/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Metodologias ativas: o ensino aprendizagem de matemática no ensino médio na perspectiva da sala de aula invertida.
Esta pesquisa visa apresentar uma proposta com intuito de alavancar o interesse apresentado pelos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no município de Santarém-PA, em relação ao processo de ensino-aprendizagem da matemática. Surgiu o seguinte problema de pesquisa: “Como proj...
Autor principal: | DIAS, Joelson Magno |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/294 |
id |
ir-123456789-294 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-2942021-05-03T12:37:25Z Metodologias ativas: o ensino aprendizagem de matemática no ensino médio na perspectiva da sala de aula invertida. DIAS, Joelson Magno MANCUSO, Sebastian Sala de aula invertida Metodologias ativas de aprendizagem Ensino-aprendizagem Esta pesquisa visa apresentar uma proposta com intuito de alavancar o interesse apresentado pelos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no município de Santarém-PA, em relação ao processo de ensino-aprendizagem da matemática. Surgiu o seguinte problema de pesquisa: “Como projetar e testar uma proposta metodológica, baseada num modelo de Sala de Aula Invertida, usando os meios tecnológicos disponíveis pelos estudantes?”. O objetivo geral foi projetar e testar uma proposta metodológica baseada num modelo de SAI, utilizando os meios tecnológicos disponíveis pelos estudantes. Através de revisões bibliográficas, foram analisadas dissertações de mestrado que envolvia a aplicação da SAI e o posicionamento dos teóricos a cerca do tema. Então, foram desenvolvidas três sequências de atividades didáticas envolvendo os conteúdos: revisão de radiciação; funções e equações exponenciais; definição de logaritmo e suas consequências; e um projeto construído, executado e apresentado na Jornada Científica da escola. O uso do Google sala de aula e WhatsApp, foram fundamentais para organização dos estudos e na construção do projeto apresentado na III Jornada Científica da Escola. Segundo 88,5 % dos estudantes pesquisados, o método da SAI contribuiu para a aprendizagem em matemática. Os feedbacks fornecidos pelos estudantes nos momentos de estudo e através do questionário de avaliação das atividades desenvolvidas nos deram a convicção dos efeitos positivos da SAI. 2021-02-22T16:06:37Z 2021-02-22T16:06:37Z 2019 Dissertation DIAS, Joelson Magno. Metodologias Ativas: O ensino aprendizagem de matemática no ensino médio na perspectiva da sala de aula invertida. Orientador: Sebastian Mancuso. 2019. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/294 Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/294 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UFOPA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Sala de aula invertida Metodologias ativas de aprendizagem Ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Sala de aula invertida Metodologias ativas de aprendizagem Ensino-aprendizagem DIAS, Joelson Magno Metodologias ativas: o ensino aprendizagem de matemática no ensino médio na perspectiva da sala de aula invertida. |
topic_facet |
Sala de aula invertida Metodologias ativas de aprendizagem Ensino-aprendizagem |
description |
Esta pesquisa visa apresentar uma proposta com intuito de alavancar o interesse apresentado pelos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no município de Santarém-PA, em relação ao processo de ensino-aprendizagem da matemática. Surgiu o seguinte problema de pesquisa: “Como projetar e testar uma proposta metodológica, baseada num modelo de Sala de Aula Invertida, usando os meios tecnológicos disponíveis pelos estudantes?”. O objetivo geral foi projetar e testar uma proposta metodológica baseada num modelo de SAI, utilizando os meios tecnológicos disponíveis pelos estudantes. Através de revisões bibliográficas, foram analisadas dissertações de mestrado que envolvia a aplicação
da SAI e o posicionamento dos teóricos a cerca do tema. Então, foram desenvolvidas três sequências de atividades didáticas envolvendo os conteúdos: revisão de radiciação; funções e equações exponenciais; definição de logaritmo e suas consequências; e um projeto construído, executado e apresentado na Jornada
Científica da escola. O uso do Google sala de aula e WhatsApp, foram fundamentais para organização dos estudos e na construção do projeto apresentado na III Jornada Científica da Escola. Segundo 88,5 % dos estudantes pesquisados, o método da SAI contribuiu para a aprendizagem em matemática. Os feedbacks fornecidos pelos estudantes nos momentos de estudo e através do questionário de avaliação das
atividades desenvolvidas nos deram a convicção dos efeitos positivos da SAI. |
author_additional |
MANCUSO, Sebastian |
author_additionalStr |
MANCUSO, Sebastian |
format |
Dissertação |
author |
DIAS, Joelson Magno |
title |
Metodologias ativas: o ensino aprendizagem de matemática no ensino médio na perspectiva da sala de aula invertida. |
title_short |
Metodologias ativas: o ensino aprendizagem de matemática no ensino médio na perspectiva da sala de aula invertida. |
title_full |
Metodologias ativas: o ensino aprendizagem de matemática no ensino médio na perspectiva da sala de aula invertida. |
title_fullStr |
Metodologias ativas: o ensino aprendizagem de matemática no ensino médio na perspectiva da sala de aula invertida. |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas: o ensino aprendizagem de matemática no ensino médio na perspectiva da sala de aula invertida. |
title_sort |
metodologias ativas: o ensino aprendizagem de matemática no ensino médio na perspectiva da sala de aula invertida. |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/294 |
_version_ |
1829179773374431232 |
score |
11.755432 |