falta de estrutura do local de estudo, aulas tradicionalistas, e etc. Sabe-se, portanto, que uma única estratégia pedagógica não consegue contrapor toda essa complexidade do processo de ensino, todavia, as tendências de Ensino em Matemática e os Recursos Lúdicos aplicados ao Ensino, visam diminuir a lacuna entre os conceitos matemáticos e os alunos. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é propor, aplicar e validar uma Sequência Didática (SD), associando Truques de Mágicas como recurso lúdico e os processos de Ensino investigativo da Modelagem Matemática. Como metodologia de pesquisa e análise de dados, propormos a utilização da Engenharia Didática e suas quatro fases, sendo elas: 1 - análises preliminares, 2- concepção e análise a priori, 3- aplicação de uma sequência didática e 4- análise a posteriori e avaliação. Como resultado deste estudo, temos uma Sequência Didática utilizando truques de mágicas voltadas para o ensino de Probabilidade, sendo este assunto escolhido devido a sua fácil relação com Truques de Mágica. Ao aplicar a SD, tivemos uma ótima participação dos alunos e conseguimos desenvolver a grande maioria dos conceitos propostos nas atividades, tendo como um de nossos grandes empecilhos o tempo de aplicação que fizemos uso (80 minutos). 2024-01-29T22:13:52Z 2024-01-29T22:13:52Z 2022-07-08 TCC Menezes, Adriano Araquem Baia. Modelagem matemática: o ensino de probabilidade por meio do ilusionismo. Orientador: Mário Tanaka Filho. 2022. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1304 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1304 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Not applicable UFOPA Instituto de CIências da Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Ensino de Matemática
Truques de mágica
Modelagem Matemática
Probabilidade
Engenharia Didática
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Ensino de Matemática
Truques de mágica
Modelagem Matemática
Probabilidade
Engenharia Didática
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
MENEZES, Adriano Araquem Baia
Modelagem matemática: o ensino de probabilidade por meio do ilusionismo
topic_facet Ensino de Matemática
Truques de mágica
Modelagem Matemática
Probabilidade
Engenharia Didática
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
description Mathematics is notably one of the subjects with the highest level of rejection by students, and there are several factors that contribute to this problem. These factors range from lack of aptitude in the area, to socioeconomic problems of the students, lack of structure of the place of study, traditionalist classes, etc. It is known, therefore, that a single pedagogical strategy cannot counteract all this complexity in the teaching process; however, the trends in Mathematics Teaching and the Ludic Resources applied to Teaching aim to reduce the gap between mathematical concepts and the students. Thus, the objective of this work is to propose, apply, and validate a Didactic Sequence (DS), associating Magic Tricks as a ludic resource and the investigative teaching processes of Mathematical Modeling. As a research methodology and data analysis, we propose the use of Didactic Engineering and its four phases, which are: 1 - preliminary analysis, 2- design and a priori analysis, 3- application of a didactic sequence and 4- a posteriori analysis and evaluation. As a result of this study, we have a Didactic Sequence using magic tricks aimed at teaching Probability, this subject being chosen due to its easy relationship with Magic Tricks. When applying the DS, we had a great participation from the students and were able to develop most of the proposed concepts in the activities, having as one of our biggest problems the application time that we used (80 minutes).
author_additional TANAKA FILHO, Mário
author_additionalStr TANAKA FILHO, Mário
format TCC
author MENEZES, Adriano Araquem Baia
title Modelagem matemática: o ensino de probabilidade por meio do ilusionismo
title_short Modelagem matemática: o ensino de probabilidade por meio do ilusionismo
title_full Modelagem matemática: o ensino de probabilidade por meio do ilusionismo
title_fullStr Modelagem matemática: o ensino de probabilidade por meio do ilusionismo
title_full_unstemmed Modelagem matemática: o ensino de probabilidade por meio do ilusionismo
title_sort modelagem matemática: o ensino de probabilidade por meio do ilusionismo
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1304
_version_ 1829179668548288512
score 11.755432