Trabalhos de evento

Repositórios institucionais e bibliotecas digitais de teses e dissertações das Universidades Federais Brasileiras: políticas e documentos.

Os repositórios institucionais são caracterizados como bases digitais de informação científica, que visam gerenciar a disseminação das informações produzidas nas instituições. Neste contexto e da necessidade de criação de políticas, o objetivo da pesquisa consiste no levantamento das políticas de in...

ver descrição completa

Autor principal: GOMES, Nilzete Ferreira
Outros Autores: REDIGOLO, Franciele Marques
Grau: Trabalhos de evento
Idioma: pt_BR
Publicado em: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SNBU) 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1429
Resumo:
Os repositórios institucionais são caracterizados como bases digitais de informação científica, que visam gerenciar a disseminação das informações produzidas nas instituições. Neste contexto e da necessidade de criação de políticas, o objetivo da pesquisa consiste no levantamento das políticas de informação e documentos explícitos em repositórios institucionais e das Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações em âmbito nacional, mais especificamente nas Universidades Federais Brasileiras. A pesquisa tem abordagem quantitativa e para a coleta de dados foram pesquisadas 65 Universidades Federais Brasileiras, distribuídas dentre as cinco regiões do país, sendo verificadas se às mesmas possuem Repositórios Institucionais com políticas ou documentos em seus sites. Dentre os resultados obtidos: 52 (80%) possuem Repositórios; 8 (12%) Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e 5 (8%) não possui nem um tipo. Por Região destaca-se o sudeste (15), a qual concentra o maior número de repositórios, o Sul tem 13, a Região Nordeste possui 11 (21%), a Norte com 7 (13%) e a Região Centro-Oeste possui 6 (12%). Os Repositórios institucionais cadastrados no Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia com políticas e documentos, foram localizados 25 no total, distribuídos entre as regiões brasileiras: Sudeste: 8, Nordeste: 7, Sul: 6, Norte: 2 e Nordeste 2. As Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações que possuem políticas e documentos: Nordeste com 3 e Norte com apenas 1. Dentre os resultados, considera-se que as políticas e documentos ainda não são uma realidade presente em todas as instituições pesquisadas.