Dissertação

Identificação, análise in sílico de genes e proteínas e elaboração de estratégias de isolamento de genes potencialmente envolvidos na biossíntese e inativação de 20- Hidroxiecdisona (20e) em plantas.

A produção de metabólitos secundários é uma das principais formas de defesa das plantas contra insetos herbívoros. A molécula 20-hidroxiecdisona (20E) é um hormônio produzido por insetos, cuja função está relacionada com diversos processos durante o desenvolvimento do inseto. Além destes organismos,...

ver descrição completa

Autor principal: VIEIRA, Washington Olegário
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: UFRA/Campus Belém 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1472
Resumo:
A produção de metabólitos secundários é uma das principais formas de defesa das plantas contra insetos herbívoros. A molécula 20-hidroxiecdisona (20E) é um hormônio produzido por insetos, cuja função está relacionada com diversos processos durante o desenvolvimento do inseto. Além destes organismos, algumas plantas também são capazes de sintetizar 20E, utilizando-o possivelmente como parte do mecanismo de defesa durante a herbivoria. A caracterização e isolamento de genes e proteínas envolvidos em mecanismos de defesas de plantas é essencial para se elaborar estratégias que visam o controle de insetos que atacam espécies de interesse econômico, entretanto a rota de biossíntese de 20E ainda é parcialmente conhecida em insetos e desconhecida em plantas. A molécula 20E também apresenta aplicabilidade farmacológica, medicinal e biotecnológica. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi realizar a identificação e análise in sílico de genes e proteínas e elaborar estratégias de isolamento de genes potencialmente envolvidos na biossíntese de 20E em plantas. Para isto, foi realizada uma busca por proteínas similares em banco de dados por meio da ferramenta BLAST/NCBI utilizando como base as sequências de aminoácidos de proteínas que atuam a rota parcialmente conhecida de biossíntese (proteínas Neverland, Shade, Shadow, Disembodied e Phantom) e inativação (proteínas Ecdysone oxidase, 3-Dehydroecdysone 3beta-reductase e 3-Dehydroecdysone 3alfareductase) de 20E em insetos. Foram identificadas e analisadas in sílico 239 proteínas potencialmente homólogas que apresentaram valores de similaridade entre 25 e 45%, altos valores de cobertura e valor-E de pelo menos e-5. Foram realizados alinhamentos em pares e múltiplos, predição de valores físico-químicos (peso molecular, ponto isoelétrico teórico, número de resíduos negativos e positivos, coeficiente de extinção, índice de instabilidade, índice alifático e índice de hidrofobicidade), a localização subcelular e filogenia. Foram detectadas em maior quantidade proteínas similares a Shade, Shadow e 3DE 3beta-reductase e em várias espécies de plantas, enquanto as proteínas similares a Disembodied e Neverland foram detectadas, respectivamente, em uma e duas espécies. Foram propostas por meio do uso de oligonucleotídeos, construídos a partir de regiões conservadas, obtidas por meio de alinhamentos múltiplos de sequência de nucleotídeos dos genes, estratégias que visam o isolamento de genes potencialmente envolvidos com a biossíntese de 20E em plantas. Várias proteínas encontradas em vegetais apresentam função ainda desconhecidas, podendo estar envolvidas na biossíntese de 20E em plantas; entretanto, seu envolvimento e real função ainda precisam ser analisadas.