/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Estratégias de digitalização comunicacional para micro e pequenas empresas como promotoras da inovação e competitividae em Santarém – PA.
Globalization, innovations, and the COVID-19 pandemic promoted changes in negotiations through communication digitalization using digital media. Therefore, Micro and Small Businesses (MSEs) needed to adapt abruptly. To mitigate impacts and generate competitiveness, we transfered Know-how through...
Autor principal: | BATISTA, Alessandra Giselle Silva |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1614 |
id |
ir-123456789-1614 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-16142024-07-08T21:52:35Z Estratégias de digitalização comunicacional para micro e pequenas empresas como promotoras da inovação e competitividae em Santarém – PA. BATISTA, Alessandra Giselle Silva LOBATO, Fábio Manoel França Digitalização Transferência de know-how. Planejamento digital CNPQ:: EDUCAÇÃO Globalization, innovations, and the COVID-19 pandemic promoted changes in negotiations through communication digitalization using digital media. Therefore, Micro and Small Businesses (MSEs) needed to adapt abruptly. To mitigate impacts and generate competitiveness, we transfered Know-how through process mapping, using the Technology-Organization-Environment (TOE) framework, the European Skills Assessment Framework (DIGICOMP), and digital business models. In this sense, we sought to answer the following questions: Q1 - What factors interfere the communication digitalization of MSEs? Q2 - What digital strategies can help increase the competitiveness of MSEs? To this end, bibliographical, documentary, prescriptive research, and action research of a quantitative-qualitative nature were carried out with MSEs in Santarém - Pará. Teaching materials were developed, specifically guides and instructional media programs, to adapt and standardize digital communication processes based on data collection and training. To align the methodology, a pilot was carried out with 11 MPEs and later with 15 MPEs; The results demonstrated that despite the available technology, digital media were not fully utilized by MSEs. The actions promoted sustainable development and increased the competitiveness of the companies served. The main barriers to adapting to digital were the entrepreneurs' time, lack of soft skills (such as leadership and organization), lack of training in digital resources, and generating low employee skills. The influencing factors were flexibility, market pressure, and public policies. It was found that there is room to gain competitiveness by using digital media based on strategic planning development and skills improvement. A globalização, inovações e a pandemia da COVID-19 promoveram mudanças nas negociações por meio da digitalização comunicacional usando mídias digitais, sendo assim, Micro e Pequenas Empresas (MPEs) precisaram adaptar-se abruptamente. Para mitigar impactos e gerar competitividade propôs-se transferência de Know-how, por intermédio do mapeamento, usando a abordagem teórica TecnologiaOrganização-Ambiente (TOE), o Quadro Europeu de Avaliação de Competências (DIGICOMP) e modelos de negócio alinhados ao digital. Nesse sentido, buscou-se responder as seguintes questões: Q1 - Quais fatores impedem a digitalização comunicacional das MPEs? Q2 - Quais as estratégias digitais podem ajudar a aumentar a competitividade das MPEs? Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, documental, prescritiva e pesquisa-ação de caráter quantitativo-qualitativo com MPEs em Santarém - Pará. Foram desenvolvidos materiais didáticos, especificamente, guias e programas de mídia instrucionais para adequação, norma de padronização dos processos da comunicação digital, a partir da coleta de dados e realização de treinamentos. Para alinhar a metodologia, foi realizado um primeiro momento com oficinas profissionalizantes; os resultados demonstraram que apesar da tecnologia disponível, as mídias digitais não tinham aproveitamento pleno pelas MPEs. As ações promoveram desenvolvimento sustentável e aumentaram a competitividade das empresas atendidas. As principais barreiras para adequação ao digital foram o tempo dos empreendedores, a carência de soft skills (como liderança e organização), falta de treinamento dos recursos digitais, gerando baixa habilidade dos colaboradores. Os fatores influenciadores foram flexibilidade, pressão mercadológica e políticas públicas. Constatou-se que há espaço para ganho da competitividade fazendo uso de mídias digitais, baseado em desenvolvimento de planejamento estratégico e de habilidades. 2024-07-08T21:50:47Z 2024-07-08T21:50:47Z 2023-09-25 Dissertation BATISTA, Alessandra Giselle Silva. Estratégias de digitalização comunicacional para micro e pequenas empresas como promotoras da inovação e competitividae em Santarém – PA. Orientador(a): Fábio Manoel França Lobato. 2023. 127 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Engenharia e Geociências, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual - PROFNIT, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1614 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1614 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação UFOPA Instituto de Engenharia e Geociências |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Digitalização Transferência de know-how. Planejamento digital CNPQ:: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Digitalização Transferência de know-how. Planejamento digital CNPQ:: EDUCAÇÃO BATISTA, Alessandra Giselle Silva Estratégias de digitalização comunicacional para micro e pequenas empresas como promotoras da inovação e competitividae em Santarém – PA. |
topic_facet |
Digitalização Transferência de know-how. Planejamento digital CNPQ:: EDUCAÇÃO |
description |
Globalization, innovations, and the COVID-19 pandemic promoted changes in
negotiations through communication digitalization using digital media. Therefore, Micro
and Small Businesses (MSEs) needed to adapt abruptly. To mitigate impacts and
generate competitiveness, we transfered Know-how through process mapping, using
the Technology-Organization-Environment (TOE) framework, the European Skills
Assessment Framework (DIGICOMP), and digital business models. In this sense, we
sought to answer the following questions: Q1 - What factors interfere the
communication digitalization of MSEs? Q2 - What digital strategies can help increase
the competitiveness of MSEs? To this end, bibliographical, documentary, prescriptive
research, and action research of a quantitative-qualitative nature were carried out with
MSEs in Santarém - Pará. Teaching materials were developed, specifically guides and
instructional media programs, to adapt and standardize digital communication
processes based on data collection and training. To align the methodology, a pilot was
carried out with 11 MPEs and later with 15 MPEs; The results demonstrated that
despite the available technology, digital media were not fully utilized by MSEs. The
actions promoted sustainable development and increased the competitiveness of the
companies served. The main barriers to adapting to digital were the entrepreneurs'
time, lack of soft skills (such as leadership and organization), lack of training in digital
resources, and generating low employee skills. The influencing factors were flexibility,
market pressure, and public policies. It was found that there is room to gain
competitiveness by using digital media based on strategic planning development and
skills improvement. |
author_additional |
LOBATO, Fábio Manoel França |
author_additionalStr |
LOBATO, Fábio Manoel França |
format |
Dissertação |
author |
BATISTA, Alessandra Giselle Silva |
title |
Estratégias de digitalização comunicacional para micro e pequenas empresas como promotoras da inovação e competitividae em Santarém – PA. |
title_short |
Estratégias de digitalização comunicacional para micro e pequenas empresas como promotoras da inovação e competitividae em Santarém – PA. |
title_full |
Estratégias de digitalização comunicacional para micro e pequenas empresas como promotoras da inovação e competitividae em Santarém – PA. |
title_fullStr |
Estratégias de digitalização comunicacional para micro e pequenas empresas como promotoras da inovação e competitividae em Santarém – PA. |
title_full_unstemmed |
Estratégias de digitalização comunicacional para micro e pequenas empresas como promotoras da inovação e competitividae em Santarém – PA. |
title_sort |
estratégias de digitalização comunicacional para micro e pequenas empresas como promotoras da inovação e competitividae em santarém – pa. |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1614 |
_version_ |
1829179799869849600 |
score |
11.753735 |