Dissertação

O Perfil pesqueiro comunitário e a conservação de espécies em ambientes rurais amazônicos: estudo de caso no nordeste paraense.

A partir do conhecimento local de comunidades tradicionais, o objetivo do presente trabalho foi caracterizar os sistemas pesqueiros das comunidades rurais Boca Nova e Capoeiro situadas no Nordeste Paraense, com o intuito de identificar sistemas conservacionistas, entender a relação homem-natureza e...

ver descrição completa

Autor principal: SALES, Ana Carolina de Souza
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: UFRA/ Campus Belém- Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2048
Resumo:
A partir do conhecimento local de comunidades tradicionais, o objetivo do presente trabalho foi caracterizar os sistemas pesqueiros das comunidades rurais Boca Nova e Capoeiro situadas no Nordeste Paraense, com o intuito de identificar sistemas conservacionistas, entender a relação homem-natureza e o contexto de governança. Para isso, a partir do método não probabilístico snowball sampling, foram aplicados questionários semiestruturados, com perguntas abertas e fechadas de caráter socioeconômico e ambiental, a fim de obter informações que serviram como base para a construção de uma matriz de atributos, considerando as dimensões Social, Tecnológica, Econômica, Ecológica e de Manejo para posterior uso do método RAPFISH. Após a coleta dos dados, foi criada uma matriz onde as linhas representavam as características dos pescadores e as colunas os atributos das dimensões estudadas. Logo depois, essa matriz foi submetida a Análise de Componentes Principais (PCA) com o intuito de verificar o grau de influência dos atributos das dimensões, seguida da Análise de Escalonamento Multidimensional Não-Métrica (NMDS) visando dimensionar a ordenação dos sistemas encontrados e, posteriormente, aplicou-se o Similiarity Profile Analysis in Cluster (SIMPROF) para ordenação dos oatributos que melhor explicaram os grupos encontrados. Como resultado, foram identificados oito atributos que auxiliaram na identificação de cinco sistemas pesqueiros (considerando o método de “Métier”). Esses oitos atributos e os cinco sistemas foram submetidos a uma Análise de redundância (RDA), com o intuito de registrar ‘grau’ de sustentabilidade de cada um a partir de dois conjuntos teóricos ‘bom’ e ‘ruim’. Dois sistemas foram considerados sustentáveis (LOGI e HOGI). A tradicionalidade encontrada nas comunidades reflete influências antrópicas negativas ligadas às alterações do meio, formas de captura ilegais, mudanças biológicas das espécies (tamanho e distribuições) e, ausência de governança. Assim, esse estudo demostra que conhecer as minúcias que permeiam os sistemas pesqueiro são de grande importância para o desenvolvimento de diretrizes de gestão e planos de manejo adequados, principalmente se levar em consideração o conhecimento tradicional daqueles que residem na área.